Convulsões corporais até perda de consciência são um sintoma de epilepsia. Quando esses sintomas aparecem, o paciente deve receber tratamento imediato. O motivo é que espasmos corporais que duram mais de 5 minutos ou que fazem com que o paciente desmaie e não receba o tratamento adequado podem causar danos cerebrais à morte. Na verdade, existe uma maneira de prevenir a epilepsia? Vejamos as análises a seguir sobre a prevenção da epilepsia com base nas observações de especialistas em saúde.
Precauções para prevenir a epilepsia
A epilepsia é uma doença incurável. Mesmo assim, a epilepsia ainda pode ser prevenida. A seguir estão várias coisas que você pode fazer para evitar, no futuro, contrair essa doença, também conhecida como epilepsia.
1. Evite ferimentos na cabeça
O primeiro passo para prevenir a epilepsia é saber o que é a doença. Uma das causas da epilepsia é o traumatismo craniano. Bem, ao prevenir lesões na cabeça, também pode ser indiretamente uma forma de prevenir a epilepsia.
Você deve ter cuidado em suas atividades, especialmente em atividades que apresentam risco de causar traumatismo cranioencefálico, por exemplo:
- Tenha cuidado ao dirigir. Certifique-se de que não está com sono, bêbado e com boa saúde ao dirigir um veículo. Além disso, use sempre equipamentos de segurança, como cintos de segurança e capacetes de acordo com as normas.
- Tenha cuidado ao subir ou descer escadas. Não ter cuidado ao subir ou descer escadas pode fazer com que você escorregue. Isso pode fazer com que você caia e bata com a cabeça. Portanto, certifique-se de focar nos seus passos ao subir ou descer escadas, não brinque com o telefone e segure no suporte lateral, se necessário.
- Trabalhe de acordo com o SOP (procedimento operacional padrão). Aqueles de vocês que trabalham em lugares altos ou relacionados com a construção civil, sempre use equipamentos de segurança e trabalhe de acordo com os procedimentos.
2. Seja vacinado
Outra causa da epilepsia é a presença de doenças infecciosas, como a meningite. A meningite é uma infecção do revestimento do cérebro e da medula espinhal que causa inflamação.
A prevenção da meningite e da epilepsia consiste em tomar a vacina contra a meningite. As vacinas podem prevenir doenças causadas pela bactéria Neisseria meningitidis.
3. Adote um estilo de vida saudável que reduza o risco de doenças cardíacas e derrame
O derrame pode causar convulsões e essa condição pode aumentar o risco de epilepsia mais tarde na vida. A razão é porque um acidente vascular cerebral afeta o fluxo sanguíneo no cérebro, que também pode desencadear uma atividade elétrica anormal no cérebro. Essa atividade anormal no cérebro pode posteriormente desencadear a epilepsia.
Enquanto isso, doenças cardíacas que fazem com que o coração não funcione de maneira ideal no bombeamento do sangue também podem desencadear um derrame. Com base nessa relação, os especialistas em saúde concluem que a prevenção da epilepsia pode ser feita reduzindo o risco de doenças cardíacas e derrames.
Você pode prevenir derrames e doenças cardíacas, bem como epilepsia, adotando um estilo de vida como o seguinte:
- Controle sua pressão arterial. A hipertensão não controlada pode agravar o desempenho do coração e aumentar o risco de doenças cardíacas e derrame na vida adulta. Portanto, limite o consumo de alimentos ricos em sal.
- Assuma o controle de seus níveis de colesterol. O colesterol alto pode desencadear doenças cardíacas e derrames. Portanto, certifique-se de reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura e colesterol, como comida sem qualidade.
- Parar de fumar. Os produtos químicos contidos nos cigarros podem causar inflamação dos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames. Portanto, pare de fumar imediatamente.
- Faça exercícios e mantenha um peso corporal ideal. O excesso de peso pode causar inflamação no corpo. Portanto, certifique-se de que as porções de sua refeição sejam adequadas e faça exercícios regularmente. Expanda o consumo de vegetais, frutas, nozes e sementes.
4. Mantenha-o limpo
Você pode prevenir a infecção, que é um dos riscos da epilepsia. Além de tomar a vacina, outras medidas de prevenção da epilepsia que você pode tomar são a higiene pessoal.
A partir da página do CDC, a infecção parasitária cisticercose, que pode causar epilepsia, pode entrar no corpo por meio de alimentos e bebidas. Portanto, você deve manter a limpeza das bebidas e alimentos consumidos para que não sejam infectados. Lave sempre os legumes que processa e certifique-se de que os talheres também estão limpos. Não se esqueça de lavar as mãos regularmente.
5. Sempre seja saudável durante a gravidez
O feto no útero é bastante sensível a danos cerebrais. devido à infecção da mãe, má nutrição e falta de oxigênio. Bem, esse dano cerebral será mais tarde a causa da epilepsia em bebês, crianças ou adolescentes.
Se você quiser evitar que seu filho contraia esta doença no futuro, você deve manter você e seu útero saudáveis. Sempre preste atenção à saúde pessoal, alimentação e meio ambiente para evitar várias infecções.
Certifique-se de que as necessidades nutricionais durante a gravidez sejam satisfeitas, tanto com alimentos, leite ou suplementos adicionais que podem ser prescritos por um médico. Por fim, não se esqueça de consultar o médico regularmente com seu útero.
Dicas para prevenir a recorrência dos sintomas da epilepsia
A epilepsia é recorrente. Isso significa que os sintomas podem aparecer repentinamente a qualquer hora e em qualquer lugar. Normalmente, o aparecimento de sintomas é desencadeado por vários fatores, por exemplo, parar de tomar medicamentos para epilepsia, falta de sono, estresse ou consumo excessivo de álcool.
Não se preocupe, você pode aplicar os seguintes métodos para prevenir a recorrência da epilepsia:
1. Não perca uma dose do medicamento
Os sintomas da epilepsia podem aparecer muitas vezes ao dia. Às vezes, o sofredor percebe, às vezes não. Felizmente, existem medicamentos disponíveis que podem reduzir a frequência dos sintomas.
Se o seu médico lhe prescreveu para continuar a tomar o medicamento, siga o conselho dele. Ocasionalmente, não reduza a dose ou omita uma dose de um medicamento prescrito. O motivo é que essa ação pode causar a recorrência dos sintomas.
2. Durma o suficiente
A epilepsia pode interferir no seu sono, e a privação do sono pode piorar os sintomas das convulsões. Alguns medicamentos para epilepsia também podem causar efeitos colaterais, como insônia, que podem impedir que você adormeça. Essa condição fará com que você não consiga dormir e os seus sintomas reaparecerão com mais freqüência.
Se você sentir essa condição, tente deixar seu corpo mais relaxado antes de ir para a cama. Por exemplo, tomar um banho quente ou banho, meditação, exercícios e meditação. Deixe seu ambiente mais confortável, ajustando a temperatura e a iluminação da sala.
Se os métodos acima não funcionarem para melhorar a qualidade do sono ou prevenir a recorrência dos sintomas da epilepsia, não hesite em consultar um médico. Não use pílulas para dormir sem a supervisão de seu médico.
3. Reduza o estresse e o hábito de beber álcool
O próximo passo para prevenir a recorrência dos sintomas da epilepsia é ser bom no controle do estresse. O estresse e a ansiedade podem fazer com que você respire mais rápido. Essa condição pode aumentar a atividade do cérebro, o que pode causar atividade anormal e desencadear convulsões.
Portanto, as pessoas com epilepsia são muito obrigadas a lidar com o estresse que enfrentam. Existem várias maneiras de fazer isso, desde atividades que você gosta, exercícios, até consultar um psicólogo - se necessário.
Enquanto o álcool pode reduzir o nível de tolerância ao álcool em uma pessoa. Pode ser que você esteja bêbado, mesmo que tenha bebido apenas um pouco de álcool. Não está claro como o álcool pode desencadear convulsões. No entanto, o consumo de álcool pode interferir no seu sono. Então, seria mais se você limitar ou parar primeiro com esse hábito.