10 sinais da dentição do bebê que os pais precisam saber

Os pais precisam conhecer as características ou sinais da dentição de um bebê, pois geralmente seu filho se sentirá um pouco desconfortável. Além disso, ele não foi capaz de expressar as queixas que sente, então é provável que fique mal-humorado. Não precisa se confundir, aqui estão as características da dentição em bebês que são uma parte natural do desenvolvimento do seu filho.

O que é a síndrome da dentição?

A dentição do bebê costuma ser chamada de síndrome dentição ou síndrome da dentição. síndrome dentição É caracterizada pelo crescimento dos primeiros dentes ou dentes decíduos que começam a penetrar na gengiva.

A dentição é uma parte normal do desenvolvimento do bebê. É só síndrome dentição não raramente acompanhada de vários sintomas e condições que são menos agradáveis ​​e incomodam o bebê.

Em que idade os bebês costumam começar a dentição?

Antes de reconhecer os sinais da dentição, vamos descobrir mais sobre quando um bebê começa a dentição.

Citado em Pregnancy, Birth, & Baby, em geral, o crescimento dentário em bebês ocorre aos 6 meses de idade. No entanto, alguns bebês apresentam dentição ainda mais rápido, que ocorre por volta dos 4 meses de idade.

Normalmente os dentes crescem aos pares, seja o primeiro par na parte superior ou o primeiro par na parte inferior.

Não se preocupe se os dentes do seu bebê ainda não aparecerem. Os primeiros dentes que crescem na faixa etária de 3-12 meses ainda são considerados normais.

Em recém-nascidos, os dentes estão completamente dispostos sob a gengiva. Quando um a um os dentes começarem a crescer, os dentes sairão da gengiva.

Geralmente, os dentes da frente na parte inferior crescerão primeiro. Em seguida, seguido pelo crescimento dos dentes frontais superiores, cerca de 1 a 2 meses depois.

Junto com o aumento da idade, os bebês terão dentes de leite completos, que chegam a 20 dentes na idade de 2 a 3 anos.

Estágios da dentição em bebês

Como mencionado anteriormente, o processo de crescimento dos dentes das crianças ocorre gradualmente.

A seguir está uma descrição da faixa etária em que os bebês desenvolvem os dentes:

  • Incisivos anteriores: 6 a 12 meses.
  • Dentes geralmente laterais: 9-16 meses de idade.
  • Caninos: 16-23 meses.
  • Primeiros molares: 13-19 meses de idade.
  • Segundos molares: idade 22-24 meses.

Quais são as características da dentição de um bebê?

Os sinais ou características da dentição de um bebê no início podem ser vistos pelo comportamento do bebê que está começando a ter dificuldade para comer. Ele também recusará toda comida que for oferecida a ele porque ele está se sentindo desconfortável.

Os dentes que crescem rasgam as gengivas e causam dor porque as gengivas ficam inchadas.

Lembre-se de que as características da dentição de um bebê costumam aparecer de 3 a 5 dias antes e desaparecerão quando os dentes ficarem visíveis.

A dor que surge fará com que os bebês mordam os dedos ou brinquedos para reduzir a dor causada pelo crescimento dos dentes.

No entanto, lembre-se de que todo bebê pode apresentar e apresentar sintomas diferentes.

Mesmo em alguns casos, os bebês podem não apresentar quaisquer sinais e sintomas durante a dentição. Não precisa se preocupar, porque isso ainda é normal.

Bem, para ter certeza de quando seu filho está nascendo ou não, existem várias características da dentição em crianças às quais você pode prestar atenção:

1. Aperte

Uma das características ou sinais da dentição em bebês é que eles produzirão mais saliva do que o normal. É por isso que crianças são mais fáceis Verifica.

Na verdade, alguns bebês também podem desenvolver uma erupção na pele ao redor da boca, queixo e pescoço. Isso ocorre porque a saliva úmida continua molhando seu rosto.

Certifique-se de fornecer sempre um pano macio ou tecido esterilizado para limpar a saliva do bebê e use um avental especial para bebês que absorva água facilmente.

À medida que envelhecem, os bebês se tornam mais hábeis em controlar a saliva na boca.

2. Chorar

As características do próximo bebê com dentição são chorar com mais frequência e, muitas vezes, agitado porque o processo de dentição pode ser muito doloroso.

No entanto, alguns bebês só murmuram um pouco quando suas gengivas ou boca estão desconfortáveis.

A dor da dentição em crianças é causada pelo tecido gengival, que ainda está muito vulnerável.

Essa condição provoca inflamação, especialmente quando os primeiros dentes do bebê explodem.

3. Gosta de morder

A pressão das gengivas que o bebê sente quando seus dentes estão prestes a crescer pode ser muito desconfortável. É por isso que os bebês costumam morder objetos ao seu redor como sinal de dentição.

Se você ainda estiver amamentando e seu bebê começar a morder, preste atenção quando a mandíbula dele começar a ficar rígida. Deslize imediatamente o dedo limpo entre as gengivas do bebê, passando pelos cantos dos lábios.

Gentilmente, lembre-o de que ele não deve morder você. Se ele morder a estrutura do berço ou da cama, cubra com um pano macio que possa absorver água.

4. Gengivas inchadas

Gengivas vermelhas e inchadas podem ser um sinal de dentição do bebê, o que também é normal. Se as gengivas estiverem visíveis, experimente fazer uma leve massagem nas gengivas com os dedos limpos.

Ele pode ficar surpreso ou protestar quando você fizer isso pela primeira vez, mas se sentirá mais confortável depois de massagear as gengivas.

Você também pode massagear com um pano macio umedecido com água fria.

5. Acordar frequentemente à noite

O desconforto sentido pelas crianças não aparece apenas pela manhã ou à tarde. Mesmo durante o sono, ele pode acordar com dor ou coceira nas gengivas.

Preste atenção se o seu bebê acorda com frequência à noite sem motivo aparente e em horários incomuns. Essa possibilidade é um sinal ou sinal da dentição de um bebê.

6. É difícil comer

A boca de uma criança pode ser desconfortável devido à dentição, tornando difícil para ela comer.

Se você tentou vários métodos e seu bebê ainda está agitado ou se recusa a comer, isso pode ser um sinal de que seu bebê está tendo dentição.

Em vez disso, contacte imediatamente o médico para que lhe dê conselhos sobre o tratamento seguro para a idade do seu filho.

7. Puxar a orelha ou coçar a bochecha

O bebê começará a puxar o lóbulo da orelha ou coçar a bochecha, como um sinal ou sinal de que o bebê está nascendo. Isso é feito porque as gengivas parecem um pouco coceira e desconfortável.

Tenha cuidado porque ele pode coçar as bochechas e puxar as orelhas enquanto dorme. Portanto, certifique-se de que as unhas estejam cortadas e as mãos da criança sempre limpas.

8. Febre

Até agora, não há fatos ou estudos que mostrem que a febre deva ocorrer na dentição de bebês.

Prof. Melissa Wake, pesquisadora do Center for Community Child Health do Royal Children's Hospital em Melbourne, fez pesquisas sobre isso na década de 1990.

Os resultados do estudo revelaram que os bebês não experimentaram um aumento significativo na temperatura durante a dentição.

No entanto, a febre durante a dentição é possível. Não por causa da dentição, mas mais por causa de uma infecção externa com germes ou bactérias que causa febre na criança.

Se a febre atingir 38 graus Celsius ou mais, é provável que a causa não seja devido aos dentes que crescerão.

9. Tosse ou vômito

Os bebês não conseguem controlar todos os músculos e nervos da boca e da garganta. Além disso, há saliva demais na boca do bebê, que o faz engasgar ao tentar engolir.

Geralmente é caracterizada por tosse ou vômito. Se a tosse e o vômito não forem acompanhados de resfriado, gripe ou diarreia, você não precisa se preocupar. Isso pode ser um sinal de dentição de um bebê.

10. Resfriados

Além da febre, os pais também acham que um resfriado também é um sinal de dentição do bebê. Na verdade, nem sempre essa condição é o caso e não há pesquisas definitivas.

Um resfriado ou gripe que ataca o corpo do filho durante esses períodos não é um efeito colateral da dentição.

Mas, como o sistema imunológico do bebê está em declínio, ele fica mais suscetível a infecções.

11. Entrando mão na boca

Para aliviar o desconforto ou coceira que aparece, talvez o seu bebê coloque frequentemente a mão na boca.

É uma boa ideia manter suas mãos, brinquedos e objetos que você possa tocar limpos. Também lembre seu bebê de evitar isso.

O que fazer quando o bebê está nascendo?

A dentição é um processo natural que acontece com todas as crianças, mas pode ser irritante.

Quando você vê sinais ou sinais de dentição em seu bebê, há várias coisas que você pode fazer para ajudar seu filho a superar e aliviar a dor, como:

Esfregue suavemente as gengivas

Use um dedo limpo para esfregar suavemente as gengivas do bebê onde os dentes crescerão por 2 minutos.

Seu filho geralmente beliscará os dedos para ajudar a aliviar as queixas de coceira e dor nas gengivas durante a dentição.

Forneça brinquedos que sejam seguros para o bebê morder

Os bebês que estão neste período geralmente ficam muito felizes em mastigar ou colocar algo na boca para aliviar a dor.

Normalmente, os bebês gostam de algo frio quando colocado na boca. Você pode dar uma chupeta fria ou chupeta mordedor previamente armazenado na geladeira.

Tente não dar chupeta ou mordedor que é muito frio até mesmo para congelar. Teme-se que possa machucar a boca do pequenino.

Massageie as gengivas do bebê antes de começar a amamentar

Para evitar que seu bebê morda seus mamilos e cause feridas, você pode massagear suas gengivas antes de mamar.

Experimente colocar os dedos em água fria e, em seguida, massageie as gengivas do bebê como de costume. Este método é considerado capaz de fazer com que seu filho se sinta mais confortável ao amamentar mais tarde.

Bebês com dentição podem receber medicamentos?

Se o seu filho estiver muito agitado e com dor, consulte um médico para obter o melhor tratamento.

Você pode ser aconselhado a dar ao seu filho um gel dentário para torná-lo mais confortável.

No entanto, certifique-se de que o gel dental não contenha colina, salicilato e benzocaína porque é perigoso para a saúde.

É importante saber, existem algumas coisas que você deve evitar se o bebê está nascendo, a saber:

  • Dê aspirina ao bebê ou aplique aspirina nas gengivas.
  • Usar álcool nas gengivas de um bebê que está doente.
  • Colocar algo muito frio ou um cubo de gelo nas gengivas de dentição.
  • Deixe o bebê morder os brinquedos de plástico rígido.

É necessário levar o bebê ao médico na hora da dentição?

Às vezes, a dentição pode deixar o bebê mais agitado, ter febre, tosse e vômito.

Leve imediatamente seu filho ao médico se a dentição estiver acompanhada das seguintes condições:

  • Temperatura corporal acima de 38 graus Celsius para bebês com menos de 3 meses.
  • Febre acima de 39 graus Celsius em bebês com mais de 3 meses.
  • Febre mais de 24 horas.
  • Diarreia, vômito ou erupção na pele devido à febre.
  • Parece sonolento e doente.
  • Sempre agitado e difícil de se acalmar.

Embora a dentição seja um processo normal, os pais devem reconhecer as características ou sinais da dentição de um bebê.

É melhor consultar um pediatra, se os sintomas da dentição da criança a incomodam muito.

Outras coisas que os pais precisam saber quando os dentes estão crescendo

Dentes que crescem separados

Como mencionado acima, geralmente os bebês começam a dentição a partir dos 6 meses.

Quando os dentes crescem lado a lado, existe a possibilidade de o seu filho apresentar dentes de corpo soltos, o que também pode ser referido como diastema.

Dentes soltos ou espaçados não são um sinal de problema de crescimento, então você não precisa se preocupar se eles serão permanentes.

Geralmente, é causado pelo tamanho dos dentes e dos ossos que não combinam. Então, isso também pode acontecer devido à hereditariedade.

Ao consultar um médico, o tratamento que pode ser feito posteriormente é o uso de aparelho ortodôntico, limpeza do tártaro para tratar a inflamação ou cirurgia.

Quando os dentes de uma criança cairão?

Os dentes de leite cairão e serão substituídos por dentes adultos. Geralmente, as crianças perdem seus primeiros dentes de leite na idade de 6 a 7 anos.

O padrão de perda dos dentes de leite é exatamente igual ao padrão de crescimento do início. Em primeiro lugar, ele perderá os dois incisivos centrais inferiores, ou seja, os incisivos médios inferiores.

Em seguida, os dois dentes superiores médios cairão, seguidos pelos caninos, primeiros molares e segundos molares. Na idade de 11 a 13 anos, os dentes de leite serão perdidos e substituídos pelos dentes de adultos.

O processo de perda dos dentes de leite geralmente não é muito doloroso. No entanto, as gengivas incharão e algumas sentirão dor.

Para superar isso, você simplesmente dá paracetamol e ibuprofeno para aliviar a dor.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌