Vários cheiros e odores de objetos ao seu redor, é claro, você não pode cheirar sem a ajuda do nariz. No entanto, quando seu nariz está irritado, você pode não conseguir cheirar bem. Na verdade, qual é a causa dessa condição?
O que faz com que o nariz não cheire normalmente?
Distúrbios no sentido do olfato, ou seja, no nariz, certamente interferirão na sua capacidade de detectar odores ao seu redor, de modo que você não pode cheirar bem.
Normalmente, essa condição ocorre devido a problemas com o nervo olfatório, que é responsável por controlar as fragrâncias inaladas pelo nariz.
Bem, se o seu nervo olfatório está perturbado, existem 4 tipos de distúrbios que podem interferir no seu sentido do olfato, a saber:
- Hiposmia
- Parosmia
- Fantosmia
- Anosmia
Preste atenção a estes quatro tipos de distúrbios para que você saiba como lidar com a condição que está enfrentando atualmente:
1. Diminuição da capacidade de detectar odores (hiposmia)
A hiposmia é um distúrbio olfatório que diminui a capacidade do nariz de detectar odores. Isso acabou sendo causado por vários fatores, incluindo:
- Alergia
- Ferimento na cabeça
- Infecção do trato respiratório
- Pólipos nasais
- Septo nasal torto
- Sinusite crônica
- Uso de drogas, como ampicilina, loratadina ou amitriptilina
Além dos fatores acima, verifica-se que seus hábitos de vida também podem desencadear a ocorrência de hiposmia, você sabe. Por exemplo, o hábito de fumar e o uso de drogas ilegais também podem fazer com que seu nariz não cheire bem.
Se você tem um distúrbio olfatório, como hiposmia, também deve estar vigilante. Quem sabe essa doença é um sinal de que você sofre de obesidade, Parkinson ou hipertensão.
Geralmente, as pessoas com Parkinson apresentam sintomas na forma de diminuição da função nasal para cheirar alguma coisa.
Portanto, se você sentir que seu olfato não está tão aguçado como de costume, consulte um médico.
2. Reconhecimento errôneo de odores (parosmia)
Não só o seu nariz tem um olfato diminuído, mas também não ser capaz de cheirar corretamente ou reconhecer odores incorretamente também são sinais de que você tem um problema com o olfato. Essa condição é conhecida como parosmia.
A parosmia é uma condição em que uma pessoa consegue detectar um cheiro, mas não o reconhece. Por exemplo, uma fragrância que na verdade não é suficientemente fedorenta é interpretada como um cheiro desagradável.
A resposta de pessoas com parosmia geralmente descreve que alguns dos odores que inalam são desagradáveis.
O distúrbio do olfato geralmente é causado por várias coisas, como:
- Danos aos receptores olfativos
- Ferimento na cabeça
- Gripe
- Exposição ao veneno
- Distúrbios do sistema nervoso e seios da face
3. Cheiros que não existem (fantosmia)
Como o nome indica, fantosmia significa alucinações de cheiros que não existem de fato. Por exemplo, de repente você sente o cheiro de alho quando, na realidade, essa fragrância não existe.
A causa desse distúrbio olfatório é quase igual à parosmia. Começando por lesões na cabeça, gripe, danos ao sistema nervoso e seios da face.
No entanto, os dois são muito diferentes. A parosmia não reconhece odores que estão presentes, enquanto a fantosmia percebe odores que não estão presentes.
4. Perda da capacidade de detectar odores (anosmia)
Bem, se os três distúrbios acima ainda podem cheirar algo, é diferente com anosmia.
Na anosmia, o nariz do sofredor não consegue cheirar absolutamente nada. Normalmente, isso é causado por uma lesão no cérebro, um problema no nariz ou apenas por ter nascido assim.
Bem, se você perder o olfato quando estiver resfriado ou resfriado, geralmente isso é apenas temporário. No entanto, seria melhor consultar um médico para prevenir as várias complicações da anosmia que podem surgir.
Como lidar com um nariz que não cheira normalmente
Na verdade, não existe tratamento realmente dedicado a lidar com esse tipo de doença ou distúrbio nasal. Às vezes, os distúrbios no sentido do olfato são apenas temporários e se resolvem com o tempo.
Os pesquisadores viram que o uso de vitamina A e ferro em doses suficientes ajudou. No entanto, não se pode dizer que seja uma droga poderosa o suficiente para tratar problemas de nariz.
Se essa condição o incomodar muito, pergunte ao seu médico qual tratamento pode ser feito. Por exemplo, remoção cirúrgica de pólipos ou cirurgia do septo nasal. Ou use esteróides e anti-histamínicos.
Bem, se o nariz não cheira normalmente, procure consultar um nutricionista. Isso é para que você continue a obter a ingestão nutricional adequada de acordo com sua condição.
Perturbações no sentido do olfato podem, de fato, ter um efeito negativo na saúde e no meio ambiente. Desde o reconhecimento equivocado de odores até a perda do olfato, tudo afeta aspectos de sua vida diária.
Portanto, se você tiver os problemas acima, consulte imediatamente um médico para tratamento posterior.