Pedras renais que não são tratadas adequadamente podem causar dor e complicações. Portanto, é importante que você reconheça quais são as formas de prevenir cálculos renais para evitar o risco dessa doença.
Maneiras fáceis de prevenir pedras nos rins
Se você já experimentou sintomas de pedras nos rins, é claro que a experiência de dor insuportável não pode ser esquecida. A dor ao urinar porque a pedra passa pelo trato urinário e sai do corpo às vezes é muito nítida.
Para muitas pessoas, as pedras nos rins são doenças renais que podem não ocorrer apenas uma vez. Em relatório da Harvard Health Publishing, metade dos pacientes com cálculos renais apresentam a mesma condição novamente. Não são poucos os que também apresentam cálculos renais em sete anos, sem esforços preventivos.
Basicamente, como evitar a formação de pedras nos rins novamente não é difícil. No entanto, esse esforço exige determinação porque leva muito tempo e não para na metade. Então, quais são as medidas de prevenção da doença de pedra nos rins que precisam ser feitas?
1. Beba água
Atender às necessidades de fluidos do corpo bebendo água é a coisa mais importante que você pode fazer para prevenir pedras nos rins. Beber pelo menos 8 copos de água por dia pode reduzir o risco de formação de pedra nos rins.
Isso ocorre porque a ingestão adequada de água torna mais fácil para os rins remover as toxinas do corpo.
Quanto menos você beber, mais lento será o processo de remoção de resíduos minerais e outros compostos químicos. Como resultado, pode ocorrer o acúmulo de minerais que podem formar rochas.
Portanto, atender às necessidades diárias de fluidos corporais é importante como um esforço para prevenir a formação de pedras nos rins.
2. Beba água de coco
Cansado de água pura sem gosto e só isso? Você pode ocasionalmente adicionar suco de limão ou substituí-lo por água de coco jovem como uma forma de prevenir pedras nos rins.
De acordo com pesquisas da Universidade Panjab, beber água de coco para reduzir o risco de formação de pedra nos rins é considerado seguro. Isso foi comprovado dando água de coco a ratos experimentais. Em seguida, os pesquisadores colherão uma amostra da urina desse animal 24 horas depois.
Como resultado, os ratos alimentados com água de coco tiveram uma diminuição no número de cristais em sua urina. Na verdade, a água de coco também ajuda a inibir a formação de minerais no tecido renal e evita que os cristais grudem no trato urinário.
Embora seja seguro prevenir a formação de cálculos, o consumo de água de coco pode não ser recomendado como tratamento para cálculos renais. A razão é que o alto teor de potássio e sódio na água de coco pode realmente causar danos aos rins se consumido em excesso.
Além de repor os fluidos corporais, estes são 7 outros benefícios da água de coco
3. Reduza a ingestão de sal
Atender às necessidades de líquidos é importante, mas não é suficiente quando não é acompanhado por uma dieta saudável. Uma das recomendações alimentares para prevenir pedras nos rins é uma dieta com baixo teor de sal, também conhecida como redução de alimentos salgados.
Comer muito sal (sódio) pode desencadear a formação de pedras nos rins. O motivo é que o excesso de sódio no corpo pode aumentar a quantidade de cálcio na urina.
Os adultos geralmente precisam limitar sua ingestão diária de sódio para menos de 2.300 mg por dia. Essa medida equivale a uma colher de chá de sal de cozinha, que contém 2.325 mg de sódio.
Além do sal de cozinha, existem muitas fontes de sódio que você pode não perceber, a saber, molho de pimenta, molho de soja, molho de ostra e alimentos enlatados. Aqui estão algumas dicas que você pode seguir ao seguir uma dieta com baixo teor de sal.
- Leia o valor nutricional do produto a ser consumido para determinar a quantidade de sódio.
- Comece a registrar sua ingestão diária de sódio.
- Pergunte sobre o teor de sódio nos alimentos ao comer fora.
- Evite alimentos processados e fast food. Melhor cozinhar do zero.
- Procure alimentos etiquetados: sem sódio / sal ou com baixo teor de sódio / sal.
Se você estiver tendo problemas, peça ao seu médico ou nutricionista recomendações para alimentos com baixo teor de sódio. Portanto, pode ser mais fácil seguir uma dieta para prevenir pedras nos rins.
4. Limite a ingestão de proteína animal
A carne e outras fontes de proteína, como ovos e leite, contêm purinas que podem ser convertidas em ácido úrico na urina. O ácido úrico é um dos ingredientes que causam pedras nos rins.
Portanto, consumir muita proteína animal pode levar à formação de pedras nos rins mais tarde na vida.
Uma dieta baixa em proteínas é uma boa opção para prevenir pedras nos rins. Então, o que precisa ser feito para tornar mais fácil viver essa dieta saudável?
- Não consuma mais de 170 gramas por dia.
- Concentre-se em vegetais e grãos inteiros e adicione uma pequena porção de carne.
- Certifique-se de pesar os alimentos para obter a porção certa.
- Pergunte a um nutricionista sobre produtos com baixo teor de proteína, como bolos ou pão.
- Ocasionalmente, substitua a proteína animal por proteína vegetal, como o tofu.
5. Reduza os alimentos ricos em oxalato
O consumo de alimentos com altos níveis de oxalato pode aumentar a quantidade de oxalato na urina. Quando isso acontece, o oxalato se liga ao cálcio e forma cristais que causam cálculos renais.
Isso faz com que seja necessário reduzir os alimentos ricos em oxalato para prevenir a formação de pedras nos rins. Alguns exemplos de alimentos com alto teor de oxalato que você pode consumir normalmente incluem:
- amendoim,
- espinafre e beterraba,
- chocolate,
- kiwi,
- amêndoas,
- produtos de soja, e
- alimentos ricos em vitamina C.
6. Atenda às necessidades de cálcio para saborear
Os níveis de cálcio insuficientes no corpo podem, na verdade, ser uma das causas do aumento dos níveis de oxalato e causar cálculos renais. Para prevenir a formação de pedras nos rins, você precisa consumir cálcio conforme necessário.
O nível de cálcio de que cada pessoa necessita é diferente, dependendo da sua idade. Idealmente, você pode obter cálcio dos alimentos porque tomar suplementos de cálcio pode realmente aumentar o risco de pedras nos rins.
Por exemplo, homens com mais de 50 anos precisam ingerir 1.000 mg de cálcio por dia e 800 a 1.000 UI de vitamina D. Isso faz com que o corpo absorva o cálcio mais rapidamente.
7. Manter o peso
Obesidade ou excesso de peso é um dos fatores que podem aumentar o risco de pedras nos rins. O excesso de peso corporal pode causar resistência à insulina e um aumento na quantidade de cálcio na urina.
Isso é o que faz com que o corpo possa formar pedras de cálcio que causam pedras nos rins.
Além disso, as pessoas com sobrepeso também tendem a ter um pH urinário ácido. Portanto, manter o peso é importante para evitar a formação de cálculos.
Você pode começar exercitando-se regularmente e mantendo uma dieta saudável. Não se esqueça de consultar um médico se você tiver fatores de risco para descobrir o que você precisa fazer para prevenir pedras nos rins.