Vamos conhecer os benefícios da noz-moscada e seu conteúdo nutricional!

A noz-moscada é uma das especiarias mais conhecidas e é usada como aditivo alimentar. Além disso, a noz-moscada também traz muitos benefícios para a saúde do corpo. Aqui estão alguns dos benefícios da noz-moscada e seu conteúdo nutricional.

Teor de nutrientes na noz-moscada

Em 100 gramas de noz-moscada existem 525 calorias. Aqui está o conteúdo nutricional que você pode obter com cerca de 100 gramas de noz-moscada.

  • Gordura total: 36 gramas ou 56 por cento da necessidade nutricional diária (RDA)
  • Proteínas: 6 gramas ou 12 por cento da RDA
  • Sódio: 16 miligramas ou 1 por cento da RDA
  • Ferro: 17 por cento da RDA
  • Cálcio: 18 por cento da RDA
  • Vitamina A: 2 por cento da RDA
  • Vitamina C: 5 por cento da RDA

Benefícios da noz-moscada

Depois de conhecer o conteúdo nutricional da noz-moscada, aqui estão alguns dos benefícios da noz-moscada para a saúde do corpo.

1. Melhore a saúde do cérebro

O primeiro benefício da noz-moscada é manter a saúde do cérebro. Noz-moscada contém miristicina e compostos de macelignan. Esses compostos podem reduzir os danos ao sistema nervoso e às funções cognitivas comuns em pacientes com demência ou doença de Alzheimer.

A pesquisa mostra que esses compostos podem retardar esses efeitos e manter seu cérebro funcionando normalmente. Além disso, a noz-moscada também pode melhorar sua concentração e aliviar a fadiga e o estresse.

2. Reduza a dor

Um dos componentes da noz-moscada é semelhante ao mentol, que é capaz de aliviar a dor naturalmente. Portanto, ao adicioná-lo como tempero para cozinhar, você pode reduzir a dor associada a feridas, tensão e inflamação crônica de doenças como a artrite.

3. Superando problemas digestivos

A fibra contida na noz-moscada pode estimular o processo digestivo, estimulando o peristaltismo na musculatura lisa do intestino.

Além disso, estimula a secreção de vários fluidos gástricos e intestinais que facilitam o processo digestivo. O conteúdo de fibra da noz-moscada também pode ajudar com problemas digestivos, como diarreia, prisão de ventre e flatulência.

4. Manter a saúde bucal

As propriedades antibacterianas da noz-moscada podem ajudar efetivamente a limpar as bactérias que causam mau hálito ou halitose.

Além disso, a noz-moscada também pode aumentar a imunidade das gengivas e dos dentes. E pode tratar problemas de gengiva e dor de dente. É por isso que a noz-moscada é freqüentemente usada como um aditivo em pasta de dente ou enxaguatório bucal à base de ervas.

5. Tratamento da insônia

Noz-moscada contém alto teor de magnésio. O magnésio é um mineral muito importante no corpo na redução da tensão nervosa e até no estímulo da liberação de serotonina, hormônio que cria uma sensação de relaxamento.

A serotonina se converte em melatonina no cérebro, que é um impulsionador do sono, ajudando assim a pessoa a se livrar da insônia ou inquietação à noite.

6. Ajuda a remover toxinas do corpo

A noz-moscada pode atuar como um tônico, uma substância que pode remover toxinas do corpo. Portanto, a noz-moscada pode melhorar a saúde geral do corpo.

A noz-moscada pode ajudar a eliminar as toxinas que são armazenadas ou acumuladas no fígado e rins. Os benefícios da noz-moscada são capazes de limpar os órgãos do corpo de toxinas armazenadas, por exemplo, como álcool, drogas, poluição ou alimentos.

Além disso, os compostos ativos contidos nele podem ajudar a dissolver pedras nos rins e melhorar a função dos rins e do fígado.

7. Cuidados com a pele

Os benefícios da noz-moscada na manutenção da saúde e beleza da pele ainda não são totalmente compreendidos. No entanto, a medicina tradicional e à base de ervas já a utiliza há muito tempo. Geralmente, a noz-moscada é aplicada na pele, misturando-a com água ou mel.

Além disso, outros benefícios da noz-moscada são capazes de reduzir a inflamação e irritação da pele, aumentar a umidade da pele e reduzir cicatrizes de acne, varíola ou furúnculos.

8. Controle a pressão arterial

O conteúdo mineral da noz-moscada é eficaz na manutenção da função orgânica. O potássio contido na noz-moscada pode ajudar a esticar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e o sistema cardiovascular.

O cálcio encontrado na noz-moscada pode melhorar a saúde dos ossos, desempenhando um papel na reparação e no crescimento, além de reduzir os sintomas da osteoporose. O teor de ferro pode aumentar sua contagem de glóbulos vermelhos e reduzir suas chances de desenvolver sintomas de deficiência de ferro ou anemia.