Hematomas, o que são e como tratá-los?

Arranhões não são apenas pungentes e doloridos, mas também podem ser incômodos se sua localização for facilmente visível a olho nu. Embora sejam leves e não causem grandes sangramentos, as escoriações não tratadas podem causar infecções na ferida. Então, qual é a maneira certa de lidar com isso? Descubra quais são as opções de medicamentos que podem acelerar a cicatrização desse tipo de ferida.

O que são abrasões?

Fonte: Grupo Médico de Atenção Primária Infantil

A abrasão é um tipo de ferida aberta que surge devido ao atrito da pele com uma superfície áspera e dura. Esse tipo de lesão é um dos mais comuns para muitas pessoas.

Ao contrário das facadas ou lacerações que danificam as camadas profundas da pele, a fricção da pele nas abrasões apenas corrói a epiderme, que é a camada mais externa da pele na estrutura da pele humana.

Arranhões podem ocorrer em qualquer parte da pele onde ocorre o atrito, mas são mais comuns em áreas da pele próximas aos ossos, como mãos, antebraços, cotovelos, joelhos ou canelas.

A gravidade das bolhas pode variar de pessoa para pessoa, dependendo se sua pele é grossa ou fina.

Normalmente, as bolhas não causam muito sangramento externo e são leves, portanto podem ser tratadas em casa.

Os sintomas sentidos ao experimentar esta ferida podem ser apenas uma sensação de calor e ardência na pele afetada. A maioria das bolhas não deixa cicatrizes.

No entanto, se as bolhas afetarem uma área maior da pele, a ferida aberta pode se alargar e deixar cicatrizes descoloridas, como os quelóides.

O que causa bolhas?

Citando a explicação no livro Abrasão, as bolhas começam como uma pequena irritação da pele e progridem para arranhões. Esses arranhões ficarão maiores e penetrarão nas camadas mais profundas da pele.

A camada da pele é composta de tecido vivo, capilares, terminações nervosas e assim por diante. Se esta camada estiver danificada, sua pele ficará automaticamente dolorida.

Muitas coisas podem ser a causa do aparecimento de bolhas. Geralmente, as bolhas ocorrem no joelho ao passar por um acidente de trânsito, como a queda de uma bicicleta ou motocicleta.

Além disso, as pessoas que costumam praticar esportes como ciclismo ou corrida podem ter bolhas na virilha devido ao atrito entre a pele úmida e suada e as roupas devido a movimentos repetitivos.

Outras causas de abrasão incluem:

  • obesidade,
  • amamentar pode causar mamilos doloridos
  • assaduras em bebês,
  • usar roupas que sejam muito apertadas quando o ar e o clima estão quentes e úmidos, e
  • coçar a unha com muita força contra a pele.

Tratamento de abrasões com drogas e pomadas

Na verdade, em comparação com outros tipos de feridas, o tratamento de abrasões é mais fácil e não requer atenção especial.

No entanto, você não deve ignorá-lo, pois ainda existe o risco de a ferida piorar e infectar.

Portanto, se isso acontecer com você, trate imediatamente as seguintes bolhas:

  • Limpe a área da ferida com água fria. Não se esqueça de lavar as mãos antes de realizar esta etapa.
  • Limpe suavemente os resíduos de sujeira que estão na ferida. Após a limpeza, seque a ferida com um pano limpo.
  • Aplique uma fina camada de pomada antibiótica ou vaselina sobre as bolhas para manter a superfície úmida e evitar a formação de cicatrizes.
  • Cubra a ferida com um curativo ou gesso para protegê-la da sujeira. Se a bolha for apenas um atrito leve, deixe-a aberta.

Lembre-se, se a ferida estiver coberta com um curativo, você deve trocá-lo regularmente pelo menos uma vez por dia ou quando o curativo estiver molhado ou sujo.

Observe também se há sinais de infecção emergindo da ferida. Se a área com bolhas estiver dolorida, inchada, com crostas ou sangrando, peça ao seu médico para prescrever uma pomada.

Normalmente, o médico dará um medicamento para abrasões na forma de uma pomada antibiótica, como a bacitracina.

Feridas infecciosas: características, tratamento e prevenção

Coisas para evitar

Durante o processo de cicatrização de feridas, você deve Não faça manuseio como abaixo:

  • Usar iodo ou peróxido de hidrogênio como medicamento para bolhas para limpar a pele. É melhor usar apenas água e sabão.
  • Tomar banho com água muito quente e sabão com muitos produtos químicos.
  • Seque a pele esfregando uma toalha.
  • Comprima a pele com água gelada para reduzir a dor.
  • Coçar a área da pele ferida.

Mantenha a pele ferida intacta e dê um tempo para a pele cicatrizar antes de reativar.

A fricção contínua só piorará a condição, podendo levar à infecção da ferida.

Lembre-se de que a erosão da camada de epiderme em abrasões o torna mais suscetível a bactérias como Clostridium tetani que pode causar tétano.

Portanto, se as bolhas forem graves o suficiente, você também deve consultar seu médico sobre a necessidade ou não de uma vacina antitetânica.

O que fazer quando a ferida começar a cicatrizar?

Após alguns dias ou semanas, as bolhas formarão uma crosta. Esta crosta funciona como um protetor de feridas contra sujeira e germes conforme a pele nova cresce.

Após esta fase, o curativo pode não ser necessário.

No entanto, o processo de cicatrização às vezes também pode causar coceira, então você pode coçar subconscientemente imediatamente.

Infelizmente, isso não deve ser feito, especialmente se você pretende descascar a crosta. Porque essa ação vai interferir no processo de cicatrização da ferida.

Portanto, você deve ignorar a coceira da ferida tanto quanto possível.

Depois que a ferida cicatrizar, não se esqueça de usar protetor solar ao viajar. Usar um protetor solar com FPS 30 ajudará a desbotar cicatrizes marrons mais rapidamente.

Geralmente, pequenas abrasões podem cicatrizar sem tratamento especial. Mesmo assim, as bolhas podem causar uma sensação de desconforto e ardor.

Não há nada de errado em cuidar de feridas porque eles podem ajudar a curar feridas e evitar cicatrizes e infecções.