AVC hemorrágico: sintomas, causas e tratamento -

Definição de AVC hemorrágico

derrame cerebral (derrame cerebral) é um tipo de acidente vascular cerebral que ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro vaza ou explode.

Esta condição pode causar danos às células cerebrais, portanto, a função cerebral será interrompida. Também corre o risco de causar danos cerebrais permanentes.

Esse sangramento pode ocorrer dentro do cérebro ou na camada externa do cérebro, precisamente entre o cérebro e o crânio. Comparado ao AVC isquêmico, o AVC hemorrágico tende a ocorrer com menos frequência.

O AVC hemorrágico é dividido em dois tipos, a saber:

1. Hemorragia intracerebral

A hemorragia intracerebral é um tipo de acidente vascular cerebral hemorrágico que ocorre porque existem vasos sanguíneos danificados no cérebro.

Se você tem pressão alta, consome álcool e usa drogas ilegais, o risco de desenvolver essa condição certamente aumentará.

Na verdade, outros tipos de derrame podem se transformar em hemorragia intracerebral, incluindo derrames que ocorrem sem sangramento, como derrames trombóticos e embólicos.

2. Hemorragia subaracnóide

Enquanto isso, a hemorragia subaracnóide é um dano aos vasos sanguíneos que faz com que o sangue se acumule na superfície do cérebro. Isso significa que o sangramento não ocorre dentro do cérebro, mas na camada externa do cérebro ou no espaço entre o cérebro e o crânio.

Quando o sangue se mistura com o fluido espinhal, há pressão no cérebro que causa uma dor de cabeça repentina. Isso pode ser um marcador de hemorragia subaracnóide.

Quão comum é o AVC hemorrágico?

O acidente vascular cerebral pode ser dividido em dois tipos, ou seja, acidente vascular cerebral isquêmico e acidente vascular cerebral hemorrágico. O AVC hemorrágico é um tipo raro. Este tipo representa apenas cerca de 20% de todos os casos de AVC, mas é mais perigoso e tem potencial para causar a morte.

Cerca de 15 milhões de pessoas sofrem desta doença todos os anos. Desse número, cerca de 5 milhões de pessoas sofrem de incapacidade permanente e outros 5 milhões morrem.

Esta doença é mais frequente em doentes idosos, nomeadamente com 55 anos ou mais. No entanto, também existem alguns casos de AVC hemorrágico que ocorrem em pacientes mais jovens. Na verdade, os acidentes vasculares cerebrais podem ocorrer em crianças.