Diferença entre estresse e depressão, reconheça os sintomas |

Quase todo mundo já passou por estresse. O medo, a ansiedade e a ansiedade sufocantes causados ​​pelo estresse podem ser insuportáveis ​​e parecem nunca ter fim. Também por causa disso, muitas pessoas sentem que experimentaram depressão. Na verdade, qual é a diferença entre estresse e depressão?

Qual é a diferença entre estresse e depressão?

Estresse e depressão são freqüentemente usados ​​por leigos como termos intercambiáveis. Na verdade, o estresse e a depressão têm uma diferença fundamental.

O estresse geralmente começa quando se sente oprimido devido a muita pressão externa e interna de uma pessoa que já dura o suficiente.

Quando você está estressado, seu corpo lê um ataque ou ameaça. Por exemplo, você tem que fazer uma apresentação de projeto de trabalho na próxima semana. Como mecanismo de autoproteção, o corpo produz vários hormônios e substâncias químicas, como adrenalina, cortisol e norepinefrina.

Como resultado, você sentirá um impulso de energia e um aumento na concentração, para que possa responder com eficácia às fontes de estresse. O corpo também desliga automaticamente as funções corporais desnecessárias, como a digestão.

No entanto, se o estresse ocorrer em momentos indesejados, ele pode fazer com que o cérebro inunde o corpo com os hormônios adrenalina, cortisol e norepinefrina. Como resultado, você está constantemente se sentindo frenético, ansioso e inquieto.

Nesse momento, o sangue fluirá para partes do corpo que são úteis para responder fisicamente, como os pés e as mãos, para que a função cerebral diminua. É por isso que muitas pessoas acham difícil pensar com clareza quando estão sob estresse.

Em contraste com o estresse, a depressão é uma doença mental que afeta negativamente o humor, os sentimentos, a resistência, o apetite, os padrões de sono e os níveis de concentração do sofredor.

A depressão não é um sinal de infelicidade ou falha de caráter. A depressão não é uma condição normal de se encontrar, como estresse ou pânico. Pessoas que sofrem de depressão geralmente se sentem desanimadas ou motivadas, constantemente se sentem tristes e fracassadas e se cansam facilmente.

Essa condição pode durar seis meses ou mais. Assim, as pessoas que sofrem de depressão costumam ter dificuldade para realizar as atividades diárias como trabalhar, comer, socializar, estudar ou dirigir normalmente.

Bem, o estresse severo que não é tratado imediatamente pode evoluir para distúrbios psiquiátricos crônicos, como a depressão. Mesmo em alguns casos, os sintomas de depressão podem aparecer sem serem precedidos por estresse.

Diferenças nos sintomas de estresse e depressão

O estresse pode acontecer a qualquer pessoa, incluindo crianças em idade escolar. Normalmente, as pessoas que estão sob estresse tendem a apresentar os seguintes sintomas.

  • Difícil dormir
  • Distúrbios de memória
  • Transtornos de concentração
  • Mudanças na dieta
  • Facilmente zangado e ofendido
  • Freqüentemente nervoso ou inquieto
  • Sentindo-se sobrecarregado com o trabalho na escola ou no escritório
  • Sentir medo de não conseguir completar as tarefas bem

Por outro lado, os sinais de depressão são muito mais complicados do que os sintomas de estresse. Sua aparência também pode ser gradual, por isso é difícil perceber quando a depressão surge pela primeira vez. Aqui estão os vários sintomas de depressão que geralmente ocorrem.

  • Retirar-se dos círculos sociais e familiares
  • Sentindo-se triste como se não houvesse mais esperança
  • Perda de entusiasmo, motivação, energia e resistência
  • Difícil de tomar uma decisão
  • Coma menos ou mais do que o normal
  • Dormir mais curto ou mais do que o normal
  • Difícil de se concentrar
  • É difícil lembrar
  • Sentindo-se culpado, falhado e sozinho
  • Pensamentos constantemente negativos
  • Facilmente desapontado, zangado e ofendido
  • Difícil de realizar atividades diárias
  • Perda de interesse em coisas que você normalmente gosta
  • Tendo pensamentos suicidas

Quando você está sob estresse, sabe exatamente o que o desencadeia e com o que está lidando. Normalmente, isso está relacionado aos desafios que você encontra diariamente, como prazo final trabalho, contas financeiras ou assuntos domésticos.

Mas às vezes o estresse também pode vir de dentro, desencadeado pela imaginação ou pensamentos que não estão claros, de forma que surgem cenários ruins que não necessariamente acontecem. Normalmente, isso desaparecerá quando o evento com o qual você estava preocupado tiver passado.

Enquanto isso, a depressão o deixa impotente para saber quais são suas preocupações. Os sintomas podem aparecer sem estar em uma situação particular. A depressão pode limitar seu funcionamento como ser humano.

Quais são os perigos se a depressão não for tratada?

Não subestime ou deixe a depressão passar despercebida porque seus efeitos são muito perigosos. Vários estudos encontraram uma relação muito próxima entre a depressão com doença hepática e insuficiência cardíaca.

Além disso, a pesquisa também mostra que as pessoas que sofrem de depressão têm 58% mais chances de desenvolver obesidade devido a mudanças drásticas na dieta e à falta de exercícios.

Se não for tratada seriamente, a depressão em uma idade jovem pode reduzir a capacidade do cérebro e aumentar o risco de Alzheimer e derrame.

Em alguns casos, aqueles que desenvolveram depressão grave tendem a tentar acabar com suas vidas pelo suicídio. Então, é hora de você levar o estresse e a depressão a sério. Reconheça a diferença entre os dois e lide com o estresse e a depressão antes que seja tarde demais.

Como lidar com depressão

Se você achar que está deprimido, deve agir imediatamente. A depressão é uma doença que pode ser curada com o tratamento adequado.

No entanto, a depressão não pode ser curada apenas por você. Você precisa da ajuda de outras pessoas. Tente fazer uma sessão de aconselhamento com um psicólogo ou psiquiatra. Você também pode ser encaminhado para várias terapias, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) e psicoterapia.

Para ajudá-lo a lidar com a ansiedade ou afogamento em uma tristeza persistente, o tratamento com antidepressivos e sedativos pode ser uma solução.

Pílulas para dormir também podem ser oferecidas para aqueles de vocês que têm insônia ou dificuldade para dormir. Lembre-se de que a depressão não é sua culpa, mas você pode lutar contra ela. Conte sua situação honestamente com as pessoas mais próximas a você para que possam apoiá-lo e ajudá-lo a se curar mais rapidamente.