Você gosta de comida picante? Você já perguntou se o chili tem benefícios ou não? Acontece que por trás do tamanho pequeno e do sabor picante que faz você estremecer e ficar viciado, o pimentão tem muitos benefícios, sabe! Vamos dar uma olhada na análise completa abaixo para descobrir quais são o conteúdo nutricional e os benefícios da pimenta.
O conteúdo nutricional do pimentão
Pimenta é um ingrediente alimentar que ainda está na mesma família que pimentão e tomate, mais precisamente sob o gênero pimento.
Aparentemente, pimenta e plantas do gênero pimento outros se enquadram na categoria de frutas, não vegetais.
Existem vários tipos de pimenta que costumamos encontrar na Indonésia, nomeadamente pimenta de Caiena e pimenta vermelha.
Embora a forma não seja grande, como diz o ditado "pequenas pimentas", verifica-se que a pimenta tem uma variedade de vitaminas e minerais.
Além disso, existem carboidratos, proteínas e um pouco de gordura que também complementam a nutrição do pimentão.
Aqui está o conteúdo nutricional em 100 gramas (g) de pimenta vermelha fresca:
- Água: 90,9 g
- Energia: 36 calorias (Cal)
- Proteína: 1 g
- Gordura: 0,3 g
- Carboidratos: 7,3 g
- Fibra: 1,4 g
- Cálcio: 29 miligramas (mg)
- Fósforo: 24 mg
- Ferro: 0,5 mg
- Sódio: 23 mg
- Potássio: 272 mg
- Zinco: 0,2 mg
- Beta-caroteno: 5.800 microgramas (mcg)
- Niacina: 3 mg
- Vitamina C: 18 mg
Vários benefícios da pimenta para a saúde
Depois de ver o conteúdo nutricional tão diversificado, é hora de descobrir quais são os benefícios do pimentão.
Não apenas picante e delicioso, aqui estão os benefícios que você pode obter ao comer pimentas:
1. Alivie a dor
A liberação de endorfinas no corpo estimulada pelo pimentão pode atuar como um analgésico natural.
A substância capsaicina atua então com os receptores da dor. Em seguida, há uma sensação de calor proveniente do pimentão, que ajuda as terminações nervosas a pararem de enviar sinais de sensação de dor.
Não é surpreendente que atualmente também existam medicamentos tópicos ou em creme que contêm capsaicina, para que possam ser usados para ajudar a tratar dores e lesões nas articulações.
2. Benefícios da pimenta para perda de peso
O próximo benefício do pimentão é que ele ajuda a perder peso.
Sim, se pretende fazer dieta, não se esqueça de incluir pimenta no seu menu diário. Isso ocorre porque acredita-se que a substância capsaicina presente no pimentão queima a gordura e a energia corporal mais rapidamente.
Além disso, a pesquisa do jornal Apetite mostraram que a ingestão de 2 miligramas de capsaicina por dia durante 12 semanas pode ajudar a reduzir a circunferência da cintura.
3. Manter a saúde digestiva
As pessoas pensam que comer pimenta não é bom para a digestão. Na verdade, desde que não seja consumido em quantidades excessivas, o pimentão traz benefícios para a saúde digestiva, né!
Quando a capsaicina entra no trato digestivo, os nervos do trato digestivo produzem anandamida.
A anandamida é um composto químico que ajuda a reduzir a inflamação, incluindo a que geralmente ocorre devido a úlceras pépticas e doença de Crohn.
4. Benefícios da pimenta para manter os níveis de açúcar no sangue
Para quem tem diabetes, o pimentão também oferece benefícios na forma de manter os níveis de açúcar no sangue.
Novamente, isso é graças ao conteúdo de capsaicina nas pimentas. Um estudo de Journal of Agricultural and Food Chemistry revelou que a capsaicina tem potencial para reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, a capsaicina é antidiabética e acredita-se que tenha um efeito positivo quando consumida por pacientes com diabetes tipo 1.
5. Reduzindo o risco de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos
Com o conteúdo de vitamina B6, ácido fólico, potássio e beta-caroteno encontrados nas pimentas, você pode evitar ataques cardíacos.
As vitaminas B também podem reduzir os níveis de homocisteína. Altos níveis de homocisteína podem danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco.
6. Reduz o risco de câncer
O próximo benefício da pimenta-malagueta que você pode obter é a redução do risco de câncer.
Isso se deve ao alto teor de antioxidantes da pimenta malagueta, algumas das quais são vitamina C, luteína e beta-caroteno.
Foi demonstrado que os antioxidantes protegem as células dos danos dos radicais livres. Bem, um dos gatilhos do câncer é a exposição excessiva aos radicais livres.
7. Respiração suave
O pimentão pode ajudar a alargar as vias respiratórias dos pulmões, por isso é benéfico para quem tem asma.
A vitamina A na pimenta também pode reduzir o risco de pneumonia que ocorre devido ao fumo. Isso ocorre porque a fumaça do cigarro contém benzopireno, que destrói a vitamina A no corpo.
8. Os benefícios do pimentão para a saúde dos olhos
Outro benefício não menos interessante do que o pimentão é ajudar a manter a saúde dos olhos.
Isso se deve ao conteúdo de luteína nos pimentões, especialmente nos pimentões verdes que você encontra com frequência ao comer alimentos fritos.
Bem, a luteína no pimentão é útil para prevenir danos aos olhos devido ao envelhecimento, como catarata e degeneração macular.
Foram 8 benefícios da pimenta para a saúde do seu corpo. Para aqueles que não gostam de comida picante, não precisam se forçar a comer pimenta.
Na verdade, nem todo mundo pode e pode comer pimenta. Você pode encontrar o conteúdo nutricional da pimenta em outros alimentos, como pimentão ou tomate.