As vitaminas são nutrientes importantes de que o corpo necessita. As vitaminas atuam ajudando o corpo a converter a energia dos alimentos para prevenir várias doenças. No entanto, a necessidade de vitaminas para pacientes com doença renal era diferente de pessoas saudáveis.
Vitaminas recomendadas para a saúde renal
Normalmente, pessoas com rins saudáveis podem obter suas necessidades diárias de vitaminas de alimentos, como carne, vegetais e laticínios. Infelizmente, isso não se aplica a pacientes com doença renal, especialmente aqueles em diálise.
A dieta pode ser limitada por certos tipos de alimentos. Como resultado, você não obtém as vitaminas de que precisa todos os dias. Portanto, seu médico pode sugerir uma lista de vitaminas abaixo, especialmente na forma de suplemento.
1. Vitamina B6
A vitamina B6 (piridoxina) é uma vitamina solúvel em água que é boa para a saúde renal. Isso ocorre porque a piridoxina reduz a excreção urinária de oxalato, um dos fatores de risco para cálculos renais de oxalato de cálcio.
Além disso, esse tipo de vitamina atua junto com outras vitaminas do complexo B para prevenir a anemia. Esse problema geralmente ocorre em pacientes com doença renal que estão fazendo diálise (diálise).
Você pode atender às suas necessidades diárias de vitamina B6 por meio de suplementos e alimentos, como peixes, fígado bovino e abacates.
2. Vitamina C
A vitamina C acaba desempenhando um papel importante na manutenção da saúde de pacientes com doenças renais. Esta vitamina ajuda o corpo a absorver o ferro, ajuda a produzir colágeno e mantém o sistema imunológico saudável.
Os benefícios dessa vitamina, outro nome para ácido ascórbico, são realmente necessários para manter a saúde de pacientes com doenças renais.
Mesmo assim, o excesso de ácido ascórbico pode causar um acúmulo de oxalato no corpo em pacientes com doença renal crônica. Portanto, pergunte ao seu médico a quantidade de vitamina C de que você precisa diariamente para prevenir novos problemas.
3. Vitamina D
Os rins são órgãos importantes que ajudam o corpo a processar a vitamina D (calciferol). A vitamina D pode vir de duas coisas, ou seja, exposição à radiação UVB ou absorvida de alimentos ou suplementos.
Enquanto isso, os rins convertem o calciferol dos suplementos ou do sol na forma ativa de que o corpo necessita. Por outro lado, baixos níveis desse nutriente tendem a ser encontrados em pessoas com doença renal crônica.
Os rins danificados não podem funcionar adequadamente na conversão do calciferol em sua forma ativa. Não é à toa que a necessidade diária de vitamina D em pacientes com doença renal precisa ser satisfeita com suplementos e uma dieta especial para a insuficiência renal.
Lista de proibições para pacientes com dor renal a evitar
4. Ácido fólico (vitamina B9)
O ácido fólico acaba por oferecer uma infinidade de benefícios à saúde, incluindo doenças renais. De acordo com um estudo de Rede JAMA , A terapia com suplemento de ácido fólico em pacientes com doença renal crônica ajuda a retardar a progressão dos danos renais.
Isso é observado em pacientes que também têm hipertensão com doença renal crônica leve a moderada.
Além do mais, o ácido fólico ajuda a reduzir o risco de anemia que costuma ocorrer em pessoas com problemas renais.
5. Vitamina B12
Os rins são importantes na filtragem de nutrientes do sangue e da linfa, incluindo a vitamina B12 (cobalamina).
Enquanto isso, os pacientes com insuficiência renal crônica ou lesão renal aguda apresentam altos níveis de vitaminas e outros nutrientes na urina. Isso significa que esses nutrientes não são totalmente absorvidos pelo corpo.
Na verdade, níveis elevados de homocisteína no sangue indicam que o corpo carece de vitamina B12. Isso acaba colocando você em risco de anemia.
Portanto, os pacientes com doença renal, especialmente aqueles em diálise, precisam de mais ingestão de cobalamina para prevenir isso.
Vitaminas que não são recomendadas para pacientes com doença renal
As vitaminas são importantes para um corpo saudável, incluindo os rins. No entanto, nem todos devem ser consumidos, pois a função renal é problemática. Existem algumas vitaminas que você realmente precisa evitar para não sobrecarregar sua função.
Embora a vitamina A seja útil no apoio ao crescimento das células e tecidos do corpo, bem como na proteção contra infecções, uma quantidade excessiva dessa vitamina não é boa para os rins.
Na verdade, os suplementos de vitamina A não são recomendados para pacientes com essa doença crônica. Tomar muita vitamina A pode desencadear intoxicações, que se caracterizam por náuseas, tonturas e outros problemas de saúde.
Se você está preocupado com a deficiência de vitamina A em seu corpo, pergunte a seu médico ou nutricionista quanto é a necessidade diária de vitaminas de acordo com a condição de seus rins.
Outros tipos de vitaminas que podem desencadear danos mais graves ao funcionamento de um dos órgãos desse sistema urológico, quando consumidos em excesso, são a vitamina E e a vitamina K.
Se você tiver mais perguntas, entre em contato com seu urologista para entender a solução certa de acordo com sua condição.