Óculos para cortinas de cor podem curar? |

O caso mais comum de daltonismo é o daltonismo parcial. Essa deficiência visual faz com que o olho seja incapaz de detectar certas cores adequadamente. As cores difíceis de detectar são vermelho, azul e verde. No entanto, existe uma maneira de curar o daltonismo? O tratamento para o daltonismo hoje em dia é com lentes especiais, mas será que isso realmente faz os olhos distinguirem as cores completamente?

O daltonismo pode ser curado?

O daltonismo parcial em vermelho e verde é o tipo mais comum, seguido pelo daltonismo em azul e amarelo.

Essa deficiência visual ocorre devido à limitação ou perda de função das células cone na retina, que está localizada na parte posterior do olho. Essas células cônicas possuem fotopigmentos que são úteis para distinguir cores. Se os fotopigmentos coloridos para vermelho, verde e azul não funcionarem, você terá dificuldade em distinguir as cores que se enquadram no espectro dessas cores.

Em algumas pessoas, todos os fotopigmentos em seus cones podem não funcionar de forma alguma, de modo que só conseguem ver o preto, o branco e o cinza. Esta condição ocorre em pessoas com daltonismo total, mas os casos de daltonismo total são muito raros.

Reportando a página do National Eye Institute, não há atualmente nenhuma maneira ou terapia que possa curar o daltonismo. O motivo, o daltonismo geralmente é causado por fatores genéticos ou hereditários.

O caso de daltonismo causado por doenças que atacam os olhos ainda pode ser tratado com a cura da doença que o causa.

Para condições amenas, o daltonismo não é realmente incômodo. Pessoas com daltonismo ainda podem se adaptar às suas condições para realizar atividades normais. Atualmente, uma maneira que pode ser feita para superar o daltonismo hoje é por meio da terapia com lentes especiais.

//wp.hellohealth.com/health-life/eye-health/4-type-test-color-blindness/

Óculos daltônicos, eles são eficazes?

Os óculos daltônicos disponíveis hoje são para aqueles que têm daltonismo parcial nas cores vermelho e verde.

No entanto, a terapia com óculos daltônicos não é uma maneira que pode curar completamente o daltonismo. Este auxílio à visão apenas ajuda a melhorar a capacidade do olho de ver as cores no espectro vermelho e verde com mais precisão. No entanto, os óculos daltônicos não tornam necessariamente o olho realmente capaz de distinguir essas cores.

Existem dois tipos de óculos com lentes especiais para tratar o daltonismo, a saber:

1. Óculos daltônicos EnChroma

Uma pessoa daltônica sofre danos de fotopigmentação nas células cônicas. Como resultado, há um acúmulo de ondas de luz, de modo que as cores não podem ser claramente identificadas.

Os óculos EnChroma são equipados com lentes feitas de materiais especiais que podem reduzir a sobreposição das ondas de luz. Dessa forma, os usuários podem distinguir melhor as cores.

Esta terapia com óculos é conhecida por melhorar a visão das cores em 2 entre 10 pessoas com daltonismo. Mais pesquisas ainda são necessárias para melhorar a função das lentes em óculos daltônicos para que possam melhorar de forma mais eficaz a capacidade do olho de detectar cores.

2. Óculos ColorCorrection System (CCS)

Outro tipo de vidros daltônicos são os vidros ColorCorrection System (CSS) desenvolvidos pelo dr. Thomas Azman.

Esses óculos são equipados com filtros especiais que podem alterar o comprimento de onda da luz de cada cor captada pelo olho. Como resultado, as pessoas com daltonismo podem perceber as cores com mais intensidade e melhorar a capacidade dos olhos de distinguir as cores.

Os óculos CCS podem ser especialmente projetados para atender às necessidades de cada daltônico. Além disso, os filtros em óculos CSS também podem ser usados ​​em lentes de contato.

Este método também não pode superar completamente o daltonismo. Mesmo que você ainda não consiga distinguir as cores tão bem quanto os olhos das pessoas normais, a visão das cores vermelha e verde ficará melhor quando você usá-las.

Portanto, para saber qual é o tipo de óculos certo para você, consulte um médico. O uso de óculos com lentes especiais não é necessariamente eficaz para todos os daltônicos. A razão é que isso também é influenciado pela gravidade do dano às células cone na retina.

Outra maneira de lidar com o daltonismo

A melhor maneira de lidar com o daltonismo é se adaptando às suas atividades diárias.

Aqueles que têm dificuldade em distinguir essas cores também precisam ajustar a iluminação em casa. Em vez de usar a luz que às vezes cria brilho, é melhor abrir as cortinas da janela para que a luz do sol entre na sala.

Esta luz natural do sol pode ajudar a enfatizar as cores para que as pessoas com daltonismo possam reconhecê-las melhor.

Além disso, os daltônicos também precisam praticar o reconhecimento das diferenças de cores, memorizando ou marcando certos objetos. Você que costuma dirigir deve se lembrar da ordem dos semáforos.

Enquanto isso, quando você tiver que usar itens em casa de acordo com a cor, pode colocar uma etiqueta que diz a cor real do item. Peça a família ou amigos com visão normal para ajudar a distinguir uma cor da outra.

Por fim, consulte regularmente o seu problema de saúde ocular com um oftalmologista.

Possível tratamento futuro do daltonismo

A terapia genética é uma forma ou terapia médica que tem a oportunidade de curar o daltonismo. No entanto, atualmente o desenvolvimento de métodos de tratamento do daltonismo por meio da terapia gênica ainda está nos estágios iniciais de pesquisa e os experimentos ainda são realizados em animais.

No entanto, vários testes produziram bons resultados, então começaram as pesquisas em terapia genética como forma de curar o daltonismo em humanos.