Existe muco na urina, o que o causa? •

Você já encontrou muco ao fazer xixi? Nossos corpos produzem muco naturalmente para defendê-lo, mas se houver muito muco saindo com a urina, isso pode ser um sinal de um distúrbio no corpo que você talvez não tenha notado antes.

A urina é geralmente de cor transparente. A presença de vestígios de muco na urina pode dar uma aparência turva e turva e pode indicar um problema com o sistema excretor, imunológico ou reprodutor. A passagem de muco ao urinar também pode indicar uma doença subjacente.

Várias causas de secreção de muco ao urinar

Algumas das possíveis causas de muco na urina estão listadas abaixo:

1. Corrimento vaginal (leucorreia)

Parte do muco da urina vem do revestimento da uretra e da bexiga. Depois de urinar, uma pequena quantidade de muco vai junto com a urina, embora geralmente não seja visível porque o poder de refração da urina e do muco é quase o mesmo. A urina vem dos rins, onde as proteínas contidas no muco são produzidas. A urina carrega proteínas à medida que sai dos rins. Durante a ovulação e a menstruação, a quantidade de secreção vaginal aumenta, assim como o muco no colo do útero, parte do qual flui com a urina.

O corrimento vaginal normal é geralmente uma pasta / gel pegajoso transparente ou branco leitoso claro (pode ficar amarelado à medida que seca) e pode emitir um leve odor de peixe ou mesmo nenhum. O volume que sai com a urina pode ser muito pequeno ou muito, especialmente quando você está ovulando ou está excitada. Fique atento a quaisquer alterações na cor, cheiro e textura do corrimento vaginal que sejam muito diferentes do que você está acostumada, bem como outros sintomas associados, como dor pélvica ou corrimento vaginal seguido de coceira, inchaço, calor, ou desconforto na área ao redor da vagina.

O que os homens ocasionalmente podem encontrar muco ao urinar é claro ou branco leitoso que é transportado do pênis e da uretra (não do sêmen). Isso também é normal.

2. Infecção do trato urinário (ITU)

A infecção do trato urinário é uma infecção comum causada por bactérias. O trato urinário consiste em vários órgãos, desde os rins, a uretra e os ureteres até a bexiga. As infecções do trato urinário por bactérias ou outros patógenos ocorrem quando esses organismos estranhos se infiltram no sistema urinário ou através da corrente sanguínea. As bactérias podem entrar pela uretra e se multiplicar na bexiga, causando inflamação e, em seguida, se espalhando para outras áreas onde as bactérias se multiplicarão.

Se não for tratada, a infecção pode se espalhar para os rins e fazer com que o muco saia ao urinar. Além de muco na urina, uma UTI pode causar sintomas variados, como dor e uma sensação de queimação ao urinar, aumento da vontade de urinar, dor na parte inferior do abdômen (umbigo para baixo), urina que pinga quando sai, e dor lombar. As ITUs costumam ocorrer em mulheres grávidas por causa da pressão na bexiga, que causa menos armazenamento de urina. Mulheres grávidas podem ter muco ao urinar porque o sistema de secreção de muco é muito ativo devido aos hormônios durante a gravidez.

3. doença venérea

As doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a clamídia e a gonorreia, podem causar estrias de muco na urina. A clamídia torna o muco de uma cor branca turva, enquanto a gonorréia torna o muco amarelado escuro. Os sintomas adicionais incluem urina turva ou turva de cor anormalmente amarela.

4. Síndrome do intestino irritável (IBS)

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio digestivo de causa desconhecida, no qual seus intestinos não funcionam normalmente por 6 meses ou mais. Esta doença também pode ser caracterizada pela presença de muco na urina. O muco durante a micção pode resultar da produção excessiva de muco, que também está presente nas fezes, especialmente se a pessoa defecar e urinar ao mesmo tempo.

5. Pedras nos rins

Uma pessoa com cálculos renais tem maior probabilidade de apresentar produção de urina escura e de cheiro muito ruim, acompanhada de muco ao urinar. Portanto, o médico também verificará a presença de pedras nos rins ou outros bloqueios do sistema urinário quando for detectado muco na urina. Os distúrbios de obstrução do sistema urinário e pedras nos rins também podem causar outros sintomas, como dores na pelve e abdômen a cólicas extremas. A opção final de tratamento para pedras nos rins é a remoção cirúrgica da pedra.

6. Inflamação do intestino grosso (colite ulcerosa)

Os pacientes com colite sofrem danos nas membranas mucosas, o que faz com que o corpo multiplique a produção de muco pelas membranas mucosas intestinais. Os sinais e sintomas desta doença são bastante específicos e incluem inchaço do revestimento dos intestinos e a presença de úlceras nos intestinos. As úlceras fazem com que o paciente tenha diarreia com sangue. Outros sintomas incluem dor na parte inferior do abdômen e urgência nas fezes (uma necessidade repentina e insuportável de evacuar).

O muco na urina é o resultado da mistura da urina com o excesso de muco das úlceras anais. As úlceras também liberam muco que chega ao sistema urinário. Esse muco é eventualmente excretado do corpo pela urina.

7. Câncer de bexiga

O câncer de bexiga é um tipo raro de câncer que ocorre devido ao crescimento de células tumorais malignas ou anormais na bexiga. O câncer de bexiga indica a presença de muco na urina. Outros sintomas do câncer de bexiga incluem sangue na urina (hematúria), dor ao urinar e dor pélvica.

As pessoas que apresentam muco ao urinar devem consultar um médico para um diagnóstico e tratamento eficazes.

LEIA TAMBÉM:

  • Distinguir dor de estômago devido a gases, apendicite ou pedras nos rins
  • Como superar o superaquecimento durante a menopausa (ondas de calor)
  • Olá, maridos, aqui estão 15 sinais de que sua esposa está grávida