Como é a digestão dos alimentos no corpo? •

Você pode gastar apenas cerca de 10 a 30 minutos fazendo suas refeições diárias. Porém, você sabia que o processo de digestão dos alimentos no corpo é muito mais demorado do que a própria atividade de comer?

A digestão ocorre desde a mastigação dos alimentos até a defecação. Todo esse processo envolve o trato digestivo e vários órgãos trabalhando uns com os outros. Então, como é o processo?

Compreender o processo de digestão dos alimentos

Abaixo estão os vários estágios pelos quais os alimentos passam em seu trato digestivo.

1. Esmagar comida na boca

A digestão começa quando o alimento está na cavidade oral. Seus dentes vão cortar a comida em pedaços menores e depois esmagá-la com a ajuda da língua, do palato e da parte interna das bochechas.

Ao mesmo tempo, ocorre a digestão química. A saliva contém a enzima ptialina, que decompõe o amido (carboidratos complexos) em glicose (carboidratos simples). Isso é para que a função do estômago funcione mais facilmente.

2. Trituração de comida pelo estômago

Nesse processo, o alimento foi pulverizado, o que é chamado de bolo alimentar. O bolo alimentar atravessa o esôfago e chega ao estômago. O estômago tritura o bolo alimentar com seus músculos em camadas e, a seguir, o mistura com o ácido e as enzimas digestivas abaixo.

  • Ácido clorídrico (HCl) que mata micróbios nos alimentos e ativa o pepsinogênio em pepsina.
  • Pepsina (anteriormente na forma de pepsinogênio), que decompõe as proteínas em peptonas.
  • Lipase, que quebra a gordura em ácidos graxos e glicerol.
  • Renina que precipita a proteína do leite.

3. Absorção de nutrientes pelo intestino delgado

Depois que o processo de digestão no estômago está completo, a comida agora é um mingau fino chamado kim. Kim só precisa esperar o estômago esvaziar antes de finalmente passar para o intestino delgado para o próximo estágio da digestão.

Ao detectar a presença de alimentos no intestino delgado, a vesícula biliar se contrai para expelir a bile. Esse fluido era anteriormente produzido pelo fígado com a função de quebrar as gorduras dos alimentos.

Ao mesmo tempo, o pâncreas também libera amilase, lipase, tripsina e várias outras enzimas. Cada enzima tem os seguintes usos.

  • A amilase decompõe o amido (amido) em glicose.
  • A lipase decompõe as gorduras em ácidos graxos e glicerol.
  • A tripsina e a quimiotripsina decompõem as proteínas em aminoácidos.

Os nutrientes que estavam na forma de pequenas moléculas se movem para os vasos sanguíneos no intestino delgado. O sangue então circula os nutrientes por todo o corpo, enquanto os resíduos alimentares deixam os intestinos.

4. Absorção de água pelo intestino grosso

A digestão continua com o alimento movendo-se em direção ao intestino grosso. Os alimentos que se transformam em polpa não sofrem mais digestão mecânica ou química. A razão é que o intestino delgado absorveu todos os nutrientes dos alimentos.

Aqui, os resíduos alimentares passarão pelo processo de ajuste do teor de umidade. O intestino grosso adiciona ou absorve o conteúdo de água para produzir a densidade adequada das fezes. Os resíduos alimentares também são decompostos por bactérias nos intestinos.

5. Excreção de fezes do corpo

As fezes do intestino grosso então se movem em direção ao reto. Antes de defecar (BAB), o reto retém temporariamente as fezes. Quando o reto está cheio, você sente a sensação de azia, o que indica que é hora de defecar.

As fezes saem pelo final do trato digestivo chamado ânus. Essa área é composta por um grupo de músculos que se contraem quando você sente azia. A passagem das fezes pelo ânus sinaliza o fim do processo de digestão dos alimentos.

Quanto tempo leva a digestão dos alimentos?

Todo mundo tem diferentes condições digestivas e respostas a certos alimentos. É por isso que cada pessoa leva um tempo diferente para completar a digestão dos alimentos em seu corpo.

As escolhas alimentares também afetam a duração do processo digestivo. Alimentos ricos em proteínas e gorduras duram mais tempo no trato digestivo do que alimentos fibrosos, como frutas e vegetais.

No entanto, a comida geralmente leva de 6 a 8 horas para passar do estômago para o intestino delgado. Depois disso, o alimento irá para o intestino delgado, reto e ânus. Esse processo leva vários períodos de tempo.

A viagem da comida da boca ao ânus leva pelo menos cerca de 24-72 horas. De acordo com pesquisas da Mayo Clinic, o processo digestivo masculino médio dura 33 horas, enquanto o das mulheres, 47 horas.

Para que o processo digestivo funcione corretamente, você precisa escolher os alimentos certos. Expanda as fontes de fibra, como vegetais e frutas. Não se esqueça de ingerir líquidos suficientes todos os dias para que a defecação seja suave.