Caminhar durante a gravidez traz inúmeros benefícios para mães e bebês

Ficar grávida não significa que você não precise se mover muito. As mães em boa forma darão à luz filhos mais fortes, mais saudáveis ​​e ainda mais inteligentes. Bem, um dos tipos de exercícios mais seguros, baratos e fáceis para mulheres grávidas é caminhar. Na verdade, quais são os benefícios de caminhar durante a gravidez?

Quais são os benefícios de caminhar durante a gravidez?

Caminhar diligentemente durante a gravidez não só ajuda a manter o corpo em forma, mas também é benéfico para o bebê que você está carregando. Quais são os benefícios?

1. Reduzir as veias varicosas

As varizes são um dos muitos problemas enfrentados pelas mulheres durante a gravidez. As veias varicosas que aparecem na área da perna podem ser dolorosas e doloridas, que tendem a piorar à tarde e à noite. Especialmente depois que mulheres grávidas fazem muitas atividades ou ficam muito tempo em pé.

A caminhada rotineira durante a gravidez ajuda a reduzir o inchaço que ocorre devido às veias varicosas, de forma que as veias que são visíveis não sejam mais visíveis na área da panturrilha.

2. Digestão suave

Caminhar é um exercício cardiovascular que melhora a digestão. Para mulheres grávidas, esse benefício pode reduzir a gravidade das náuseas e vômitos durante a gravidez para diarreia ou prisão de ventre.

A digestão saudável também ajuda o corpo a absorver nutrientes mais rapidamente e a converter alimentos em energia, além de reduzir a resistência à insulina, que pode desencadear o desenvolvimento de diabetes.

3. Reduz o risco de diabetes gestacional

O diabetes gestacional é uma complicação da gravidez bastante comum. O risco de ter diabetes gestacional pode aumentar drasticamente se, antes da gravidez em diante, você estiver acima do peso, com uma pontuação de IMC de 30 ou mais.

Se o açúcar no sangue permanecer alto durante a gravidez, aumentará o risco da mãe de dar à luz prematuramente, bem como de ter um bebê obeso.

Exercícios como caminhadas ajudam a manter e controlar o peso, reduzindo assim o risco de desenvolver diabetes gestacional. Ele ainda evita o risco de diabetes gestacional evoluir para diabetes tipo 2 após o parto.

4. Reduzindo o risco de pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpsia é uma condição de hipertensão durante a gravidez, mesmo que você não tenha histórico anterior de hipertensão. Pelo menos 5 a 8% das mulheres grávidas no mundo sofrem de pré-eclâmpsia e aproximadamente 10 a 15 por cento do total de casos de morte materna durante o parto são causados ​​por pré-eclâmpsia.

Caminhar ajuda a manter um peso saudável e reduz o colesterol, equilibrando os níveis de pressão arterial durante a gravidez. Portanto, você corre um risco menor de ter trabalho de parto prematuro devido à pré-eclâmpsia.

5. Previna o estresse

Várias alterações físicas e problemas que ocorrem durante a gravidez podem tornar as mulheres grávidas facilmente estressadas. Bem, você sabia que caminhar é um dos tipos de exercícios mais eficazes para melhorar o seu humor?

Pessoas que caminham regularmente, mesmo durante a gravidez, experimentam um aumento no hormônio da felicidade, endorfinas, que fazem você se sentir melhor e feliz. O exercício regular também pode fazer você dormir profundamente.

6. Facilitar o processo de entrega

Caminhar diligentemente durante a gravidez fortalecerá os músculos das coxas, panturrilhas e quadris. Isso será muito bom para realizar uma entrega mais rápida e fácil. Portanto, você não precisa esperar muito pelas contrações e não tem dificuldade em empurrar (ouço).

7. Bebês nascidos com peso saudável

Ao caminhar com frequência, você está controlando o ganho de peso do bebê ainda no útero, de modo que não corre o risco de obesidade.

Bebês nascidos de mães que caminham regularmente durante a gravidez tendem a ter uma pontuação de índice de peso corporal mais ideal com um peso mais leve de 150-200 gramas. No entanto, o estudo descobriu que essa perda de peso não teve um impacto negativo no crescimento e desenvolvimento geral do bebê. A ingestão de nutrientes da mãe para o feto também não é afetada.

Em geral, bebês que nascem com peso ideal são considerados saudáveis ​​e apresentam melhor sensibilidade à insulina até mesmo na idade adulta. Uma melhor sensibilidade à insulina pode proteger as crianças do desenvolvimento de diabetes no futuro.

Um estudo conjunto realizado por uma equipe de pesquisadores da Alemanha e dos Estados Unidos também relatou que bebês nascidos de mães que caminhavam regularmente durante a gravidez tinham um sistema cardiovascular mais saudável (coração e vasos sanguíneos) na idade adulta.

Quando você pode começar a andar durante a gravidez?

Você pode se acostumar a andar imediatamente, mesmo no primeiro dia, quando sabe que tem gravidez positiva. Caminhar pode ser feito durante a gravidez e quase não apresenta riscos graves para a saúde.

No entanto, você deve sempre discutir com seu obstetra a decisão de quando começar a se exercitar durante a gravidez e se isso é seguro.

Dicas para caminhar durante a gravidez

Se o seu médico permitir, é melhor começar devagar por cerca de 15 minutos, três vezes por semana. Só então aumente a duração e a frequência para 30 minutos a cada 4-5 vezes por semana.

Ajuste a intensidade da sua caminhada de acordo com a capacidade do seu corpo. Se você se sentir cansado ou até mesmo com falta de ar até não conseguir falar, pare imediatamente e faça uma pausa. Não force o exercício além de seus limites de tolerância.

Se você não tem tempo suficiente para se exercitar, reserve um tempo para caminhar entre as atividades. Por exemplo, ir almoçar no escritório, estacionar ou descer no ponto / estação de ônibus um pouco longe do escritório, ou ir a uma barraca de comida perto de casa apenas para fazer um lanche.

Tão importante quanto, certifique-se de manter-se hidratado bebendo água durante as sessões de exercícios. Também use protetor solar e chapéu se andar no calor do dia.