Toda mulher que já passou da puberdade deve ter tido corrimento vaginal pelo menos uma vez na vida. O corrimento vaginal é geralmente uma coisa normal, uma reação natural do corpo para limpar a vagina. Por outro lado, existem várias causas que tornam o corrimento vaginal um sinal de problema.
Distinguir corrimento vaginal normal e não
De acordo com a Mayo Clinic, o corrimento vaginal é normal para todas as mulheres.
O corrimento vaginal é composto por líquido e células mortas que saem periodicamente para manter o interior da vagina limpo e saudável. Este fluido também atua como um lubrificante natural, que protege a vagina contra infecções e irritações.
As características do corrimento vaginal normal entre as mulheres podem variar de acordo com a quantidade, cor e textura da espessura. Geralmente, o corrimento vaginal normal é claro como clara de ovo ou clara leitosa, não tem um odor forte. O muco tem uma textura pegajosa e escorregadia, podendo ser grosso ou líquido.
No entanto, também há corrimento vaginal anormal e geralmente é caracterizado por:
- A cor do muco é esverdeada, amarelada ou mesmo rosada porque se mistura com sangue.
- Exala um odor fétido, de peixe ou rançoso muito forte.
- A quantidade de fluido que sai é maior do que o normal.
- A vagina sente coceira, calor ou dor.
- Dor na pelve.
- Dor ao urinar.
Várias causas de corrimento vaginal anormal
O corrimento vaginal normal é uma reação natural do corpo que sai periodicamente para limpar e proteger a vagina. O corrimento vaginal geralmente é influenciado pelo seu ciclo menstrual.
Embora o corrimento vaginal anormal seja geralmente causado por certos problemas de saúde, desde problemas menores, como infecções, até problemas graves, como câncer.
As várias causas de corrimento vaginal anormal são:
1. Infecção bacteriana
A vaginose bacteriana (VB) é a infecção vaginal mais comum que causa corrimento vaginal anormal. A VB pode ocorrer devido a um desequilíbrio entre bactérias boas e más na vagina.
Não se sabe exatamente o que causa esse desequilíbrio, mas existem muitos fatores de risco que podem desencadeá-lo. Entre eles estão o comportamento sexual inseguro (não usar preservativos e mudar frequentemente de parceiro sexual), o uso de anticoncepcionais (pílulas anticoncepcionais e contracepção espiral) e a falta de higiene vaginal.
Os sinais e sintomas comuns de vaginose bacteriana são:
- Descarga que é cinza, branca ou verde
- Corrimento vaginal ou de odor fétido
- Coceira vaginal
- Sensação de queimação ao urinar
2. Infecção fúngica
O corrimento vaginal também pode ocorrer devido a infecções fúngicas, especialmente aquelas causadas por espécies de Candida albicans. Na verdade, a vagina contém fermento que não causaria problemas em circunstâncias normais. No entanto, se for permitido se reproduzir na natureza, o fungo pode infectar e causar o aparecimento de corrimento vaginal anormal.
A infecção por candidíase vaginal pode ser causada por várias coisas, como:
- Estresse
- Ter diabetes grave
- Usando pílulas anticoncepcionais
- Grávida
- Tomar antibióticos, especialmente se prescritos por 10 dias
- Um sistema imunológico comprometido devido ao HIV / AIDS ou terapia com corticosteroides
Geralmente, o corrimento vaginal que aparece devido a uma infecção fúngica é caracterizado por:
- Na forma de pedaços de um branco espesso turvo como queijo
- Corrimento vaginal que às vezes é mais aguado
- Comichão, inchaço e erupção na pele ao redor da vagina (vulva) irritada e vermelha
- Sensação de queimação, especialmente durante a relação sexual ou urinar
- Dor vaginal
3. Clamídia
A Chlamydia trachomatis é uma infecção bacteriana que causa corrimento vaginal anormal transmitido através do sexo vaginal (vaginal), oral (boca) e anal (ânus).
Nem todos podem perceber imediatamente que contraíram esta doença. Os sintomas que aparecem geralmente são leves e apenas ocasionais, de modo que são subestimados ou confundidos com outras doenças.
No entanto, na verdade, existem vários sintomas que geralmente aparecem após 1-2 semanas de exposição à infecção. Entre eles:
- Dor ao urinar
- Corrimento vaginal contínuo
- Dor abdominal inferior
- Corrimento amarelo persistente e malcheiroso
- Dor durante o sexo
- Sangramento entre os períodos ou após o sexo
- Dor no ânus
Homens e mulheres correm o mesmo risco, especialmente se você foi sexualmente ativo antes dos 25 anos e muda de parceiro com frequência. As mães infectadas com clamídia durante a gravidez também podem transmitir a doença a seus bebês durante o parto.
4. Gonorréia (gonorréia)
A gonorréia é um tipo de doença venérea que também causa corrimento vaginal anormal. Esta doença é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. A bactéria da gonorréia é mais comumente transmitida de uma pessoa para outra por meio do contato sexual, incluindo relações sexuais orais, anais ou vaginais.
Nas mulheres, a gonorreia geralmente infecta o colo do útero ou colo do útero. Seu aparecimento é caracterizado por sintomas como:
- Dor ao urinar
- Muito mais descarga do que o normal
- Sangramento entre os períodos ou após sexo vaginal
- Dor ao fazer amor
- Dor abdominal ou pélvica
- Descarga de pus do ânus
- O aparecimento de manchas vermelhas de sangue ao defecar
- Quando ataca o olho, pode causar dor, sensibilidade à luz, até que o pus saia do olho
- Quando ataca a garganta, causa dor e inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço
- Quando ataca as articulações, pode causar dor, calor, vermelhidão e inchaço
Se você é jovem e tem vários parceiros sexuais ou outras doenças sexualmente transmissíveis, corre um risco maior de desenvolver gonorreia.
5. Tricomoníase
A tricomoníase é uma doença infecciosa causada por um parasita que entra durante a relação sexual. O período de incubação desde a exposição à infecção é estimado em 5 a 28 dias.
Nas mulheres, essa doença é uma das causas do corrimento vaginal com odor fétido. Além disso, os sinais e sintomas de tricomoníase em mulheres incluem:
- Descarga que é cinza, amarela ou verde
- Vermelhidão, coceira e queimação na vagina
- Dor ao urinar ou fazer sexo
Geralmente, as pessoas que têm mais de um parceiro sexual são suscetíveis à tricomoníase. Principalmente se você não praticar sexo seguro, como recusar-se a usar preservativos.
6. Doença inflamatória pélvica
A doença inflamatória pélvica ocorre quando uma infecção bacteriana transmitida através do sexo desprotegido se espalha da vagina para o útero, trompas de falópio ou ovários.
Existem muitas bactérias que causam doenças inflamatórias pélvicas, mas as mais comuns são a gonorreia e a clamídia.
No início, a doença inflamatória pélvica geralmente não causa nenhum sintoma, então muitas pessoas não sabem que estão infectadas. No entanto, nas mulheres, a doença inflamatória pélvica pode causar corrimento vaginal excessivo com uma cor incomum e um cheiro ruim.
Além disso, existem vários outros sinais e sintomas a ter em atenção, nomeadamente:
- Dor na parte inferior do abdômen e pelve
- Sangramento entre os ciclos menstruais e durante ou após o sexo
- Dor durante o sexo
- Febre, às vezes acompanhada de calafrios
- Dor ao urinar
- Às vezes é difícil fazer xixi
Se você tem mais de um parceiro sexual e era sexualmente ativo antes dos 25 anos, o risco de desenvolver esta doença é muito grande.
Além disso, o hábito de fazer sexo sem preservativo e limpar frequentemente a vagina com ducha vaginal também pode aumentar o risco de ocorrência de doenças.
7. Inflamação do colo do útero (cervicite)
A inflamação do colo do útero ou cervicite é a inflamação da extremidade inferior do útero perto da abertura vaginal. Essa condição costuma ser causada por infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia, gonorréia, tricomoníase e herpes genital.
Além disso, as alergias a preservativos e outros anticoncepcionais também podem causar inflamação do colo do útero. Além disso, o crescimento excessivo de bactérias na vagina também pode causar cervicite.
A inflamação do colo do útero nem sempre causa sintomas quando começa a infectar. Mas, na maioria das pessoas, os sintomas às vezes são bastante óbvios. Corrimento vaginal com cores anormais e grandes quantidades geralmente indica este problema de saúde.
Além do corrimento vaginal, a cervicite também é a causa de vários outros sintomas, incluindo:
- Dor ao urinar
- Dor durante o sexo
- Sangramento entre os ciclos menstruais
- Sangrando depois do sexo
Assim como qualquer outra doença, fazer sexo sem proteção com vários parceiros pode aumentar o risco da doença.
8. Vaginite
Vaginite é uma inflamação da vagina causada por uma infecção. A inflamação também pode ocorrer devido à redução dos níveis de estrogênio após a menopausa e a algumas doenças de pele.
A vaginite é uma condição que causa corrimento vaginal com odor e cor anormal, em quantidades maiores do que o normal. Além disso, esta condição também é caracterizada por:
- Coceira ou irritação da vagina
- Dor durante a relação sexual
- Dor ao urinar
- Sentindo leve sangramento da vagina
9. Câncer cervical
O câncer cervical é uma doença causada pelo papilomavírus humano (HPV). O câncer cervical é uma doença grave que pode causar a morte. Mas, infelizmente, os sintomas desta doença são difíceis de reconhecer no início de seu aparecimento.
Os sintomas do câncer cervical geralmente só aparecem quando as células cancerosas crescem através da camada superior do tecido cervical até o tecido abaixo. Essa condição geralmente ocorre quando as células pré-cancerosas não são tratadas e continuam a crescer.
Nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença, um dos sintomas que aparece e costuma ser esquecido é o corrimento vaginal. O corrimento vaginal devido ao câncer cervical é geralmente branco ou transparente com uma textura líquida. No entanto, não raramente, o corrimento vaginal pode ser marrom ou acompanhado de sangue com um odor fétido.
Além do corrimento vaginal, o sangramento fora da menstruação ou após a relação sexual também é uma das principais características do câncer cervical. Às vezes, esse sangramento se parece com corrimento vaginal coberto de sangue e costuma ser considerado manchas. Se isso acontecer, é quase certo que uma das causas pode ser o câncer cervical.
Além dos dois sintomas principais, existem vários outros sintomas que geralmente aparecem. Esses sintomas geralmente indicam que o câncer atingiu um estágio avançado. Os vários sintomas que aparecem, tais como:
- Dor nas costas ou quadril
- Dificuldade em defecar ou urinar
- Inchaço em uma ou ambas as pernas
- Fadiga
- Perda de peso bastante sem motivo aparente