A febre hemorrágica da dengue (FHD) pode atacar qualquer pessoa, jovem ou idoso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de metade da população humana mundial está em risco de desenvolver esta doença. A própria Indonésia também é um país sujeito à dengue, com um registro de casos bastante alto. O que causa a propagação do vírus da febre hemorrágica da dengue?
O vírus que causa a febre hemorrágica da dengue (DHF)
A febre hemorrágica da dengue (DHF) é uma doença causada por picadas de mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus mulher portadora do vírus da dengue.
Existem 4 tipos diferentes de vírus que causam a febre hemorrágica da dengue, nomeadamente os vírus DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No entanto, deve ser entendido que nem todos os mosquitos Aedes deve carregar o vírus da dengue.
De acordo com o Ministério da Saúde da República da Indonésia, um mosquito Aedes As mulheres podem ser infectadas com o vírus da dengue se o mosquito sugou o sangue de um ser humano virêmico.
A viremia é uma doença causada por altos níveis de vírus no corpo.
A viremia pode começar 2 dias antes do aparecimento da febre até 5 dias após ter sido notada pela primeira vez. Isso também é comumente chamado de febre aguda.
O vírus que entra no corpo de um mosquito saudável se reproduz por 8 a 12 dias depois.
Após o período de incubação, isso significa que o vírus está ativo e os mosquitos podem começar a infectar humanos por meio de suas picadas.
Depois que o mosquito portador do vírus pica um ser humano, o vírus entra e flui no sangue humano para começar a infectar células saudáveis do corpo.
Para superar isso, o sistema imunológico produzirá anticorpos especiais que atuam em conjunto com os glóbulos brancos para combater o vírus.
A resposta imune também inclui a liberação de células T citotóxicas (linfócitos) para reconhecer e matar células corporais infectadas.
Todo esse processo dá origem a vários sintomas de DHF. Os sintomas da dengue geralmente começam a aparecer cerca de quatro a 15 dias após a picada do mosquito.
Fatores que causam a transmissão do vírus da dengue ou febre da dengue
Como você já sabe, a dengue é transmitida pela picada de um mosquito infectado com o vírus da dengue.
Os mosquitos que uma vez são expostos ao vírus da dengue carregam o vírus para sempre. O mosquito da dengue pode continuar a infectar outras pessoas enquanto estiver vivo.
Existe a possibilidade de que todos os membros da família possam ser infectados com o mesmo vírus da dengue em 2 a 3 dias.
A transmissão de DHF não pode ocorrer entre humanos. A única forma que permite a transmissão do vírus da dengue para outros humanos é o parto.
Se uma mulher está grávida e infectada com o vírus da dengue, o vírus pode ser transmitido ao bebê.
Existem vários motivos pelos quais países com climas tropicais, como a Indonésia, são propensos a surtos de dengue.
Tanto da localização geográfica do próprio país como de certos hábitos praticados pelos seus habitantes. Nada?
1. Longa estação chuvosa
A estação das chuvas é um dos fatores de risco para o surto de dengue (DHF) na Indonésia.
A estação das chuvas na Indonésia dura bastante tempo, de outubro a fevereiro.
Durante a estação chuvosa, os casos de dengue geralmente aumentam devido à grande poça d'água. Poças de chuva ou mesmo resquícios de correntes de inundação são os meios mais ideais para os mosquitos Aedes para botar ovos.
Os mosquitos se reproduzem com mais facilidade e rapidez em um ambiente úmido.
Da mesma forma durante a estação de transição (transição da estação seca para a chuvosa ou vice-versa). Na época de transição, às vezes a temperatura ambiente também fica mais úmida.
Isso acelera o período de incubação do vírus no corpo do mosquito. Isso significa que os mosquitos terão mais oportunidades de infectar muitas pessoas ao mesmo tempo em um curto período de tempo.
Em geral, o clima é um fator chave no controle de onde as espécies de mosquitos podem viver.
Quando o clima muda, os mosquitos se movem para encontrar habitats adequados para que possam continuar a se reproduzir.
2. Sistema imunológico deficiente
O vírus da dengue pode, na verdade, ser combatido diretamente e morto pelo sistema imunológico do corpo antes de causar sintomas.
No entanto, se o seu sistema imunológico estiver fraco, especialmente na temporada de transição, você terá maior probabilidade de ser infectado pelo vírus da dengue, que causa a DHF.
Portanto, você deve comer alimentos saudáveis e suplementos ou vitaminas para fortalecer seu sistema imunológico.
3. Descarte o lixo sem cuidado
Os mosquitos que causam a dengue tendem a se reproduzir em locais escuros, sujos e úmidos, por exemplo, em pilhas de lixo que contêm latas de lixo, baldes ou garrafas cheias de poças de água.
O lixo descartado sem cuidado encherá facilmente poças de água da chuva e se tornará um local para os mosquitos botarem seus ovos.
Portanto, você deve descartar o lixo em seu lugar. Para não acumular, empilhe o lixo no solo de forma que não possa acomodar a água da chuva.
4. Raramente escoe o banho
Banheiras que não costumam ser drenadas e limpas também podem ser um viveiro de mosquitos que causam a dengue.
Os mosquitos de fora podem entrar em sua casa e procurar água parada, especialmente no banheiro, para colocar seus ovos.
As larvas do mosquito que causam a dengue podem se parecer com manchas marrons que grudam nas bordas do fundo da banheira. Às vezes, também pode ser visto movendo-se repetidamente do fundo para o topo da superfície da água.
Para erradicar as larvas do mosquito, polvilhe o pó de abate em uma banheira que ainda está cheia de água e, em seguida, cubra a superfície.
No entanto, você ainda deve ser diligente em drenar a banheira pelo menos 2 vezes por semana para evitar que os mosquitos que causam a dengue se reproduzam.
Além da banheira, você deve fechar bem os outros recipientes de armazenamento de água em sua casa. A partir de torres de água, vasos de flores, latas ou baldes no jardim que podem se tornar um criadouro para os mosquitos da dengue.
Ao fechar bem o recipiente de água, os mosquitos não conseguirão depositar suas larvas nas poças restantes.
5. Gosta de empilhar roupas sujas em casa
Você é o mesmo que convidar os mosquitos da dengue para entrar em casa se gosta de empilhar roupas sujas no canto da sala ou pendurá-las atrás da porta.
Roupas sujas não são a causa direta da dengue, mas a umidade constante atrai os mosquitos.
Sem falar que os mosquitos ainda podem sentir o cheiro do corpo humano que gruda nas roupas.
Se precisar guardar suas roupas, dobre-as com cuidado e guarde-as em um local limpo e fechado.
6. Freqüentemente fora de casa à noite
Na verdade, sair à noite não é um problema. No entanto, é bom se proteger com roupas que cubram a pele.
Os mosquitos que causam a dengue procuram ativamente suas presas e picam humanos à noite.
Se você planeja sair à noite, use roupas que cubram como um casaco, mangas compridas, calças compridas, sapatos e meias.
Não use roupas que mostrem a pele e podem ser alvo de picadas de mosquitos que causam a dengue.
Você também pode borrifar permetrina em suas roupas antes de sair de casa para evitar que os mosquitos pousem em seu corpo. Pulverize permetrina apenas na roupa, não diretamente na pele.
7. Vá para uma área que tenha muitos casos de dengue
A Indonésia é um país endêmico para dengue. No entanto, existem várias áreas ou áreas que são potencialmente propensas a casos de dengue.
Dados do Ministério da Saúde mostram que Java Oriental, Java Ocidental e Nusa Tenggara Oriental são classificadas como áreas com o maior número de casos de dengue nos primeiros três meses de 2019.
Para evitar picadas de mosquitos causadores da dengue, você deve evitar viajar para esses locais vulneráveis, especialmente durante a estação das chuvas.
Mas se não puder ser evitado, certifique-se de se proteger dos mosquitos que causam a dengue.
Você pode usar uma loção repelente de mosquitos toda vez que sair de casa ou, primeiro, tomar uma vacina contra a dengue.
Você também pode trazer mosquiteiros causadores da dengue para serem instalados na cama onde você fica.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!