Causas da dor no ombro e como superá-la

Você já sentiu dor ou dor no ombro? Quando seu ombro dói, sua capacidade de se mover livremente pode ser prejudicada se não for tratada imediatamente. Dor no ombro, tanto no ombro direito quanto no esquerdo, é um problema comum que pode ocorrer devido a uma variedade de causas diferentes. Então, quais são as causas e como lidar com esse distúrbio musculoesquelético? Confira a seguinte explicação, vamos lá.

Quais são as causas mais comuns de dor no ombro?

O ombro é na verdade uma articulação que combina tendões e músculos e permite que você execute uma variedade de movimentos usando a articulação do ombro. Portanto, distúrbios nas articulações podem causar problemas no sistema de movimento.

Essa condição pode aparecer apenas ocasionalmente, mas é possível que você a experimente todas as vezes, sem parar. Nesse caso, você pode precisar de tratamento médico para controlar a dor.

O tratamento para essa condição geralmente é determinado com base na causa da dor no ombro. Portanto, entenda algumas das seguintes causas da dor no ombro:

1. Ruptura do manguito rotador

O manguito rotador é o tecido que cobre a parte superior do braço. Esse tecido consiste em quatro músculos e vários tendões, por isso, se rompido, pode causar dor no ombro. Normalmente, essa dor também é acompanhada por fraqueza no ombro.

Essa ruptura do manguito rotador pode ser apenas parcial, mas pode ser completa. Essa condição pode ser experimentada por pessoas de todas as idades, mas quanto mais você envelhece, mais suscetível você fica a ela.

2. Tendinite

A tendinite é um dos problemas de saúde nas articulações que podem ser a causa da dor no ombro. Normalmente, a dor no ombro devido à tendinite é causada por depósitos de cálcio embutidos no tendão do manguito rotador.

Mesmo assim, a causa desse depósito de cálcio ainda não é conhecida com certeza. Se você tiver esse tipo de inflamação no tendão, conhecida como tendinite calcificada, pode sentir dor repentina.

Esta condição é mais propensa a ser experimentada por adultos e pessoas com diabetes. O tratamento pode ser feito para reduzir a dor e manter o movimento da articulação do ombro. As opções de tratamento para tendinite calcificada incluem medicamentos antiinflamatórios, injeções de corticosteroides e fisioterapia.

No entanto, se a dor não passar, seu médico pode sugerir uma cirurgia para remover os depósitos de cálcio.

3. Bursite

As bursas são pequenos sacos cheios de fluido lubrificante que estão localizados nas articulações de todo o corpo, incluindo a articulação do ombro. A função da bursa é atuar como uma almofada entre o osso e os tecidos moles subjacentes.

Além disso, a bursa também pode ajudar a reduzir o atrito entre os músculos e ossos em movimento. No entanto, o uso excessivo da articulação do ombro pode causar inflamação e inchaço da bursa, que está localizada entre o manguito rotador e o acrômio, uma parte da articulação do ombro. Essa condição é conhecida como bursite.

Nesse caso, o tecido da região do ombro pode inflamar e causar dor. Na verdade, essa condição não causa apenas dor no ombro, mas também dificulta as atividades diárias.

4. Ombro congelado

De acordo com Hackensack Meridian Health, ombro congelado É uma das causas mais comuns de dor no ombro. A condição também conhecida como Capsulite adesiva É caracterizada por rigidez e dor na articulação do ombro. Os sintomas dessa condição aparecem gradualmente, mas pioram com o tempo.

Seu risco de experimentar ombro congelado aumentará se você passou recentemente por um procedimento médico ou se tem um problema de saúde que o impede de mover o braço.

Mesmo superado, não descarta a possibilidade ombro congelado reaparecerá. Mesmo assim, se reaparecer, essa condição aparecerá em um lado diferente do ombro.

5. Osteoartrite

Geralmente, um dos tipos mais comuns de artrite ocorre nos joelhos e quadris. No entanto, a osteoartrite também pode atacar a articulação do ombro, causando dor.

Essa condição ocorre quando o osso mole que protege os ossos se desgasta, causando atrito entre os ossos. A osteoartrite pode ser tratada com repouso, modificação das atividades diárias usuais e uso de medicamentos.

Os medicamentos que geralmente são usados ​​para tratar a dor ou dor devido à osteoartrite são medicamentos de classe antiinflamatórios não esteróides (AINEs) e injeções de corticosteroides. Em alguns casos, o médico pode solicitar que o paciente seja submetido a uma cirurgia.

6. Ossos quebrados

As fraturas que ocorrem no ombro geralmente envolvem a clavícula, o úmero (osso do braço) e a escápula. As fraturas do ombro podem ocorrer em pessoas de todas as idades, com diferentes causas.

Por exemplo, em idosos, podem ocorrer fraturas no ombro por causa de uma queda em pé. Enquanto isso, em jovens, podem ocorrer fraturas no ombro devido a lesões graves, como acidentes com veículos motorizados ou durante a prática de esportes. As fraturas podem causar dor, inchaço e hematomas no ombro.

Superando a dor no ombro

Existem vários tipos de tratamento para a dor no ombro, dependendo da causa da dor e dos sintomas. Os primeiros socorros para dores leves no ombro geralmente envolvem o método RICE:

  • Descanse: não faça atividades extenuantes ou mova o ombro dentro de 48 horas após a lesão
  • Ice (Ice Compress) coloca uma bolsa de gelo no ombro lesionado por 20 minutos, 4-8 vezes ao dia. Você pode usar um saco plástico com cubos de gelo e forrado com uma toalha, ou você pode usar uma bolsa de gelo pronta disponível na farmácia.
  • Compressão: pressione suavemente a área dolorida para ajudar a reduzir o inchaço. Você pode envolver o ombro com uma bandagem para mantê-lo estável.
  • Elevação: mantenha a área lesionada mais alta do que o coração. Se você quiser se deitar, apóie os ombros com almofadas macias e grossas para apoiar a posição.

Além disso, aqui estão algumas opções de tratamento para dor no ombro:

1. Fisioterapia

A fisioterapia ou fisioterapia é uma das principais opções de tratamento para a dor no ombro que pode ser feita modificando as atividades diárias que têm o potencial de aumentar a dor sentida.

Esta terapia reduzirá problemas como rigidez e fraqueza nos ombros. Essa atividade também envolve a movimentação de algumas das atividades físicas usuais, como esportes, trabalho e outras atividades que o fazem movimentar muito os ombros.

O objetivo, após passar por esta terapia, você poderá realizar atividades físicas ou atividades como de costume.

2. Uso de drogas

A dor no ombro também pode ser tratada com analgésicos como aspirina, ibuprofeno ou paracetamol, que podem ajudar a controlar a dor enquanto você tenta manter e restaurar a função normal do ombro.

Se você tem histórico de hipertensão ou doença cardíaca e problemas renais, é melhor consultar um médico antes de usar esses medicamentos.

No entanto, também não é aconselhável tomar medicamentos para tratar a dor no ombro a longo prazo.

3. Fazer alongamentos simples

Existem alguns exercícios simples de alongamento que você pode praticar em casa para tratar a dor no ombro.

Rolamentos de ombro

Este movimento pode ser frequente durante o aquecimento antes do exercício. A boa notícia é que você também pode fazer isso sentado no escritório.

Você não precisa sair para fazer este alongamento de ombros. Além de poder ser feito nos intervalos do trabalho, você também pode fazê-lo nos intervalos antes de começar a comer.

Veja como:

  1. Sente-se ereto e mantenha as costas retas.
  2. Gire os ombros para a frente 10 vezes.
  3. Faça uma pausa de 5 a 10 segundos.
  4. Repita o mesmo movimento na direção oposta, ou seja, gire os ombros para trás 10 vezes.

Alongamento da axila

Esse movimento de alongamento dos ombros é semelhante a quando você beija a própria axila. Bem, se você tem medo de se sentir envergonhado na frente de colegas de trabalho, é melhor fazer esse alongamento ao ar livre.

Veja como:

  1. Sente-se ereto e mantenha as costas retas.
  2. Com a mão direita, puxe lentamente a cabeça em direção à axila. Segure por 10 segundos. Se você se sentir desconfortável, não force e pare imediatamente.
  3. Repita o mesmo movimento no ombro esquerdo.
  4. Faça esse movimento duas vezes em cada lado para obter o máximo de resultados.

Trecho do trapézio superior

Assim como antes, este movimento de alongamento de um ombro também pode ser feito atrás de uma mesa. Sempre que sentir que seu ombro está dolorido ou rígido, trate-o imediatamente com os seguintes movimentos:

  1. Sente-se ereto e mantenha as costas retas.
  2. Incline a cabeça em direção ao ombro direito, o máximo que puder, sem levantar o ombro esquerdo.
  3. Modifique esse movimento puxando suavemente a cabeça com a mão direita e segurando-a por 10 segundos.
  4. Repita o mesmo movimento no ombro esquerdo.

Alongamento de ombro sentado

Esse alongamento pode ser feito sentado. Então, você pode fazer isso em qualquer lugar. Para fazer esse alongamento, siga estas etapas:

  1. Sente-se ereto em uma cadeira.
  2. Coloque a mão esquerda no ombro direito.
  3. Apoie o cotovelo esquerdo com a mão direita.
  4. Execute movimentos circulares nos ombros para cima e para baixo lentamente.
  5. Em seguida, solte as mãos de cima dos ombros e coloque a mão esquerda na frente do peito e segure-a por alguns momentos.
  6. Retorne à posição original e faça o lado oposto.

Para fazer este movimento, você pode fazer 2-4 repetições por 10-30 segundos cada repetição.

Se as opções de tratamento sugeridas acima não reduzirem a dor ou a dor no ombro que você sente, consulte seu médico para saber mais sobre o tratamento certo para sua condição.

Seu médico pode sugerir cirurgia ou outros procedimentos médicos que podem ajudar a controlar sua condição. Evite fazer autodiagnóstico de modo a não haver erros no manuseio. Procure sempre consultar um médico para quaisquer medidas médicas que tomar para lidar com a dor no ombro.