Recentemente, no mundo dos produtos de beleza, o óleo da árvore do chá se tornou um dos melhores produtos para a pele devido às propriedades de seus ingredientes naturais. Curioso? Quais são as propriedades e benefícios do óleo da árvore do chá e existem efeitos colaterais? Vamos lá, veja a explicação abaixo.
O que é o óleo da árvore do chá?
Óleo da árvore do chá ou óleo da árvore do chá, também conhecido pelo nome latino Melaleuca alternifolia australiana . Não se engane, a árvore do chá usada é diferente da planta do chá para fazer o chá preto ou o chá verde. Este óleo da árvore do chá é na verdade uma planta nativa da Austrália, que nos últimos 100 anos tem sido usada como um óleo anti-séptico e antiinflamatório versátil e tem muitos benefícios para o corpo humano. Além de ser usado como um produto para a pele, o óleo da árvore do chá também é útil como produto doméstico.
Quais são os benefícios do óleo da árvore do chá?
Aqui estão alguns dos benefícios do óleo da árvore do chá para a saúde e uso diário:
1. Para tratar acne
Um estudo descobriu que o óleo da árvore do chá é tão eficaz quanto o peróxido de benzoíla, encontrado em muitos medicamentos contra a acne. A diferença é que, no teor de óleo da árvore do chá, não há efeitos colaterais, como pele avermelhada, seca e até descamação, quando usado.
Você pode usar este óleo da árvore do chá para tratar a acne, misturando 5 gotas de óleo da árvore do chá e duas colheres de chá de mel. Depois disso, mexa e simplesmente esfregue na pele com acne. Deixe repousar por 5-10 minutos e depois enxágue com água morna.
2. Para tratar a caspa e a saúde do cabelo
O óleo da árvore do chá demonstrou ser benéfico para cabelos e couro cabeludo saudáveis. Como o óleo de coco, o óleo da árvore do chá tem a capacidade de acalmar a pele seca e escamosa do cabelo, livrar-se da caspa e até mesmo tratar o cabelo para prevenir piolhos.
Você pode fazer shampoo de extrato de óleo da árvore do chá facilmente. Misture cerca de 10 gotas de óleo da árvore do chá líquido, adicione gel de aloe vera, 3 colheres de chá de leite de coco e, talvez, adicione óleo de lavanda para adicionar fragrância. Use para lavagem, com o uso de dois dias. Veja os bons resultados para o próximo mês de uso.
3. Funciona como desodorante
Para aqueles que têm mau odor corporal, você pode considerar o óleo da árvore do chá para superar o problema do odor corporal. O conteúdo antimicrobiano do óleo da árvore do chá pode destruir bactérias na pele que causam o odor corporal.
Como fazer também é muito fácil, você só precisa de óleo da árvore do chá, óleo de coco e bicarbonato de sódio. Misture os três ingredientes, use antes de dormir, aplicando na parte do corpo que exala um odor desagradável, por exemplo nas axilas ou nas pernas. De manhã, enxágue com água fria, não se esqueça de usar regularmente para que os odores corporais desapareçam aos poucos.
4. Ajuda a aliviar o eczema com coceira e a psoríase
Com as propriedades antiinflamatórias do óleo da árvore do chá, acredita-se que ele alivia o eczema com coceira e a psoríase cutânea. É fácil, misture 1 colher de sopa de óleo de coco, 5 gotas de óleo da árvore do chá e 2 gotas de extrato de lavanda, deixando a textura como uma loção para a pele líquida. Você pode usá-lo como um sabonete de banho e um creme que coça, que pode ser levado para viagens.
5. Limpeza doméstica
Além de ser benéfico para a saúde, o óleo da árvore do chá também é útil para limpar eletrodomésticos. As fortes propriedades antimicrobianas do óleo da árvore do chá podem matar bactérias nocivas em eletrodomésticos.
Você pode tentar misturar 3 colheres de sopa de óleo da árvore do chá, bastante água, vinagre e fragrância de limão. Guarde-o em um borrifador e você pode borrifar em utensílios de cozinha, pias, vasos sanitários e até mesmo em produtos de limpeza de bancadas em sua casa para remover mofo e bactérias.
Há algum efeito colateral do uso do óleo da árvore do chá?
1. Para peles sensíveis
Há várias coisas a se considerar antes de decidir usar o óleo da árvore do chá na pele para tratar a acne. Se você tem pele sensível, este óleo pode deixar uma sensação de seca, coceira, ardência e queimação após o primeiro uso. Nesse caso, é uma boa ideia parar um pouco e tentar novamente em alguns dias.
2. Interrompe os hormônios masculinos
Em um estudo de caso de pesquisa, o uso de óleo da árvore do chá e óleo de lavanda em homens foi fortemente desencorajado. Por quê? O teor de óleo natural permite efeitos que podem interferir nos hormônios masculinos. Em um caso que aconteceu, resultou em homens com crescimento anormal da mama, comumente conhecido como ginecomastia.
3. Não beba!
E, por último, não tome o óleo da árvore de teste diretamente com a boca. Nunca existe uma regra que recomende o óleo da árvore do chá para consumo direto. O consumo do óleo da árvore do chá causa vários efeitos possíveis, incluindo tontura, fraqueza, erupções cutâneas vermelhas por todo o corpo e até coma.