Várias causas da caspa e como superá-la •

A caspa não é um problema trivial, porque a caspa pode incomodar qualquer pessoa que a tenha. A aparência dos cabelos, tanto femininos quanto masculinos, é um dos fatores importantes para aumentar a autoconfiança. De acordo com mayoclinic.org, a caspa é uma condição crônica comum do couro cabeludo caracterizada pela descamação da pele do couro cabeludo. O sintoma facilmente reconhecível da caspa é a presença de flocos de pele morta, branca, oleosa e com coceira, espalhados pelo cabelo ou que podem cair até os ombros. Para algumas pessoas, a caspa é um problema difícil de superar. Mas não se preocupe, difícil não significa intransponível.

Causas da caspa

A caspa pode ocorrer devido às seguintes causas:

  • Pele irritada e oleosa (dermatite seborreica) . Essa condição é uma das causas mais comuns de caspa. É caracterizada por pele vermelha e oleosa coberta por escamas brancas ou amarelas.
  • Não lave o cabelo . Se você não lavar o cabelo regularmente, a oleosidade e as células da pele do couro cabeludo serão removidas, causando caspa.
  • Levedura semelhante a cogumelo (malassezia) . Malassezia vive no couro cabeludo da maioria dos adultos. No entanto, alguns causam irritação no couro cabeludo e fazem com que muitas células da pele cresçam. O excesso de células restantes morrerão e se transformarão em caspa.
  • Pele seca . Os flocos de pele seca são geralmente menores e menos oleosos do que outras causas de caspa.
  • Sensível a certos produtos Às vezes, a sensibilidade a certos ingredientes em produtos para o cabelo ou tinturas de cabelo pode causar um couro cabeludo vermelho, coceira e escamoso.

Várias maneiras de lidar com a caspa

1. Usando shampoo anticaspa

Em geral, a limpeza diária do cabelo com um xampu suave para reduzir a oleosidade e o acúmulo de células da pele seca pode ajudar com problemas leves de caspa. No entanto, quando o xampu comum não funciona, um xampu especial anticaspa disponível na maioria das drogarias pode resolver o problema. No entanto, você precisa se lembrar que nem todos os xampus para caspa são iguais, então você precisa realmente saber qual é o mais adequado para você.

A seguir está uma classificação de shampoo específico para caspa de acordo com seu conteúdo medicinal:

  • Shampoo piritiona zinco
  • Shampoo à base de alcatrão
  • Shampoo contendo ácido salicílico
  • Shampoo de sulfeto de selênio
  • Shampoo de cetoconazol

Além disso, o shampoo anticaspa contendo mentol também pode ser usado como uma opção. Dado o conteúdo de mentol é útil para refrescar o couro cabeludo e reduzir a coceira devido à caspa seca ou úmida.

Tente usar este shampoo todos os dias até que sua caspa seja resolvida. Em seguida, reduza o tempo de uso para 2-3 vezes por semana ou conforme necessário. Não se esqueça de ler os termos de uso no frasco de shampoo. Se o seu shampoo já mostra resultados há algum tempo e depois perde a eficácia, é necessário alterná-lo com outro shampoo.

2. Usando ingredientes naturais

A caspa pode ser controlada seguindo várias rotinas de cuidados com os cabelos saudáveis. Você pode tentar alguns remédios caseiros simples e naturais. É verdade que o tratamento com ingredientes naturais leva mais tempo, mas se você tem pele sensível, esse tratamento é perfeito para você porque os ingredientes naturais não têm efeitos colaterais e são eficazes na resolução total do problema.

Aqui estão alguns ingredientes naturais que podem te tirar do problema da caspa:

  • Aspirina . O ácido salicílico encontrado na aspirina pode ser um tratamento eficaz para a caspa. Você pode usar 2 aspirinas trituradas e misturá-las com seu shampoo normal, depois deixá-las repousar por 1-2 minutos e enxaguar.
  • Óleo da árvore do chá . Um estudo mostrou que um shampoo contendo 5 gotas de óleo da árvore do chá pode tratar o problema da caspa aguda. Você também pode misturar óleo da árvore do chá no shampoo que você normalmente usa.
  • Óleo de côco . O problema da caspa também pode ser tratado com óleo de coco. Antes do banho, massageie o couro cabeludo com 3-5 colheres de sopa de óleo de coco. Você também pode misturar óleo de coco com shampoo.
  • Limão . Massageie o couro cabeludo com 2 colheres de sopa de suco de limão e enxágue com água. Repita este método até que a caspa desapareça. O ácido do limão equilibra o pH do couro cabeludo, o que pode ajudar com a caspa.
  • Azeite . Aqueça o azeite e massageie o couro cabeludo com o azeite aquecido. Deixe repousar por 45 minutos e depois enxágue com shampoo e condicionador.
  • Sal . Os abrasivos do sal de cozinha podem remover os flocos de caspa antes de você lavar o cabelo. Pegue uma pitada de sal e aplique no couro cabeludo. Depois disso, esfregue suavemente a gosto e, em seguida, lave com xampu até ficar limpo.