Propranolol •

Qual droga propranolol?

Para que é o propranolol?

O propranolol é um medicamento beta-bloqueador com a função de tratar a hipertensão, batimento cardíaco irregular, tremores (tremores) e outras condições. Este medicamento é usado após um ataque cardíaco para aumentar as chances de sobrevivência. O propranolol também é usado para prevenir enxaquecas e dores no peito (angina). A redução da pressão arterial ajuda a prevenir derrames, ataques cardíacos e problemas renais. A prevenção da dor no peito pode ajudar a melhorar sua capacidade de funcionar.

Este medicamento atua bloqueando a ação de certas substâncias químicas naturais do corpo (como a epinefrina) que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Esse efeito reduz a freqüência cardíaca, a pressão arterial e a tensão nos músculos cardíacos.

OUTROS USOS: Esta seção lista os usos deste medicamento que não estão listados no rótulo aprovado, mas que podem ser prescritos pelo seu profissional de saúde. Use este medicamento para as condições listadas abaixo apenas se tiver sido prescrito pelo seu médico e profissional de saúde.

Este medicamento também tem sido usado para controlar sinais de transtornos de ansiedade ou hipertireoidismo.

A dosagem de propranolol e os efeitos colaterais do propranolol serão explicados mais adiante.

Como usar o propranolol?

Tome este medicamento apenas por via oral, geralmente 2 a 4 vezes ao dia ou conforme prescrito pelo seu médico. Tome este medicamento antes das refeições (e na hora de dormir, se programado para tomar 4 vezes ao dia). Meça o remédio líquido com uma colher ou instrumento especial de remédio fornecido, se houver. Se não estiver disponível, peça ao seu farmacêutico uma colher medida. Não use uma colher caseira para evitar a dosagem incorreta.

A dose é sempre administrada com base no seu estado de saúde e na forma como responde à terapia.

Tome este medicamento regularmente para obter os melhores benefícios. Para ajudá-lo a se lembrar, tome este medicamento no mesmo horário todos os dias. É importante continuar a tomar este medicamento mesmo que se sinta melhor. Não pare de usar este medicamento antes de consultar o seu médico.

O propranolol é usado para ajudar a prevenir dores no peito ou enxaquecas. Este medicamento não deve ser usado para tratar dores no peito ou enxaquecas no momento de um ataque. Use outros medicamentos (como comprimidos de nitroglicerina colocados sob a língua para dores no peito, sumatriptano para enxaquecas) para aliviar ataques repentinos, conforme indicado pelo seu médico. Consulte o seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Se você também estiver tomando medicamentos para reduzir o colesterol (resinas de ligação ao ácido do baço, como colestiramina ou colestipol), tome Propranolol pelo menos 1 hora antes ou 4 horas após o tratamento para diabetes.

Para o tratamento da hipertensão, pode demorar 1 a 2 semanas até sentir os benefícios deste medicamento.

Informe o seu médico se a sua condição piorar (por exemplo, as leituras regulares da pressão arterial aumentam, as dores no peito e as enxaquecas ocorrem com mais frequência).

Como o propranolol é armazenado?

Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente, longe da luz direta e de locais úmidos. Não armazene no banheiro. Não congele. Outras marcas deste medicamento podem ter regras de armazenamento diferentes. Preste atenção às instruções de armazenamento na embalagem do produto ou pergunte ao seu farmacêutico. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Não jogue o medicamento no vaso sanitário ou no ralo, a menos que seja instruído a fazê-lo. Descarte este produto quando ele expirar ou quando não for mais necessário. Consulte o seu farmacêutico ou empresa de eliminação de resíduos local sobre como descartar seu produto com segurança.