Petéquias (petéquias) é uma doença da pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas manchas vermelhas ou roxas na pele. Petéquias podem ser uma característica tanto de doenças leves quanto graves. Além disso, essas manchas também podem aparecer como uma reação alérgica a medicamentos.
Por que aparecem petéquias (petéquias)?
Em termos gerais, as petéquias aparecem quando pequenos vasos sanguíneos (capilares) sob a pele sangram. Como resultado, o sangue eventualmente vaza para a pele e causa manchas vermelhas ou arroxeadas.
Há uma série de coisas que fazem isso acontecer, aqui estão as várias causas.
1. Esforçando-se por muito tempo
Petéquias leves podem aparecer quando uma pessoa se esforça por muito tempo. Algumas atividades, como levantar pesos, dar à luz, chorar ou tossir, tornam o corpo tenso, o que causa o rompimento dos vasos sanguíneos sob a pele.
2. Uso de certas drogas
Às vezes, as petéquias aparecem como um efeito colateral dos medicamentos. Alguns medicamentos que podem causar essa condição são antibióticos, antidepressivos, anticonvulsivantes, anticoagulantes, AINEs e tranqüilizantes.
3. Infecção por doença
Existem várias doenças de índice fúngico, viral e bacteriano que podem causar sintomas na forma de manchas petéquias. A doença é a seguinte.
- Dengue: a dengue pode causar trombocitopenia, que pode levar a petéquias.
- Citomegalovírus (CMV): Pode infectar quase qualquer pessoa, este vírus pode causar sintomas de fadiga, febre, dor de garganta e dores musculares em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
- Endocardite: Esta doença é uma infecção do revestimento interno do músculo cardíaco e das válvulas. Além de causar manchas, essa doença pode causar outros sintomas, como febre, calafrios, dores nas articulações e falta de ar.
- Dor de garganta: frequentemente é inofensivo, mas pode causar outras condições, como petéquias, inchaço das amígdalas e febre. Normalmente, o tipo de bactéria que causa dor de garganta é o grupo A Estreptococo.
- Meningococcemia: doença causada por bactérias Neisseria meningiditis que também pode ser uma causa de meningite. A doença é mais comum em bebês, crianças e adultos jovens.
4. Outras doenças
Essa condição também pode ocorrer como um sintoma de doenças não infecciosas, como as seguintes.
- Leucemia: Esta doença é um câncer que cresce nas células brancas do sangue. Em pessoas com leucemia, os glóbulos brancos não podem funcionar normalmente. Um dos sintomas é o aparecimento de pequenas manchas vermelhas na pele.
- Trombocitopenia: Esta condição faz com que o corpo tenha um número baixo de plaquetas (células do sangue que ajudam a coagular o sangue). Além das petéquias, a trombocitopenia também causa hematomas, sangramento nas gengivas ou nariz, sangue na urina, fadiga e pele e olhos amarelados.
- Vasculite: doença inflamatória das paredes dos vasos sanguíneos. Pode tornar os vasos sanguíneos mais espessos, estreitos e até feridos. Às vezes, a vasculite resulta de uma infecção, mas também pode ser causada por medicamentos, doenças ou outras condições.
Quais são os sintomas de petéquias que podem aparecer?
Como já mencionado, a principal característica desse quadro é o aparecimento de manchas vermelhas ou arroxeadas. Normalmente, os sintomas aparecem nos braços, pernas, abdômen e nádegas.
Essas manchas não coçam. Mas tome cuidado, porque se as manchas continuarem a crescer e coalescer, isso pode indicar que você tem um distúrbio de sangramento.
Petéquias também podem ser acompanhadas por outros sintomas, como:
- coágulos de sangue visíveis que aparecem sob a pele,
- sangramento fácil ou hematomas,
- sangramento nas gengivas,
- hemartrose,
- sangramento excepcionalmente excessivo durante a menstruação normal, e
- sangramento nasal.
Manchas de petéquias podem parecer erupções cutâneas. A diferença é que as manchas resultantes dessa condição não ficarão brancas ou pálidas quando pressionadas. Enquanto isso, a erupção vermelha geralmente fica pálida quando você pressiona.
Quando você deve ir ao médico?
Petéquias podem ser um sinal de certas doenças e precisam ser tratadas. Se você ou seu filho começar a ter essa condição, é melhor consultar imediatamente um médico para um diagnóstico e tratamento adequados.
Especialmente se os sintomas forem acompanhados por perda de consciência, febre alta, confusão, sangramento intenso ou dor de cabeça. É possível que esses sintomas sejam sinais de uma condição mais séria.
Então, como lidar com petéquias?
Claro, o médico tratará a doença de acordo com outras condições ou fatores que fazem com que ela apareça. Portanto, você deve fazer um exame para ver se há condições que são o início dos sintomas que você está experimentando.
O médico pode dar-lhe os seguintes medicamentos.
- Antibióticos para combater vírus ou bactérias, se a causa for uma infecção.
- Medicamentos corticosteróides para reduzir a inflamação da pele.
- Medicamentos que atuam na supressão do sistema imunológico, como azatioprina, metotrexato ou ciclofosfamida.
- Quimioterapia, terapia biológica ou radiação, se a causa for câncer.
Você também pode tomar analgésicos como ibuprofeno ou paracetamol para ajudar a aliviar os sintomas, depois descansar e beber bastante água.
Durante o tratamento, preste atenção aos seguintes pontos.
- Siga todas as orientações do médico, principalmente quanto ao consumo de medicamentos. Não interrompa o tratamento sem consultar o seu médico.
- Esteja sempre ciente das várias mudanças visíveis na pele.
- Contacte o seu médico imediatamente se tiver quaisquer questões ou preocupações sobre os seus sintomas.
Se se verificar que as petéquias aparecem como um efeito secundário do medicamento que está a tomar, o seu médico pode alterar ou reduzir a dose do medicamento que está a tomar.