A diarreia é comum em crianças e adultos. Esta doença causa sintomas como defecação com fezes líquidas continuamente, dor de estômago, náuseas e vômitos que podem interferir nas atividades. Em vez de tratar, vamos aplicar os seguintes passos de prevenção da diarreia!
Prevenção da diarreia na vida diária
Nunca subestime a diarreia. Em bebês e crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido, diarreia por dias a fio pode aumentar o risco de desidratação e outras complicações graves.
Portanto, a prevenção da diarreia deve ser uma prioridade na vida. Melhor prevenir do que remediar, certo?
1. Lave as mãos com diligência
Lavar as mãos é a forma mais importante de prevenir a propagação de germes que causam diarreia. A lavagem das mãos deve ser feita com a maior freqüência possível para evitar diarreia, mas de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos, é mais importante quando:
- antes, durante e depois de cozinhar ou preparar alimentos,
- antes de comer,
- depois do banheiro,
- depois de usar o banheiro para defecar,
- depois de tirar o lixo,
- depois de trocar a fralda de uma criança,
- depois de brincar, limpar gaiolas ou alimentar animais de estimação, bem como
- após tossir, espirrar ou limpar o corrimento nasal.
Bem, a maneira como você lava as mãos também deve ser correta para que a proteção contra doenças funcione da melhor forma.
Lave as mãos com sabão em água corrente por 20 segundos. Certifique-se de esfregar entre os dedos e entre as unhas e, em seguida, enxágue em água corrente até ficar limpo. Seque as mãos com um pano limpo ou toalha.
Sempre pronto desinfetante para as mãos contendo álcool se a situação e as condições não permitirem que você lave as mãos com água.
2. Não lanche ao acaso
Fonte: WikimediaEvite lanchar indiscriminadamente para evitar que você e sua família tenham diarreia, pois os alimentos vendidos na estrada não têm garantia de serem limpos.
Alimentos e bebidas processados e vendidos a céu aberto são suscetíveis à contaminação por germes ambientais. Alguns deles, como E.coli, Salmonella, Listeria, Campylobacter, e Clostridium perfringens não só causa diarreia, mas também pode desencadear intoxicações alimentares e até febre tifóide. É por isso que comer lanches descuidadamente nos deixa facilmente enjoados.
Portanto, em vez de petiscar, é melhor levar o almoço ou comer em um restaurante com garantia de estar limpo para evitar diarreia.
3. Cozinhe os alimentos adequadamente
A maneira inadequada de preparar, processar e servir os alimentos pode causar indigestão porque as bactérias podem contaminar os ingredientes dos alimentos de várias maneiras.
Tomemos, por exemplo, vegetais ou frutas que depois de colhidos ainda podem estar cobertos com resíduos de terra ou outra sujeira contaminada com germes. Isso sem falar se a área de armazenamento não é limpa, o processo de produção não é bem controlado, ou se a limpeza é feita com água contaminada.
Se a comida não for lavada corretamente, as bactérias ainda podem aderir a ela. Portanto, a medida certa de prevenção da diarreia neste caso é lavar bem os alimentos. Se necessário, retire a casca dos vegetais ou frutas expostos ao solo.
A Universidade do Maine explica como lavar vegetais e frutas o ajudará a evitar diarréia. Aqui estão as etapas.
- Escolha vegetais ou frutas sujos para lavar primeiro.
- Use água corrente para lavar legumes e frutas.
- Esfregue a superfície das frutas e vegetais até ficarem limpos, se necessário use uma escova especial.
- Para vegetais crucíferos, como couve-flor e brócolis, deixe-os de molho por 1 a 2 minutos.
- Após a lavagem, seque e coloque em um recipiente limpo.
A prevenção da diarreia não se limita apenas a lavar os alimentos, mas também envolve o processamento. A razão é que existem algumas pessoas que têm diarreia devido à ingestão de alimentos crus.
Algumas bactérias teimosas ainda podem aderir à comida, mesmo depois de lavá-la. Em seguida, você precisa cozinhar frango, carne ou ovos até ficarem cozidos.
Não se esqueça de zelar pela limpeza dos utensílios de cozinha utilizados. Se a comida foi lavada, mas não com os utensílios, as bactérias ainda podem se misturar à comida.
4. Não nade quando não estiver se sentindo bem
Embora pareça estranho, parece que nadar também pode causar diarreia. Essa condição ocorre quando você ou seu filho engolem água da piscina contaminada com bactérias.
Bactérias que causam diarreia se misturam à água da piscina quando uma pessoa infectada não se limpa adequadamente após defecar. O CDC relata que bactérias causadoras de diarreia, como Cryptosporidium sp. e Giardia pode sobreviver por 45 minutos em água de piscina clorada.
Se a água da piscina for bebida, as bactérias podem infectar e causar diarreia por semanas. A medida certa de prevenção da diarreia para isso é evitar nadar quando o corpo não estiver se sentindo bem.
Reclamações de não estar se sentindo bem indicam um sistema imunológico fraco. Se você nadar em águas contaminadas, corre um risco maior de desenvolver diarreia. Se ainda quiser nadar, tome mais cuidado para não beber a água.
5. Cuide de sua dieta
Certos alimentos, como picantes, leite de coco ou especiarias fortes, podem causar diarreia em algumas pessoas. Outros podem ter diarreia mais facilmente se beberem muito café, leite, suco de frutas ou alimentos que contenham adoçantes artificiais.
Algumas pessoas que têm alergias alimentares, intolerâncias alimentares ou distúrbios digestivos, como doença celíaca e doença de Crohn, também podem ser mais sensíveis a certos alimentos que podem causar diarreia.
Portanto, a medida certa de prevenção da diarreia para aqueles de vocês que também têm essa condição é evitar alimentos desencadeantes para que não causem problemas de saúde no futuro. Você também pode ler primeiro a composição dos alimentos listados no verso da embalagem para evitar ingredientes alimentares que podem desencadear sua diarreia.
Outra forma de prevenir a diarreia é manter a ingestão de fibras. Comer muitos alimentos ricos em fibras pode deixar as fezes moles e até mesmo líquidas, como quando você tem diarreia. Portanto, preste atenção à ingestão de fibras por dia para que a diarreia possa ser evitada.
Consulte mais o seu médico ou nutricionista se tiver certos problemas de saúde.
6. Receba a vacina
O rotavírus é uma causa comum de diarreia. Esse vírus pode sobreviver por certo tempo no meio ambiente, principalmente no período das chuvas. Bebês e crianças são um grupo vulnerável à infecção por esse vírus.
De acordo com a National Library of Medicine, a forma de prevenir a transmissão do vírus que causa a diarreia é tomar uma vacina. Esta medida de prevenção da diarreia é realizada antes dos 5 anos de idade com 2 a 3 injecções.
A primeira dose é administrada a crianças com 2 meses de idade, a segunda dose aos 4 meses de idade e a terceira dose aos 6 meses. Esta medida de prevenção da diarreia foi tomada antes de o bebê completar 15 semanas. Para que o seu bebê evite a diarreia, converse com o seu pediatra sobre como prevenir a diarreia.
7. Coma alimentos nutritivos, especialmente aqueles que contenham probióticos
Como prevenir a diarreia que você pode fazer em casa é comer alimentos que contenham probióticos. Os probióticos são uma combinação de bactérias boas e / ou leveduras que vivem naturalmente no corpo.
A principal função dos probióticos é manter o equilíbrio das bactérias boas no estômago para que o corpo permaneça neutro. Quando você está doente, o número de bactérias nocivas que entram no corpo aumenta. É quando as bactérias boas atuam, para combater as bactérias e restaurar o equilíbrio do corpo.
Como é bem conhecido, uma das causas mais comuns de diarreia é uma infecção bacteriana, como: E.Coli. Ao aumentar sua ingestão por meio do consumo de alimentos probióticos, como iogurte, tempeh ou kimchi, aumentará a quantidade de bactérias benéficas que ajudarão o sistema digestivo a funcionar. Na verdade, esses alimentos podem ser uma medida preventiva da diarreia causada pelo uso de antibióticos.
Lembre-se de que você deve garantir que os nutrientes que consome dos alimentos permaneçam equilibrados. Você não deve confiar muito apenas em alimentos probióticos.
Quando praticados regularmente, esses hábitos não são úteis apenas para prevenir a diarreia, mas também tornarão seu sistema digestivo mais saudável.