Dor de cabeça é uma queixa frequentemente sentida pelas mulheres durante a menstruação ou menstruação, além de dores nas costas e flatulência. No entanto, as dores de cabeça nem sempre aparecem quando você está menstruada. As dores de cabeça podem aparecer antes ou depois da menstruação. Então, quais são as causas das dores de cabeça que aparecem durante a menstruação e como superá-las facilmente?
Causas de dores de cabeça durante a menstruação
Existem muitas causas comuns de dores de cabeça. No entanto, as dores de cabeça que ocorrem durante a menstruação geralmente são causadas por alterações hormonais no corpo.
Antes e durante a menstruação, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona no corpo continuam a flutuar. Citado na Mayo Clinic, os hormônios estrogênio e progesterona têm papel fundamental na regulação do ciclo menstrual e da gravidez.
O estrogênio é um hormônio que geralmente aumenta durante a menstruação para ajudar a liberar os óvulos. Enquanto isso, o aumento do hormônio progesterona pode ajudar a engrossar o revestimento do útero para preparar o feto para a gravidez.
Após a ovulação e nenhuma gravidez ocorrer, esses hormônios voltarão ao seu ponto mais baixo. É aí que você pode ter uma dor de cabeça. Não apenas isso. As alterações hormonais durante a menstruação também estão relacionadas aos níveis de substâncias químicas no cérebro que podem causar dores de cabeça.
Diferencie entre dores de cabeça regulares e enxaquecas durante a menstruação
Alterações nos hormônios e nos níveis químicos cerebrais durante a menstruação comumente causam esse tipo de enxaqueca. As mulheres têm uma tendência maior a sofrer de enxaquecas do que os homens.
Embora à primeira vista pareça semelhante, mas isso não significa que dores de cabeça e enxaquecas durante a menstruação não sejam diferentes. O que distingue os dois tipos de dores de cabeça é a dor que ocorre.
1. Dor de cabeça durante a menstruação
As cefaleias comuns causadas por alterações hormonais durante a menstruação são geralmente ligeiras a moderadas. A dor que aparece geralmente dá a sensação de que a cabeça está sendo agarrada latejante.
Se você tiver essa dor de cabeça, pode ser muito irritante e fazer você se sentir desconfortável. No entanto, a dor não é muito forte nem interfere em suas atividades diárias.
2. Enxaqueca durante a menstruação
É mais provável que você tenha enxaquecas do que dores de cabeça regulares durante a menstruação. Mesmo que você esteja acostumada a ter ataques de enxaqueca, estará propensa a ter enxaquecas durante a menstruação.
As enxaquecas geralmente são divididas em duas, enxaqueca com ou sem aura. No entanto, as enxaquecas que ocorrem durante a menstruação são geralmente enxaquecas sem aura.
As enxaquecas que ocorrem durante a menstruação geralmente causam uma sensação latejante que é muito dolorosa. Essa dor pode começar de um lado da cabeça e passar para o outro lado.
Não apenas isso. A causa das dores de cabeça durante a menstruação também pode tornar difícil para você abrir os olhos e pensar. Não é incomum que enxaquecas durante a menstruação tornem as mulheres incapazes de realizar as atividades diárias como de costume.
Sintomas de dor de cabeça durante a menstruação
Para identificar o tipo de dor de cabeça que você sente durante a menstruação, pode ser necessário identificar os sintomas que podem surgir. A partir desses sintomas, será mais fácil determinar o tipo de dor de cabeça e como lidar com ela.
Os sintomas de dor de cabeça que podem resultar de alterações hormonais incluem:
- muito muito cansado
- dores nas articulações e músculos
- prisão de ventre ou diarreia
- mudanças de humor
- faminto facilmente
No entanto, não apenas dores de cabeça, os sintomas acima também podem aparecer quando você tem uma enxaqueca. Enquanto isso, outros sintomas que podem aparecer devido às enxaquecas são:
- enjoado
- jogar fora
- mais sensível ao som
- mais sensível à luz brilhante
Como lidar com as dores de cabeça durante a menstruação?
As dores de cabeça causadas por alterações hormonais geralmente são difíceis de evitar. No entanto, você ainda pode tentar contornar isso das seguintes maneiras:
1. Uso de analgésicos
As dores de cabeça menstruais podem ser tratadas com analgésicos. Alguns dos medicamentos que você pode tomar incluem ibuprofeno, naproxeno e aspirina.
Esses analgésicos geralmente atuam interrompendo a produção do hormônio prostaglandina no corpo. Esse hormônio é o que faz com que você sinta dores no corpo, inclusive na cabeça.
Além disso, você também pode usar o paracetamol, um analgésico que age no corpo interagindo com o hormônio prostaglandina. As interações que ocorrem ajudam a mudar a resposta do seu corpo à dor.
No entanto, você deve sempre consultar seu médico sobre o uso de medicamentos. A razão é que nem todas as mulheres têm exatamente a mesma condição.
Dessa forma, seu médico pode ajudá-lo a pesar os riscos e benefícios de usar o medicamento para você.
2. Tomando medicamentos prescritos do médico
Para tratar dores de cabeça de enxaqueca, você também pode usar medicamentos triptano, um dos quais é o sumatriptano.
Este medicamento geralmente é prescrito por um médico para tratar enxaquecas que são severas o suficiente e não podem ser tratadas com medicamentos de venda livre.
O sumpatriptano contrai os vasos sanguíneos da cabeça que estão dilatados devido à enxaqueca. Então, essa droga também bloqueia os sinais de dor para o cérebro, de modo que as dores de cabeça da enxaqueca diminuem. Mas lembre-se de que você só deve usar este medicamento se prescrito por um médico.
3. Cuidando de casa
Enquanto isso, também existem remédios caseiros simples para dores de cabeça durante a menstruação. Alguns desses métodos você pode fazer de forma independente, como:
- Coloque um saco de cubos de gelo enrolado em uma toalha na área da cabeça que dói.
- Pratique relaxamento para reduzir o estresse.
- A acupuntura pode ajudar a relaxar e a aliviar as dores de cabeça.
- Faça uma anotação pessoal sobre as dores de cabeça. Mantenha um registro de todas as ocasiões em que suas cefaléias menstruais começarem para ajudar o médico a encontrar um padrão e tratá-lo.