Você pode frequentemente ouvir falar de polifenóis como compostos contidos em vegetais e frutas. Esse composto provavelmente é mencionado com frequência quando você lê sobre os benefícios de vegetais e frutas para a saúde. No entanto, o que exatamente são polifenóis? Quais são os benefícios dos polifenóis para a saúde?
Os polifenóis são uma das razões importantes pelas quais devemos comer vegetais e frutas
Os polifenóis são compostos fitoquímicos encontrados naturalmente nas plantas. São esses compostos que dão à comida suas várias cores. Não só isso, os polifenóis também funcionam para proteger as plantas contra danos.
Não são apenas capazes de proteger as plantas, os polifenóis que entram em nossos corpos também são capazes de proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. É por isso que os polifenóis podem atuar como antioxidantes no corpo.
Esses compostos podem ser encontrados em frutas, vegetais e cereais naturalmente. Frutas, como uvas, maçãs, peras, cerejas e bagas contêm até 200-300 miligramas (mg) de polifenóis por 100 gramas. Quantidades suficientes podem proteger as células do seu corpo contra danos. Esta é uma das razões pelas quais comer muitos vegetais e frutas é tão importante.
Quais são os benefícios dos polifenóis para a saúde?
Sem brincadeira, os benefícios dos polifenóis são muito para a saúde. Na verdade, de acordo com muitos estudos, o consumo regular de alimentos ricos em polifenóis por um longo período pode proteger o corpo do desenvolvimento de câncer, doenças cardíacas, diabetes, osteoporose e doenças neurodegenerativas. Para obter mais detalhes, consulte as informações completas abaixo.
1. Impede o crescimento de células cancerosas
Os antioxidantes em polifenóis são capazes de proteger o corpo dos perigos dos radicais livres, que podem causar câncer. Você pode obter radicais livres de qualquer lugar, como poluição, fumaça de cigarro, comida, até mesmo seu próprio corpo também produz radicais livres.
Tipos de polifenóis, como catequinas, lignanas, resveratrol, quercetina e curcumina, mostraram ser agentes anticâncer. Os polifenóis também podem ser antiproliferativos, antiinflamatórios e prevenir agentes de oxidação em um esforço para prevenir o câncer.
2. Previna doenças cardíacas
Vários estudos mostraram que o consumo de polifenóis pode prevenir doenças coronárias, conforme citado no jornal Oxidative Medicine and Cellular Longevity. Isso pode ocorrer porque os polifenóis podem ajudar a melhorar a função dos vasos sanguíneos e ajudar a retardar a coagulação do sangue.
Além disso, os polifenóis também podem ser um inibidor da má oxidação das gorduras, de modo que a formação de aterosclerose, que é a causa das doenças cardíacas, pode ser inibida. Os efeitos antioxidantes, antiplaquetários e antiinflamatórios dos polifenóis também podem ajudar a prevenir doenças cardíacas.
3. Previna a diabetes
Comer alimentos que contêm polifenóis pode manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Isso é feito por polifenóis, inibindo a absorção de glicose no intestino. Vários estudos também relataram que os polifenóis têm propriedades antidiabéticas.
Um deles é um estudo publicado pela Clinical and Experimental Pharmacology and Physiology em 2005, que mostrou que os compostos polifenóis do tipo catequina do chá podem protegê-lo do desenvolvimento de complicações do diabetes. Além das catequinas, outros tipos de polifenóis, como o resveratrol e a quercetina, também podem atuar como agentes antidiabéticos.
Quais alimentos contêm polifenóis?
Os polifenóis podem ser agrupados em quatro tipos: ácidos fenólicos, flavonóides, estilbenos (resveratrol) e lignanos. Cada vegetal e fruta pode conter um dos quatro tipos de polifenóis. Por exemplo, uvas, frutas vermelhas, kiwi, maçãs e cerejas contêm ácidos fenólicos.
Os polifenóis são comumente encontrados em vegetais e frutas de cores vivas, como vermelho, laranja, amarelo, roxo, branco e verde. Isso ocorre porque os compostos polifenóis são responsáveis por dar cor às frutas e vegetais.
Não apenas vegetais e frutas, outros alimentos, como chá verde e chocolate escuro Ele também contém polifenóis com flavonóides. Esses compostos fazem o chá verde e chocolate escuro benéfico para a saúde. Além disso, várias nozes também contêm diferentes tipos de polifenóis.