Medicamentos e outros tratamentos para osteoartrite (calcificação das articulações)

A osteoartrite (OA) ou também conhecida como calcificação das articulações é a forma mais comum de artrite. Esta doença pode causar dor e rigidez nas articulações, o que pode interferir nas suas atividades. Portanto, as pessoas com osteoartrite precisam obter medicamentos e tratamento imediatamente para superar a doença.

Em termos gerais, o tratamento para a osteoartrite consiste em três tipos: médico, mudanças no estilo de vida e terapia de suporte para ajudar os pacientes a se movimentarem com mais facilidade. Quais são as formas desses vários tratamentos?

Vários medicamentos e tratamentos médicos para tratar a osteoartrite

A osteoartrite é uma doença que não pode ser completamente curada. O tratamento dado pelos médicos geralmente é para aliviar os sintomas e ajudar o paciente a se movimentar e realizar atividades.

Além dos medicamentos prescritos pelo seu médico, você poderá encontrar alguns medicamentos facilmente nas farmácias. No entanto, você deve primeiro consultar seu médico para descobrir o medicamento certo de acordo com a gravidade ou seu estado geral de saúde.

A seguir estão vários medicamentos e tratamentos médicos que geralmente são administrados para tratar a osteoartrite:

1. Analgésico (alívio da dor)

Medicamentos analgésicos ou analgésicos servem para aliviar a dor nas articulações em pessoas com osteoartrite. No entanto, este medicamento não funciona no tratamento da inflamação que ocorre nas articulações. Alguns exemplos de analgésicos comumente dados são:

Paracetamol (paracetamol)

O acetaminofeno (paracetamol) é geralmente administrado para ajudar a aliviar a dor nas articulações em pessoas com osteoartrite leve a moderada. Embora possa ser encontrado nas farmácias, você deve tomar este medicamento de acordo com a dosagem recomendada ou consultar o seu médico antes de tomá-lo. A razão é que o uso de paracetamol em doses excessivas pode causar danos ao fígado.

Opioides

Em casos mais graves ou se o paracetamol não ajudar, seu médico pode prescrever opioides, como a codeína, para aliviar a dor nas articulações. No entanto, esse medicamento pode causar efeitos colaterais mais graves do que o paracetamol, como náusea, prisão de ventre ou sonolência.

Duloxetina (cymbalta)

Na verdade, esse medicamento é usado para tratar a depressão, mas também pode tratar a dor crônica da osteoartrite.

2. Antiinflamatórios não esteroidais (AINEs)

Em contraste com as drogas analgésicas, as drogas antiinflamatórias não esteroidais (AINEs) funcionam para aliviar a dor, reduzindo a inflamação nas articulações. Esse medicamento pode ser encontrado em farmácias e também pode ser prescrito por um médico.

Alguns AINEs podem ser encontrados em farmácias, como ibuprofeno, naproxeno ou aspirina. Embora os AINEs mais fortes só possam ser prescritos por um médico.

Além da forma oral, os AINEs também estão disponíveis na forma de um tópico (creme) que é aplicado nas articulações afetadas. Esse tipo de medicamento geralmente é administrado a pessoas com osteoartrite ou calcificação das articulações dos joelhos e das mãos. Além de reduzir a dor, os AINEs tópicos também podem reduzir o inchaço nas articulações.

No entanto, o uso de AINEs que não são recomendados pode causar vários efeitos colaterais, como dores de estômago, problemas cardíacos, sangramentos e danos ao fígado e aos rins.

3. Creme de capsaicina

O creme de capsaicina atua bloqueando os nervos que transmitem a dor à área articular afetada. Este medicamento está na forma de um tópico (oles) que pode causar uma sensação de queimação ou uma sensação de queimação na área da pele que é aplicada. No entanto, esse calor pode realmente distrair da dor real.

4. Corticosteróides

Os medicamentos corticosteróides reduzem a inflamação das articulações, que funcionam como o hormônio cortisol no corpo humano. Este tipo de medicamento pode ser administrado por via oral (pela boca) ou injetado diretamente na área articular afetada.

Os corticosteroides geralmente são usados ​​para tratar a osteoartrite que está piorando ou quando os medicamentos anteriores não mostraram melhora. No entanto, esse medicamento só pode ser administrado no máximo três ou quatro vezes por ano. O motivo, este medicamento pode piorar o dano articular quando usado excessivamente.

5. Injetar lubrificante ou ácido hialurônico

As injeções de ácido hialurônico são geralmente administradas como remédio para osteoartrite ou calcificação das articulações do joelho. Essas injeções podem ajudar a aliviar a dor ao injetar ácido hialurônico, uma substância semelhante ao componente lubrificante das articulações. Essa injeção ajuda a fornecer lubrificação ou amortecimento no joelho, para que você possa se mover com mais facilidade.

No entanto, esse tratamento ainda é debatido por causa de seus efeitos colaterais que causam dor temporária, vermelhidão e inchaço no local da injeção. Em casos raros, esta injeção também pode causar outros problemas, nomeadamente infecções. Consulte o seu médico sobre se esta injeção é ou não necessária para você.

6. Operação

A cirurgia geralmente é feita quando todos os tipos de medicamentos ou outros tratamentos não são eficazes ou a articulação está piorando (estágio 4). Este procedimento de tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e melhorar sua mobilidade e qualidade de vida.

No entanto, conforme relatado pelo NHS, a cirurgia não garante o alívio completo dos seus sintomas. Você ainda pode sentir dor e rigidez nas articulações. Consulte seu médico sobre qual tipo de tratamento é melhor para sua condição.

Aqui estão alguns procedimentos cirúrgicos que são comumente administrados para tratar a osteoartrite:

Substituição da articulação (artroplastia). Esta cirurgia geralmente é realizada para tratar a osteoartrite no quadril e no joelho. Neste procedimento, o cirurgião remove a articulação danificada e a substitui por uma articulação artificial feita de plástico especial e metal.

Alinhamento dos ossos (osteotomia). Este procedimento é realizado adicionando ou removendo um pequeno pedaço de osso acima ou abaixo da articulação do joelho. Essa cirurgia ajuda a realinhar o joelho, de modo que seu peso fique no lado da articulação que ainda está saudável.

7. Fisioterapia

Além de tomar medicamentos ou outros medicamentos, você pode precisar de terapia de suporte para ajudar a tratar sua osteoartrite. Diversas terapias podem ajudar com essa doença, como fisioterapia e terapia ocupacional.

Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a fortalecer os músculos ao redor da articulação, aumentar sua amplitude de movimento e reduzir a dor. A terapia ocupacional pode ajudá-lo a encontrar maneiras de realizar as atividades diárias sem forçar as articulações doloridas.

Além dessas duas terapias, você também pode precisar de outros dispositivos de apoio para ajudá-lo a realizar suas atividades, como sapatos com sola especial, auxiliares de caminhada (bengalas) ou outros auxiliares de apoio às suas atividades. Consulte seu terapeuta ou médico sobre isso.

Tratamentos e um estilo de vida saudável que ajuda com a osteoartrite

Além de medicamentos e terapia de suporte de médicos e terapeutas, existem vários medicamentos que podem ajudá-lo a lidar com a osteoartrite. Um deles são as mudanças no estilo de vida. Aqui estão alguns estilos de vida e outras maneiras de tratar a osteoartrite que você pode experimentar:

1. Compressa quente ou fria

Além de medicamentos, você também pode reduzir a dor causada pela osteoartrite em casa, como compressas. Você pode comprimir a articulação dolorida com uma garrafa de água quente ou fria.

2. Exercício regular

Os exercícios são uma das coisas importantes que as pessoas com osteoartrite precisam fazer. Essas atividades podem ajudá-lo a fortalecer músculos e articulações, perder peso, melhorar a postura e aliviar o estresse, tudo o que pode aliviar os sintomas.

Os tipos de exercícios que você pode fazer incluem caminhada, ciclismo, natação, treinamento de força ou esportes que combinem meditação, como ioga e tai chi.

3. Mantenha o peso corporal ideal

Manter um peso corporal ideal pode ajudar a reduzir o estresse nas articulações, especialmente nos quadris, joelhos, pernas e costas. Portanto, se você é obeso, deve perder peso. Você pode fazer isso com exercícios regulares e comendo os alimentos recomendados para pessoas com osteoartrite.