Os perigos dos radicais livres ao nosso redor e como evitá-los

Os radicais livres podem ser encontrados em qualquer lugar, até mesmo seu corpo realmente produz radicais livres. Essa substância é prejudicial ao organismo e pode causar diversas doenças, como o câncer. Mas, você sabe o que realmente são os radicais livres? Quais são os perigos dos radicais livres para o corpo e por que podem ser prejudiciais? Confira a seguinte explicação.

O que são radicais livres?

Os radicais livres são moléculas que contêm elétrons desemparelhados. Assim, essas moléculas podem doar ou aceitar elétrons de outras moléculas. Isso torna os radicais livres instáveis ​​e altamente reativos. Os radicais livres são capazes de atacar várias moléculas do corpo, como lipídios, ácidos nucléicos e proteínas como alvo principal. Assim, pode causar danos às células, proteínas e DNA, bem como distúrbios de equilíbrio no corpo.

Seu corpo pode obter radicais livres do ambiente circundante, como exposição à luz solar, radiação, ozônio, fumaça de cigarro, fumaça de veículos, poluição do ar, produtos químicos industriais, os alimentos que você ingere e as bebidas que bebe. Além disso, seu corpo realmente produz radicais livres a partir de processos metabólicos importantes no corpo, de várias reações químicas que ocorrem no corpo. Tipo, quando o corpo digere comida, quando você respira, para praticar esportes.

Quais são os perigos dos radicais livres para o corpo?

Os radicais livres que têm apenas um elétron atrairão elétrons das moléculas do corpo, de modo que essas moléculas também se transformam em radicais livres. Isso faz com que os radicais livres se multipliquem no corpo e causem danos às células.

Muitos radicais livres no corpo podem fazer o corpo sofrer estresse oxidativo. O estresse oxidativo é uma condição em que o número de radicais livres no corpo excede as defesas antioxidantes (que podem prevenir o dano celular causado pelos radicais livres). Isso causa vários danos às células do corpo, como lipídios, proteínas e ácidos nucléicos.

Esse estresse oxidativo pode causar várias doenças. Começando com artrite, doença cardíaca, aterosclerose, derrame, hipertensão, úlceras estomacais, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, câncer, para causar envelhecimento. Os radicais livres podem danificar o código do DNA, fazendo com que novas células cresçam inadequadamente e causem envelhecimento.

No entanto, os radicais livres também são essenciais para a vida. A capacidade do corpo de converter o ar e os alimentos em energia química depende de uma reação em cadeia de radicais livres. Além disso, os radicais livres são uma parte importante do sistema imunológico, ajudando a atacar substâncias estranhas que entram no corpo.

O que pode ser feito para prevenir os perigos dos radicais livres?

Os antioxidantes são moléculas nas células que podem impedir que os radicais livres absorvam elétrons, portanto, os radicais livres não causam danos às células. Com a presença de antioxidantes, o número de radicais livres em seu corpo é mantido sob controle. Portanto, você precisa aumentar a quantidade de antioxidantes que entram no corpo para prevenir os perigos dos radicais livres.

De onde você tira os antioxidantes? Na verdade, seu corpo produz antioxidantes, mas a quantidade não é suficiente para ser capaz de equilibrar o número de radicais livres no corpo. Portanto, você precisa obter antioxidantes de fontes externas.

Você pode obter antioxidantes consumindo uma variedade de alimentos que contêm antioxidantes. Os antioxidantes nos alimentos são encontrados na forma de beta-caroteno (vitamina A), luteína, vitamina C, vitamina E, licopeno e outros fitonutrientes, que você pode obter comendo muitos vegetais e frutas.

Exemplos de vegetais e frutas que contêm antioxidantes são tomates, cenouras, brócolis, couve, espinafre, laranja, kiwis, frutas vermelhas e outros vegetais e frutas coloridos. Além disso, você também pode obter antioxidantes das nozes e do chá verde.