Estágio da dentição: do bebê à infância •

Você sabia que os dentes do bebê realmente crescem no útero? É que os dentes ainda não saíram. Portanto, a necessidade de cálcio das mulheres grávidas aumenta para apoiar o crescimento dos dentes e ossos do bebê no útero. Sim, os dentes contêm muito cálcio elementar, quase inteiramente. Então, quando o bebê atinge a idade de alguns meses após o nascimento, os dentes do bebê aparecem. Para saber o crescimento dos dentes de bebês a crianças, considere as revisões a seguir.

Tipos de dentes

Antes de conhecer os estágios da dentição do bebê, é uma boa ideia reconhecer os tipos de dentes.

  • incisivos, os dentes da frente na mandíbula superior e inferior. Normalmente, os incisivos superiores e inferiores aparecem ao mesmo tempo. Esses dentes são usados ​​para morder alimentos.
  • Dente canino, ou seja, os dentes que têm uma ponta afiada e estão flanqueando os incisivos na mandíbula superior e inferior. Os dentes caninos são usados ​​para cortar alimentos.
  • molares dianteiros, Esses dentes funcionam para esmagar os alimentos.
  • molares traseiros, Esses dentes também funcionam para esmagar alimentos e têm um tamanho maior do que os molares anteriores.

LEIA TAMBÉM: Amamentar é benéfico para a saúde infantil

Crescimento dos dentes de leite

Os dentes de leite aparecem em idades diferentes entre os bebês. Há bebês cujos dentes apareceram em tenra idade e também bebês que tiveram dentição mais tarde. Embora diferente, o crescimento dos dentes de leite geralmente ocorre quase na mesma idade.

A seguir estão os estágios de crescimento dos dentes durante a infância.

5 meses de idade

A maioria dos bebês começa a ter dentição nessa idade. No entanto, alguns bebês podem começar a dentição mais cedo, ou seja, 4 meses, ou alguns também têm dentição mais lenta, aos 6 ou 7 meses. Neste momento, os dentes do bebê estão apenas começando a aparecer, as gengivas do seu bebê podem estar inchadas e vermelhas.

6 meses de idade

Na idade de 6 meses ou cerca de 5-7 meses, primeiro dente do bebê começaram a aparecer. Normalmente, os primeiros dentes a aparecerem são os dois incisivos anteriores da mandíbula inferior. Esses dois dentes podem aparecer juntos. Quando os dentes do bebê aparecerem, você pode limpar os dentes do bebê com um pano limpo depois que o bebê mamar.

7 meses de idade

Além disso, aos 7 meses de idade, apareceram os dois incisivos anteriores da maxila. A maioria dos bebês pode apresentar dentição por volta dos 6-8 meses de idade. Nessa idade, os bebês também podem ser alimentados com alimentos sólidos.

Idade 9-16 meses

Os próximos dentes que aparecerão são os dentes próximos aos incisivos frontais superiores e, a seguir, os dentes próximos aos incisivos inferiores. Normalmente os dentes aparecem em pares acima e abaixo, dois à direita e dois à esquerda.

Crescimento dos dentes da criança

14 meses de idade

Nessa idade, os primeiros molares começam a aparecer na mandíbula e na mandíbula superior ao mesmo tempo. No entanto, alguns bebês já têm molares por volta dos 12 meses e alguns estão emergindo aos 15 meses.

Leia também: Preste atenção, aqui estão 10 sinais de que os dentes do seu bebê querem crescer

18 meses de idade

Os caninos começam a aparecer nesta idade, tanto os caninos superiores como os inferiores. A aparência dos caninos pode variar entre as crianças, dos 16 meses aos 22 meses de idade.

24 meses de idade

Aos 24 meses, os segundos molares da parte posterior da mandíbula inferior começaram a aparecer. Em seguida, os segundos molares da maxila começaram a aparecer com a idade de 26 meses. O crescimento desses dentes varia, alguns são mais lentos ou mais rápidos, entre as idades de 20-33 meses.

2-3 anos

Na idade de dois a três anos, as crianças já possuem uma dentição completa de 20 dentes, 10 cada na mandíbula superior e inferior. Esses dentes são conhecidos como dentes de leite ou de leite. Este arranjo completo dos dentes de leite durará até a criança ter cerca de 6 ou 7 anos de idade.

4 anos

Aos 4 anos, a mandíbula e os ossos faciais do seu filho começarão a crescer, dando espaço entre os dentes do bebê. Este espaço permite que os dentes adultos ou dentes permanentes maiores cresçam. Os dentes das crianças geralmente começam a cair com a idade de 6 ou 7 anos, em seguida, substituídos por dentes permanentes. Sobre 6-12 anos de idadeNormalmente, as crianças têm dentes de leite e dentes permanentes na boca.

Quando as crianças começarem a ter dentes permanentes, ensine-as a escovar os dentes regularmente, duas vezes ao dia. Pretende-se que as crianças mantenham sempre os dentes limpos, de forma a evitar a cárie dentária. Lembre-se de que os dentes permanentes não serão substituídos novamente por toda a vida.

Por que meu filho ainda não teve dentição?

Você não precisa se preocupar se os dentes do seu filho não estão crescendo como as outras crianças, isso é normal. O que você precisa lembrar é que cerca de 4 dentes de crianças aparecerão a cada 6 meses da idade de seu filho. Normalmente também, a dentição ocorre mais rápido em meninas do que em meninos.

Você pode precisar se preocupar se os dentes de seu filho não mostrarem sinais de aparecer por volta de 1 ano de idade. Quando seu filho sentir isso, você deve consultar um dentista imediatamente. No entanto, algumas crianças podem ter dentição atrasada e ainda ser capazes de recuperar o atraso sem problemas.

LEIA TAMBÉM: 3 maneiras de prevenir cáries em crianças

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌