Na verdade, o ácido do estômago e as úlceras podem ser superados prestando-se atenção à dieta e ao estilo de vida. No entanto, se os sintomas forem muito preocupantes e atrapalharem suas atividades, talvez você precise consultar um médico. No entanto, qual médico você deve consultar? Existe um especialista em ácido gástrico?
Médico especialista que trata problemas de ácido estomacal
Em primeiro lugar, se o refluxo ácido ou a doença gástrica só causam sintomas que não são tão incômodos, tente primeiro consultar um clínico geral.
Se o seu médico não puder tratar o seu problema de refluxo ácido porque você precisa de mais tratamento, ele o encaminhará para um gastroenterologista ou especialista em trato digestivo.
Você encontrará facilmente um gastroenterologista com diploma de Sp.PD-KGEH (gastroenterologista e hepatologia).
Se você sentir os sintomas abaixo, vá ao pronto-socorro imediatamente para obter o tratamento adequado devido ao refluxo ácido.
- Dor no peito, especialmente se a dor se estender aos braços, costas e pescoço
- Vômito acompanhado de dor no peito
- Vomitando sangue
- capítulo preto
- Dificuldade em engolir e respirar
O que é um gastroenterologista?
de acordo com American College of Gastroenterology , um gastroenterologista é um médico com mais formação em questões do trato digestivo e do fígado. Normalmente, esses médicos se especializam em estudar as funções do esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, reto, pâncreas, bile e fígado.
Além disso, o médico, muitas vezes referido como especialista em ácido gástrico, não realiza cirurgia. Eles fazem o exame com um endoscópio.
A endoscopia é um procedimento de exame que usa ferramentas especiais para ver o estado do trato digestivo.
No entanto, os gastroenterologistas não examinam a saúde bucal, embora esses órgãos estejam incluídos no trato digestivo.
Tipos de doenças tratadas por gastroenterologistas
Além de problemas de ácido estomacal, os gastroenterologistas também tratam várias doenças relacionadas ao trato digestivo, incluindo:
- Hepatite C
- Indigestão
- Cancer de colo
- SII
- Pancreatite
- Pólipos crescendo no intestino grosso
Procedimentos realizados por um gastroenterologista
Como esses especialistas não realizam cirurgias, eles farão exames relacionados à endoscopia, colonoscopia e biópsia.
- Ultra-som endoscópico para examinar o trato digestivo superior e inferior e outros órgãos internos.
- Colonoscopia para detectar células cancerosas e pólipos do cólon.
- Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica para localizar cálculos biliares ou tumores nos ductos biliares.
- Sigmoidoscopia para examinar o final do intestino grosso, que consiste no reto, cólon sigmóide e ânus. mesmo que a colonoscopia, mas o escopo do exame da colonoscopia é mais amplo
- A biópsia no trato gastrointestinal é um dos principais exames para determinar o tipo de células cancerosas / tumorais
Diferenças gastroenterologista com outros médicos
A formação de médicos que desejam aprender mais sobre o trato digestivo lhes permite prestar cuidados de alta qualidade. Na verdade, há um estudo que mostra que esse especialista pode realizar colonoscopia / endoscopia melhor do que outros médicos.
Isso porque, depois que os médicos concluírem sua formação, eles receberão um treinamento especial nessa área. O treinamento inclui endoscopia, que posteriormente será testada para obter a certificação de especialista em gastroenterologia.