A primeira menstruação ou menarca é um sinal de que sua filha entrou na fase da puberdade para a adolescência. No entanto, nem todas as meninas menstruam na idade apropriada. Algumas crianças perdem a menstruação pela primeira vez, o que às vezes deixa os pais preocupados. Então, qual é a causa e como resolvê-la?
A razão pela qual as crianças estão atrasadas para o primeiro período
Citando a Kid's Health, a maioria das adolescentes geralmente apresenta menstruação aos 12 anos. No entanto, não exclui a possibilidade de ocorrer mais cedo, nomeadamente aos 9 anos.
Como explicado um pouco acima, essa menstruação ou menstruação é um sinal de que as meninas estão entrando na fase da puberdade.
Infelizmente, neste período de desenvolvimento em direção à adolescência, há crianças que apresentam atrasos na primeira menstruação.
Essa condição também é comumente referida como amenorréia primária, que ocorre quando as adolescentes não menstruam após os 15 anos de idade ou três anos após o crescimento dos seios.
Aqui estão alguns motivos possíveis pelos quais seu filho ainda não teve a primeira menstruação.
1. Fatores hereditários
É possível que as meninas tenham a mesma história de puberdade de suas famílias, como mães, tias e até avós.
Isso significa que, quando há um membro da família que tem um histórico de atrasos para a primeira menstruação, isso pode diminuir em seu filho.
Portanto, a hereditariedade também pode ser a causa da primeira menstruação perdida de uma criança. Desde que esteja dentro da faixa etária normal, os pais não precisam se preocupar muito.
2. Submeta-se ao tratamento
O consumo de drogas porque a criança está em tratamento para determinados problemas de saúde também pode atrasá-la para a primeira menstruação.
Isso ocorre porque alguns medicamentos podem interferir no ciclo hormonal menstrual, suprimindo a ovulação e causando atrasos.
3. Obesidade
A quantidade de gordura no corpo de uma criança pode afetar a velocidade e o atraso da primeira menstruação. Isso inclui crianças com sobrepeso ou obesas.
Meninas com problemas de obesidade podem perder a menstruação pela primeira vez porque a gordura corporal afeta as mudanças na ovulação.
4. Abaixo do peso
Além da obesidade, perder peso ou mesmo ficar muito magra também pode ser a causa da primeira menstruação perdida de uma criança.
Os pais precisam saber que, quando as adolescentes seguem uma dieta restrita, geralmente os níveis de gordura também diminuem. Na verdade, a gordura também funciona para regular os níveis de hormônio reprodutivo.
5. Desequilíbrio hormonal
Hormônios como a prolatina ou uma tireoide desequilibrada (sub ou hiperativa) podem ser a causa da primeira menstruação perdida de seu filho.
Normalmente, o médico descobrirá com antecedência qual é a causa do desequilíbrio hormonal em crianças. O médico verificará se os níveis dos hormônios FSH e LH no corpo da criança estão reduzidos.
Isso ocorre porque esses hormônios funcionam para que o ciclo menstrual corra sem problemas todos os meses.
6. Exercício excessivo
Há ocasiões em que uma criança se interessa por determinado esporte desde criança, inclusive quando o praticou e se tornou atleta.
Isso a faz se exercitar com mais frequência, de modo que não descarta a possibilidade de a criança perder a menstruação pela primeira vez.
A razão é porque o exercício excessivo pode reduzir os níveis de gordura necessários para manter o equilíbrio hormonal.
Além disso, o uso excessivo de energia também pode afetar o ciclo menstrual da criança.
7. Distúrbios do sistema reprodutivo
Quando uma criança sente falta de menstruação pela primeira vez, existem outras causas possíveis, nomeadamente anomalias estruturais dos órgãos reprodutivos.
Essa condição pode ocorrer devido a problemas com o sistema reprodutor feminino que se formam antes do nascimento.
8. Falta de atividade física
No jornal intitulado Tempo de Spermarch e Menarche ara associado à atividade física também discute as causas da menstruação atrasada.
Existe a possibilidade de que isso ocorra porque a criança não está fazendo atividade física. A falta de movimento ativo diminui os níveis do hormônio melatonina, de forma que ele pode interromper os sinais cerebrais.
Esse hormônio também funciona para comandar o desenvolvimento reprodutivo geral, incluindo quando ocorre a primeira menstruação.
Como fazer seu filho menstruar rapidamente
Na verdade, ninguém sabe ao certo quando ocorrerá a primeira menstruação. Geralmente, isso ocorre logo após os seios da criança começarem a crescer.
Talvez muitos pais fiquem preocupados quando seu filho se atrasa para a primeira menstruação, então você está procurando maneiras de fazê-lo menstruar rapidamente.
Claro, a primeira coisa que os pais precisam fazer é levar o filho ao médico.
Após a realização do exame, o médico fará o tratamento de acordo com os problemas vivenciados pelo seu bebê.
Aqui estão alguns tratamentos que podem ser realizados.
- terapia hormonal com progesterona,
- tratar distúrbios da tireoide,
- cirurgia para defeitos congênitos dos órgãos reprodutivos,
- mudanças na dieta e estilo de vida, até
- tratar transtornos alimentares.
O que os pais precisam lembrar é que a condição corporal de cada adolescente é diferente. A menstruação ocorrerá quando o corpo da criança estiver realmente pronto.
No entanto, não há nada de errado quando os pais convidam seus filhos para fazer um exame de saúde no caso de falta de menstruação pela primeira vez.
Além disso, converse com o médico sobre o tratamento adequado para o estado de saúde da criança. Certifique-se de conhecer os benefícios, riscos e efeitos colaterais.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!