O mau hálito pode surgir devido à comida que você ingere, à falta de limpeza da boca e dos dentes e a certos problemas de saúde. Em algumas pessoas, um odor desagradável também pode ser sentido na boca porque há uma cavidade no dente, embora você não sinta dor de dente. Confira a explicação e como resolvê-lo abaixo!
Mau hálito devido a cáries, como é?
A boca é um habitat para vários tipos de bactérias. Essas bactérias vivem comendo o açúcar dos alimentos e das sobras de bebidas que ficam entre os dentes.
A digestão das bactérias produz ácidos que podem corroer a superfície dos dentes e torná-los porosos. Este ácido continuará a corroer o dente e gradualmente causar cáries.
A superfície do dente eventualmente se desintegra lentamente e pequenas cavidades se formam nos dentes. Quanto mais tempo as bactérias e os ácidos permanecem nos dentes, mais as cáries e as cáries aumentam.
Essas bactérias continuam a viver e se multiplicar na cavidade do dente. Ao digerir os alimentos, as bactérias nas cavidades também produzem resíduos que causam o mau hálito.
Com o lançamento da Clínica Mayo, essa condição que na mídia também é conhecida como halitose pode fazer diminuir a sua autoconfiança. Além disso, também afeta cerca de 25% das pessoas. Comer certos alimentos e certas condições também pode causar mau hálito.
O site do governo de Hong Kong para o Departamento de Saúde da Unidade de Educação em Saúde Oral afirma que o cheiro pode piorar se a boca estiver cheia de bactérias como Fusobacterium, P. intermedia, e T. denticola. As três bactérias decompõem as proteínas em compostos de sulfeto. Este composto é o que causa o mau hálito devido às cáries e ao mau hálito.
Como se livrar do mau hálito devido a cáries
Cerca de 80% dos casos de mau hálito têm origem em problemas com a boca e os dentes. Portanto, a solução precisa começar na sua saúde bucal e dentária.
Aqui estão algumas dicas que você pode fazer para prevenir o mau hálito devido a cáries:
1. Manter a higiene oral e dentária
Se você raramente limpa a boca e os dentes, as bactérias continuarão a se multiplicar e a piorar o mau hálito. Você pode evitar o mau hálito devido a cáries, realizando as seguintes etapas:
- Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e continue com o fio dental.
- Escove os dentes com uma escova de dentes elétrica ou de ponta pequena para limpar as áreas de difícil acesso.
- Use um creme dental especial para cáries
- Gargareje com um anti-séptico bucal após escovar os dentes.
- Limpa a superfície da língua de bactérias, sujeira e células mortas.
2. Verifique regularmente com o dentista
Os exames regulares pelo menos a cada 6 meses são muito importantes para prevenir o mau hálito devido a cáries. Isso ocorre porque escovar os dentes regularmente não é suficiente para manter uma higiene oral ideal.
Durante a visita, o dentista usará técnicas e ferramentas especiais para limpar completamente a boca e os dentes. As ferramentas utilizadas são capazes de remover a placa com mais eficiência.
Além disso, o dentista também pode detectar o risco de formação de novas cáries nos dentes e outros problemas de saúde, como doenças gengivais, infecções e cáries.
3. Beba bastante água
A água potável mantém a boca úmida enquanto limpa a boca das bactérias e da sujeira que está presa nela. Dessa forma, você pode reduzir sua exposição a bactérias e ácidos que corroem a superfície dos dentes.
Você também pode beber leite para minimizar o mau hálito. Evite bebidas açucaradas que contenham açúcar, refrigerantes, bebidas com sabor e semelhantes, para que o açúcar não grude nas cavidades dos dentes.
4. Gargarejo com enxaguatório bucal
Se você escova os dentes regularmente da maneira certa, mas o mau hálito devido às cáries não desaparece, não custa tentar outro método. O que pode ser feito para superar isso é gargarejar com um anti-séptico bucal.
Em um estudo, descobriu-se que enxaguatório bucal ou o enxaguatório bucal antibacteriano é considerado muito bom no controle do mau hálito. Preste atenção ao anti-séptico bucal que contém clorexidina assim como cetilpiridínio porque é útil para reduzir o número de bactérias na boca.
Em seguida, você também pode escolher um enxaguatório contendo dióxido de cloro e zinco porque ajuda a eliminar os odores ruins, neutralizando os odores ruins.
5. Reduza a ingestão de café
A maioria das pessoas, incluindo você, provavelmente precisa da ingestão de cafeína do café para começar o dia. O objetivo é aumentar o entusiasmo e eliminar a sonolência.
No entanto, quando estiver com mau hálito devido a cáries, tente reduzir a ingestão diária de café. Além de manchar os dentes, o café tem um alto teor de enxofre que causa mau hálito.
Além disso, o teor de cafeína no chá ou no café pode secar a boca. Isso também aumenta o odor na boca.
6. Evite consumir álcool
O consumo excessivo de álcool não é bom para a saúde. Uma delas é que pode agravar o mau hálito, também causado por cáries.
Em um estudo de 2018, publicado na revista Microbiome, os pesquisadores descobriram concentrações mais altas de bactérias nocivas. Isso está relacionado a problemas com os dentes, como doenças gengivais, e pode causar mau hálito.
Além disso, o álcool também pode desencadear o refluxo ácido, que faz com que o ácido gástrico suba para a garganta e produza um odor.
O mau hálito devido a cáries é realmente irritante. Se não for tratada, essa condição pode levar a problemas de saúde mais graves, como doenças gengivais ou infecções.
7. Consumo de certas frutas
Outra maneira de tentar se livrar do mau hálito devido às cáries é comer certas frutas.
Como maçãs que supostamente têm um efeito positivo no mau hálito. Em um estudo mostrou que as maçãs contêm compostos naturais para neutralizar o mau hálito. Além disso, o conteúdo também é útil para a produção de saliva, que atua no combate ao mau hálito.
No entanto, você pode evitá-lo de algumas maneiras simples. Se de fato a causa for cárie, vá imediatamente ao dentista para obtê-la. Depois disso, não se esqueça de manter a boca e os dentes limpos com os métodos acima.