Surpreso ao ver o número na balança que se revelou muito diferente de antes? Se você está tomando medicamentos regularmente, esses medicamentos podem ser a principal causa do seu ganho de peso.
De acordo com especialistas do Well Cornel Medical College, Louis Aronne MD, cerca de 10-15% das pessoas que são obesas são causadas pelo consumo de uma droga. Diferentes medicamentos que fazem você ganhar peso têm seus próprios efeitos colaterais, que aumentam indiretamente o seu peso. Então, quais são os medicamentos que podem engordar? Todas as drogas podem fazer você engordar?
Drogas antidepressivas
Vários tipos de medicamentos antidepressivos podem fazer você ganhar peso. Alguns exemplos dessas drogas antidepressivas são:
- citalopram (Celexa)
- fluoxetina (Prozac)
- fluvoxamina (Luvox)
- mirtazapina (Remeron)
- paroxetina (Paxil)
- sertralina (Zoloft)
Este medicamento antidepressivo é usado para reduzir os sintomas de depressão, aumentando o hormônio serotonina nos pacientes. O próprio hormônio da serotonina é mais conhecido como o hormônio da calma e da felicidade porque estimula o surgimento desses sentimentos. É conhecido por um jornal Cleveland Clinic Journal of Medicine, tipos de medicamentos antidepressivos, tais como: inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs) aumentam as chances de uma pessoa ganhar peso.
Se você estiver tomando algum dos medicamentos mencionados acima e apresentar ganho de peso excessivo, procure atendimento médico imediatamente e converse com seu médico.
Medicamento estabilizador de humor
Outro tipo de medicamento que pode engordar é o remédio estabilizador de humor. Este medicamento é administrado a pessoas com transtorno bipolar e esquizofrenia e tem um efeito direto na função cerebral e no metabolismo. Relatado do WebMD, drogas estabilizador de humor capaz de aumentar o apetite e pode fazer seu ganho de peso até 5 kg em 10 meses de uso da droga. Medicamento estabilizador de humor no mercado são:
- clozapina (Leponex)
- lítio (Eskalith, Lithobid)
- olanzapina (Zyprexa)
- quetiapina (Seroquel)
- risperidona (Risperdal)
Remédio especial para diabetes
Alguém que tem diabetes deve receber uma variedade de medicamentos especiais para que os níveis de açúcar no sangue sejam bem controlados. Alguns exemplos de medicamentos para diabetes que podem engordar, a saber:
- glimepirida (Amaryl)
- glipizida (glucotrol)
- gliburida (Diabeta, Micronase)
- insulina
- nateglinida (Starlix)
- pioglitazona (Actos)
- repaglinida (Prandin)
Cada medicamento para diabetes tem sua própria maneira de agir para controlar os níveis de açúcar no sangue para permanecerem normais. Algumas dessas drogas tornam o corpo do paciente mais sensível à insulina, enquanto outras causam um aumento na produção de insulina no corpo após as refeições.
Na verdade, é normal que você ganhe peso na primeira vez que toma esses medicamentos. No entanto, se continuar a ganhar peso, pode ser devido ao medicamento para diabetes que está a tomar.
Drogas corticosteróides
Os corticosteróides são usados para aliviar a dor e a inflamação no corpo. Este tipo de medicamento está disponível em várias formas, como um creme que pode ser aplicado na área inflamada da pele, um gás que pode inalar ou comprimidos e pílulas que pode tomar por via oral. Exemplos de medicamentos corticosteroides que colocam você em risco de obesidade são:
- metilprednisolona (Medrol)
- prednisolona (Orapred, Pediapred, Prelone e outros)
- prednisona (Deltasone, Prednicot, Sterapred e outros)
O uso dessas drogas pode realmente aumentar o apetite de uma pessoa. O apetite descontrolado leva a um ganho de peso significativo e, eventualmente, ocorre obesidade. Além disso, o metabolismo pode ser mais lento se estiver tomando corticosteroides por um longo período.
Analgésico e analgésico
Esse tipo de medicamento pode engordar porque afeta os hormônios que controlam a fome e a saciedade no corpo. Analgésicos e analgésicos como amitriptilina (Elavil), nortriptilina (Aventyl, Pamelor), ácido valpróico (Depacon, Depakote, Stavzor) podem aumentar o apetite e diminuir o metabolismo. Isso foi comprovado até mesmo em um estudo realizado em pacientes com epilepsia em 2007. Os resultados do estudo descobriram que até 44% das mulheres e 24% dos homens experimentaram ganho de peso de até 5 kg devido ao uso de Depakote para um ano.