Os casos de pressão alta ou hipertensão continuam a aumentar de ano para ano. Os dados mais recentes do Riskesdas, do Ministério da Saúde, mostram que os casos de hipertensão no país aumentaram de 25,8% em 2013 para 34,1% ao final de 2018. Embora continue aumentando, a prevenção da hipertensão ainda é possível. Você pode diminuir o risco de desenvolver esta doença no futuro, conhecendo as várias causas da pressão alta ou hipertensão.
Com base na causa, existem dois tipos comuns de hipertensão, nomeadamente hipertensão primária e hipertensão secundária. Seja qual for a causa, esses dois tipos de hipertensão devem ser observados. Se não for tratada adequadamente, a hipertensão pode levar a complicações da hipertensão, como doenças cardíacas ou insuficiência renal. Na verdade, nas mulheres, os fatores de risco para hipertensão aumentam com as condições especiais que elas apresentam.
Quais são as causas da hipertensão primária?
A hipertensão primária ou também chamada de hipertensão essencial é uma condição de hipertensão sem uma causa específica clara. Até 95% das pessoas com pressão alta se enquadram nessa categoria. A maioria das pessoas com esse tipo de hipertensão não apresenta sintomas significativos de hipertensão.
A hipertensão primária pode ocorrer em todas as idades, mas ocorre com mais frequência na meia-idade. A causa da hipertensão primária não é conhecida com certeza. No entanto, os especialistas suspeitam que fatores genéticos combinados com fatores de estilo de vida pouco saudáveis podem ser a causa.
Aqui estão alguns fatores que podem contribuir como causa da hipertensão primária:
1. Muito consumo de sal
O sal não é de todo ruim. No entanto, a possibilidade de o sal causar hipertensão quando consumido em excesso.
O consumo de sal pode aumentar a quantidade de sódio no corpo. O excesso de sódio tornará difícil para os rins se livrarem dos fluidos restantes no corpo, resultando no acúmulo de fluidos. Eventualmente, esse acúmulo de fluido faz com que a pressão arterial suba.
A ingestão excessiva de sal também causa pressão extra nas paredes das artérias. Essa pressão extra faz com que as artérias engrossem e se tornem mais estreitas, fazendo com que a pressão arterial também aumente. Eventualmente, as artérias explodirão ou ficarão bloqueadas. Danos nessas artérias também bloqueiam o fluxo sanguíneo para vários órgãos, como o coração e o cérebro.
A ingestão de sal não provém apenas da adição de sal de cozinha ou sal de cozinha. Sal ou sódio que estão em risco de causar hipertensão podem ser encontrados em outras formas, por exemplo, em alimentos embalados ou fast food (comida rápida).
Pesquisa publicada no Journal of Human Hypertension afirma que reduzir a porção de sal (em qualquer forma) de 10 gramas para 6 gramas por dia diminui o risco de hipertensão. A redução do sal também pode reduzir o risco de morte por acidente vascular cerebral em 14 por cento e 9 por cento do risco de morte por doença coronariana por complicações de hipertensão.
Portanto, se você tem um histórico de hipertensão, seu médico com certeza pedirá que você faça uma dieta para hipertensão, reduzindo a ingestão de sal. Mesmo que você tome regularmente medicamentos para hipertensão, ainda assim deve reduzir a ingestão de sal para evitar complicações de hipertensão.
2. Estresse frequente
O estresse pode aumentar sua pressão arterial. Quando estressado, o corpo libera os hormônios cortisol e adrenalina, que podem causar aumento da frequência cardíaca. Esses hormônios também podem estreitar os vasos sanguíneos, resultando em um aumento da pressão arterial.
Os efeitos do aumento da pressão arterial devido ao estresse tendem a ser temporários. Os especialistas não têm certeza de que o estresse pode causar hipertensão a longo prazo. No entanto, reduzir o estresse pode melhorar sua saúde geral para que sua pressão arterial possa ser mantida.
O motivo é que o estresse persistente pode desencadear mudanças no estilo de vida pouco saudáveis. O estresse costuma fazer você "desejar" fumar, beber ou até comer demais. Bem, no final, essas coisas são a causa do aumento da pressão arterial e aparecem os sintomas da hipertensão.
O estresse geralmente ocorre devido a vários fatores, como trabalho, família ou finanças. Além disso, o estresse também pode ocorrer em alguém que não consegue dormir. Portanto, a falta de sono pode causar hipertensão em uma pessoa.
3. Preguiçoso para se mover
O codinome do movimento preguiçoso é uma causa de pressão alta ou hipertensão, que muitas vezes é subestimada. A frequência cardíaca de uma pessoa que raramente se move geralmente tende a ser rápida. Isso faz com que o coração tenha que trabalhar mais duro para bombear o sangue, o que acaba resultando em um aumento da pressão arterial ou hipertensão.
Portanto, não dê desculpas por não ter tempo para fazer exercícios se quiser evitar a hipertensão. Comece devagar com exercícios leves, mas regulares e regulares, como caminhar.
Há muito se sabe que a atividade física regular ou exercícios físicos são eficazes para manter a pressão arterial estável. No final, os exercícios regulares ajudam a mantê-lo longe das causas da pressão alta ou hipertensão.
4. Sobrepeso ou obesidade
A obesidade e o excesso de peso estão intimamente relacionados à hipertensão. Na verdade, essas duas coisas são consideradas as causas mais comuns de hipertensão.
Você é classificado como com sobrepeso se seu índice de massa corporal estiver acima de 23. Enquanto isso, você é classificado como obeso se seu índice de massa corporal estiver acima de 25. Verifique seu índice de massa corporal primeiro com a calculadora de IMC aqui. O alto número de seu IMC pode ser um indicador da causa da hipertensão.
Quanto mais pesada for a massa corporal, mais sangue será necessário para fornecer oxigênio e nutrientes a todos os tecidos do corpo. É claro que isso faz com que o coração trabalhe mais do que o normal, de modo que, com o tempo, a pressão arterial aumenta e a hipertensão não pode ser evitada.
5. Hábitos de fumar
Fumar também é uma das causas mais comuns de hipertensão ou pressão alta. Foi demonstrado que os cigarros aumentam drasticamente a pressão arterial após a primeira tragada. Em particular, a pressão arterial sistólica aumenta para até 4 mmHg.
Isso ocorre porque o conteúdo de substâncias nocivas nele, como a nicotina, pode danificar o revestimento das paredes das artérias. Quando isso acontece, as artérias se estreitam e a pressão arterial aumenta.
O aumento da pressão arterial devido ao tabagismo também pode ser uma causa de danos a longo prazo aos vasos sanguíneos de pessoas com hipertensão. Portanto, fumantes ativos com pressão alta correm o risco de complicações de hipertensão, como acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e ataque cardíaco.
6. Consumo excessivo de álcool
Outra causa de hipertensão ou pressão alta são bebidas alcoólicas (álcool) ou bebidas alcoólicas. De acordo com a Clínica Mayo, beber muito álcool pode elevar a pressão arterial a níveis prejudiciais à saúde.
Consumir mais de três bebidas alcoólicas por vez pode elevar a pressão arterial temporariamente, mas beber repetidamente pode causar hipertensão a longo prazo.
A American Heart Association (AHA) afirma que o álcool pode aumentar os níveis de gordura no sangue, o que pode causar o acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Quando isso acontece, a pressão arterial aumenta e também aumenta o risco de outras doenças, como ataques cardíacos, derrames ou distúrbios de outros órgãos vitais.
Então, qual pode ser a causa da hipertensão secundária?
Em alguns casos, outros problemas médicos que já atacaram podem ser a causa da hipertensão ou pressão alta. Esta condição é conhecida como hipertensão secundária. O uso de certos medicamentos também pode ser causa de hipertensão ou de tipos secundários de hipertensão.
A hipertensão secundária tende a aparecer repentinamente e pode fazer com que a pressão arterial suba mais do que a hipertensão primária. Aqui estão algumas condições e medicamentos que podem causar hipertensão ou hipertensão secundária:
1. Apnéia do sono
A dificuldade em respirar durante o sono, também conhecida como apneia obstrutiva do sono, faz com que a respiração pare temporariamente. Essa condição faz com que o corpo experimente uma diminuição nos níveis de oxigênio no sangue. Quando isso acontece, a função do coração e dos vasos sanguíneos pode ser prejudicada, fazendo com que a pressão arterial aumente.
Além de aumentar a pressão arterial, a apnéia do sono também aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame e batimento cardíaco irregular (palpitações).
2. Problemas renais
Aparentemente, problemas renais também podem ser a causa da pressão alta. Esta condição é conhecida como hipertensão renal. Como os problemas renais podem ser a causa da hipertensão?
A hipertensão devido a problemas renais ocorre quando os vasos sanguíneos nos rins se estreitam (estenose). Quando seus rins não recebem sangue suficiente, eles pensam que seu corpo está desidratado. Portanto, os rins respondem liberando hormônios que fazem o corpo reter sal e água.
Essa condição causa o acúmulo de líquido em excesso nos vasos sangüíneos, causando pressão alta ou hipertensão.
O estreitamento dos vasos sanguíneos nas artérias renais geralmente é causado por aterosclerose ou endurecimento das artérias. Esta doença também é uma causa comum de ataques cardíacos e derrames. No entanto, a causa do endurecimento das artérias ainda é desconhecida.
3. Tumores das glândulas supra-renais
Uma das outras causas da hipertensão é uma anomalia nas glândulas supra-renais. As glândulas supra-renais são pequenos órgãos localizados perto dos rins. A função dessas glândulas é produzir aldosterona, epinefrina e norepinefrina, hormônios que atuam na regulação da pressão arterial.
Se houver um tumor, as glândulas supra-renais produzirão mais hormônios. O aumento desses hormônios tem o potencial de aumentar a pressão arterial, de modo que pode ocorrer hipertensão.
Além disso, você também pode sentir outros sinais e sintomas, como tontura, sudorese excessiva, batimentos cardíacos mais rápidos e hematomas em várias partes do corpo.
4. Distúrbios da tireoide
De acordo com o site Médico de Família AmericanoProblemas com a glândula tireoide também costumam ser associados como causa de pressão alta ou hipertensão. Cerca de 3% dos pacientes com pressão alta também desenvolvem hipotireoidismo.
Como os problemas de tireoide podem ser a causa da hipertensão? Portanto, a glândula tireóide é um órgão que produz hormônios que regulam o metabolismo, a temperatura corporal, a frequência cardíaca, o peso corporal e assim por diante.
O hipotireoidismo é um distúrbio em que a glândula não consegue produzir hormônios suficientes para o corpo. Não apenas o hipotireoidismo, a produção excessiva de hormônios na tireoide ou o hipertireoidismo também têm o potencial de fazer com que a pressão arterial aumente e apareça hipertensão.
5. História de diabetes
Outra doença que pode causar hipertensão é o diabetes mellitus, que também inclui o diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional.
O corpo de uma pessoa com diabetes não tem insulina suficiente para processar o açúcar no corpo, ou a insulina no corpo está anormal. A insulina é um hormônio que ajuda o corpo a processar o açúcar dos alimentos em energia. Se houver um problema com a insulina, o açúcar não pode ser processado pelas células do corpo, então ele se acumula nos vasos sanguíneos e corre o risco de causar hipertensão.
Se houver acúmulo de açúcar no sangue, as chances de complicações de saúde são ainda maiores, incluindo doenças cardíacas, derrames, doenças renais e outros problemas de saúde.
Além das coisas mencionadas acima, outras condições de saúde que podem causar pressão alta ou hipertensão são:
- Defeitos congênitos nos vasos sanguíneos.
- Certos medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, resfriados, descongestionantes, analgésicos e alguns medicamentos prescritos.
- Drogas ilegais, como cocaína e anfetaminas.
- Gravidez.
Fatores de risco que causam hipertensão ou pressão alta
O termo "fator de risco" em si não é, na verdade, uma causa direta de hipertensão ou pressão alta. Os fatores de risco são hábitos, condições e coisas semelhantes que podem aumentar o risco de desenvolver uma doença.
Portanto, quanto mais fatores de risco que causam hipertensão você tiver, maiores serão suas chances de ter hipertensão.
Os fatores de risco para hipertensão são divididos em dois, ou seja, aqueles que não podem ser alterados e aqueles que podem ser alterados. Alguns dos fatores de risco irreversíveis para hipertensão incluem:
- Era
À medida que envelhecemos, nossos vasos sanguíneos se tornam mais rígidos e menos elásticos. Como resultado, a pressão arterial também aumenta. Embora a hipertensão seja mais comum em adultos, as crianças também estão em risco. A causa da hipertensão em crianças deve-se principalmente a problemas renais ou cardíacos. No entanto, alguns hábitos de vida pouco saudáveis também podem aumentar o risco de hipertensão em crianças.
- História familiar de hipertensão
Se seus pais, irmãos ou outros membros da família têm pressão alta, você corre mais risco de desenvolver pressão alta.
- Gênero
Até a idade de 64 anos, os homens são mais suscetíveis à hipertensão do que as mulheres. Enquanto isso, na idade de 65 anos ou mais, as mulheres são mais suscetíveis à hipertensão.
- Raça
de acordo com Centros de Controle e Prevenção de Doenças, os negros tendem a ser mais propensos à hipertensão do que outras populações. Além disso, nascer com raça ou etnia negra também é fator de risco para hipertensão em idades mais jovens.
Embora os fatores de risco para hipertensão que ainda podem ser alterados incluem:
- Obesidade e excesso de peso.
- Menos movimento.
- Dieta pouco saudável (excesso de sal e deficiência de potássio).
- Dependência de álcool.
- Estresse.
- Fumaça.
- Consumo de certos medicamentos, como AINEs, pílulas anticoncepcionais, remédios para resfriado e assim por diante.
- Ter histórico de certas doenças, como apneia obstrutiva do sono ou diabetes.
Fatores de risco para hipertensão, especificamente em mulheres
A hipertensão afeta homens e mulheres de maneiras diferentes. Nas mulheres, existem outros possíveis fatores de risco para hipertensão, que os homens não têm. A seguir estão os fatores de risco em mulheres que podem causar hipertensão:
- Uso de pílulas anticoncepcionais
Um estudo descobriu que as pílulas anticoncepcionais aumentam a pressão arterial em mulheres, especialmente aquelas que estão acima do peso, têm pressão alta em uma gravidez anterior, têm um histórico familiar de hipertensão e fumo.
- Gravidez
A gravidez pode causar hipertensão gestacional, que é um aumento na pressão arterial durante a gravidez. Essa condição pode acontecer rapidamente, por isso é comum que seu médico monitore sua pressão arterial de perto durante a gravidez.
- Menopausa
Durante a menopausa, ocorrem mudanças hormonais no corpo da mulher. Essas alterações hormonais podem causar aumento de peso, o que pode colocar em risco sua pressão arterial.
Apesar de terem fatores de risco adicionais, as mulheres podem evitar a hipertensão adotando um estilo de vida saudável antes de usar pílulas anticoncepcionais, engravidar e até mesmo antes de entrar na menopausa.