Durante a gravidez, você pode ter uma série de problemas irritantes que são inofensivos, mas ainda tornam as atividades desconfortáveis. Um dos problemas mais comuns de que as mulheres grávidas se queixam é a fadiga e o cansaço. Por que, e é normal você se sentir cansada o tempo todo durante a gravidez?
Causas de fadiga durante a gravidez
As mulheres muitas vezes se sentem fracas e cansadas durante a gravidez devido às mudanças hormonais durante a gravidez. Com o aumento da idade gestacional, o metabolismo corporal da mãe aumenta, o que afeta o aumento do hormônio progesterona.
Altos níveis de progesterona no corpo é o que faz as mulheres grávidas sentirem-se sonolentas e cansadas rapidamente.
A gravidez também causa uma série de mudanças importantes no físico da mãe. A partir do início do trimestre, quando o corpo trabalhará mais para preparar a placenta.
A placenta ajuda a canalizar todos os tipos de suporte nutricional para a formação de células fetais; então, a fadiga pode reaparecer no último trimestre da gravidez.
Por volta de 30-34 semanas de gestação, a barriga crescente da mãe exerce uma pressão maior sobre seu corpo, de modo que a mãe se cansa rapidamente durante a gravidez.
Na verdade, como resultado você também está propenso a sentir cãibras nas pernas e dores nas costas. Nessa idade gestacional, o bebê também se movimenta ativamente e chuta a barriga, o que faz com que a mãe se sinta desconfortável.
Além de várias mudanças hormonais e físicas durante a gravidez, as mães tendem a sentir fadiga durante a gravidez porque são afetadas pelo estresse e ansiedade durante o parto.
Essa condição psicológica pode reduzir o tempo de descanso, de modo que as mulheres grávidas tendem a se sentir cansadas.
A fadiga experimentada por mulheres grávidas pode variar. Alguns se sentem muito cansados, outros não tanto.
Normalmente, a fadiga durante a gravidez diminuirá gradualmente na semana 12 à semana 14.
Depois de passar a semana, sua energia pode voltar ao normal novamente para que você se sinta mais apto e com mais energia.
Fadiga durante a gravidez que deve ser verificada por um médico
Se você ainda se sentir cansado mesmo depois de comer o suficiente e descansar, é melhor consultar um médico imediatamente.
Existem várias razões possíveis pelas quais você se sente cansada rapidamente durante a gravidez, conforme abaixo.
- A fadiga, seguida de fome e sede constantes, pode ser um sintoma de diabetes gestacional.
- Fadiga que não passa mesmo depois de descansar.
- Fadiga seguida de sintomas como febre, dor de garganta e glândulas inchadas.
- Fadiga severa seguida de náuseas, vômitos e aumento da frequência de micção. Isso pode ser um sintoma de gravidez ectópica, também conhecida como gravidez fora do útero.
Fadiga durante a gravidez que não passa pode ser um sinal de depressão
A fadiga da maioria das atividades geralmente desaparece dentro de alguns dias ou depois que você descansa o suficiente.
No entanto, você deve estar ciente do cansaço que não passa durante a gravidez. Isso pode ser um sinal de que você estava deprimido durante a gravidez.
Simplificando, a depressão é uma reação corporal que pode ser desencadeada por estresse agudo devido à produção excessiva do hormônio do estresse, cortisol.
A quantidade de hormônio cortisol no corpo é lida pelo cérebro como uma ameaça externa que precisa ser combatida ou evitada.
Para evitar que a energia acabe, o cérebro instrui o corpo a descansar. Como resultado, você fica muito cansado e sem forças.
Na verdade, as pessoas deprimidas não estão enfrentando uma ameaça que deva ser fisicamente combatida ou evitada.
A depressão indiretamente pede que você pare por um momento com as coisas que o incomodam mentalmente. Quer se trate de problemas familiares, financeiros ou o trauma de perder um ente querido.
No entanto, como seu corpo não pode "falar" diretamente com você, um dos sinais que ele pode mostrar é o cansaço excessivo.
Uma pessoa que está deprimida muitas vezes não quer fazer nenhuma atividade, sente-se cansada o dia todo, perde o apetite e se sente desesperada e miserável.
Como controlar a fadiga durante a gravidez?
Aqui estão várias maneiras de controlar a fadiga durante a gravidez.
- Não tome o descanso como garantido. A gravidez é um momento especial na vida de uma mãe. Se você não for capaz de fazer todo o trabalho como antes de engravidar, nunca force. Cochilar pode ser a rotina certa para mulheres grávidas para lidar com a fadiga, mesmo que seja apenas por 15 minutos.
- Ajuste o cronograma de trabalho. Reduza o horário de trabalho para mais descanso.
- Faça exercícios leves, como caminhar ou nadar.
- Faça um cronograma de descanso regular, como ir e acordar ao mesmo tempo
- Certifique-se de comer uma dieta nutricionalmente equilibrada. Coma mais do que antes da gravidez, na recomendação do Ministério da Saúde da Indonésia em 2013, pelo menos as mulheres grávidas no 1º trimestre aumentam sua ingestão em 180 cal, e no 2º e 3º trimestres aumenta para 300 cal. A alimentação das mulheres grávidas deve conter carboidratos (arroz, batata, aletria, macarrão, pão, macarrão, etc.), componentes básicos (frango, peixe, carne, ovos, fígado. Leite, feijão, tofu, tempeh, queijo) e substâncias reguladoras (frutas e vegetais frescos). Procure comer alimentos com porções pequenas e frequentes.
- Certifique-se de que não está desidratado, beba muita água, pois as mulheres grávidas precisam de uma necessidade maior de água durante a gravidez. Com base na recomendação do Ministério da Saúde da República da Indonésia em 2013, ambos nos trimestres 1,2 e 3, a adequação das gestantes deve ser acrescida de pelo menos 300 ml dos habituais 8 copos por dia.
- Gerenciar o estresse e as emoções durante a gravidez