Dor no corpo após o exercício, isso significa que o corpo está ficando mais saudável? •

Após o exercício, no dia seguinte você pode acordar com dores em quase todo o corpo. Bem, a dor no corpo após o exercício pode de fato ser um dos efeitos do programa de exercícios que você está vivendo. No entanto, isso é algo natural para você sentir? Então, quanto mais você se sente doente, mais poderosos são os efeitos do exercício em seu corpo? Vamos lá, descubra a resposta na seguinte explicação.

Por que o corpo dói após o exercício?

Basicamente, ao praticar um novo esporte ou movimento que seus músculos raramente fazem, as células musculares da parte que você usa serão danificadas. Isso é chamado de DOMS ou Sensibilidade muscular de início retardado . Essa condição é normal e todos podem sentir, até mesmo para atletas profissionais.

Danos ao tecido muscular é o que causa dor. A dor após o exercício é um sinal de que os músculos estão começando a se adaptar para receber pressão durante o exercício.

O DOMS geralmente começa de 6 a 8 horas após você iniciar uma nova atividade ou após alterar uma determinada atividade. Essa dor pode durar pelas próximas 24 a 48 horas. É por isso que você geralmente só sente dores no dia seguinte ou horas após o exercício.

Quando você se exercita, você comprime as fibras musculares até que se rompam e os músculos se adaptem para repará-las e torná-las maiores e mais fortes do que antes. Portanto, quando você faz a mesma atividade novamente, os músculos ficam mais fortes e capazes de se adaptar. A dor não voltou a aparecer ou diminuiu ligeiramente.

Por exemplo, se for a primeira vez que faz 10 flexões, é muito provável que seus braços e estômago doam no dia seguinte porque você não está acostumado. Então, no dia seguinte, quando você quiser praticar 10 vezes flexões novamente, seus músculos são mais capazes de se adaptar ao movimento.

Quando você pode sentir essas dores e dores musculares?

A dor muscular após o exercício devido aos efeitos da DOMS é diferente das dores musculares leves e geralmente não é incômoda. Você pode experimentar essa condição se fizer coisas como as seguintes.

  • Quando você começa a se exercitar pela primeira vez ou não se exercita há muito tempo e, recentemente, está tentando novamente.
  • Adicione novas atividades ao seu programa de exercícios regulares.
  • Aumente a intensidade do exercício. Por exemplo, aumentando sua velocidade de corrida, aumentando o peso que você levanta ou aumentando o número de repetições em seu movimento de exercício.
  • Fazer longas atividades repetidamente sem descanso adequado.

É um bom sinal ficar dolorido após o treino?

As dores no corpo após o exercício nem sempre são um bom sinal. De fato, quanto mais doloridas as partes do corpo podem ser um sinal de que quanto mais músculos você está empregando para se adaptar ao novo movimento do exercício.

No entanto, a dor no corpo após o exercício também pode ser um sinal de outras coisas. Não só por causa da adaptação muscular, mas essa condição também pode ser causada por exercícios excessivos. O exercício excessivo pode fazer seu corpo sentir dores excruciantes.

Além disso, se os movimentos do exercício que você faz estão errados, causando lesão muscular em algum ponto do corpo, essa condição também pode causar dor em várias partes do corpo.

Quais são os sinais e sintomas de dores no corpo após os exercícios a serem observados?

Você deve saber a diferença entre dor muscular resultante do processo de adaptação de um exercício e dor muscular causada por uso excessivo ou lesão muscular.

Seguem-se alguns sinais e sintomas de dor no corpo após o exercício, aos quais deve estar atento.

  • Dor após o exercício, a ponto de você não conseguir fazer nenhuma atividade diária leve ou trabalhar. Essa condição pode indicar que sua porção de exercícios é excessiva.
  • A sensação de dor que você sente não passa após mais de 72 horas. Esta condição pode ser um sinal, não a dor muscular normal.
  • Inchaço dos membros que pode envolver lesões por corrida.
  • Diminuição da amplitude ou movimento da articulação devido ao inchaço.
  • Urina escura ou urinar com menos frequência.
  • Aumento da freqüência cardíaca, mesmo em repouso.
  • Sintomas frequentes de resfriados e gripes.
  • Apetite diminuído do que o normal.

Se você sentir algum desses sintomas após o exercício, é melhor deixar seu corpo descansar totalmente. Em geral, o corpo precisa de cerca de 48 a 72 horas antes de começar a se exercitar novamente. Se necessário, consulte seu médico para fazer um diagnóstico e saber quais são as outras providências.

Como prevenir dores nos músculos que voltam após o exercício?

Comece sua prática lenta e gradualmente. Se você não é forte o suficiente para fazer flexões até 20 vezes, você não deve fazer tudo de uma vez.

Hoje você pode fazer 5 vezes nos próximos dias. Em seguida, aumente novamente para 10 vezes até que você possa atingir a meta 20 vezes flexões . Dê aos músculos tempo para se adaptarem gradualmente ao novo movimento para minimizar a dor.

Relatado pelo NHS, você ainda pode treinar mesmo se seu corpo ainda estiver doente ou tendo DOMS. Talvez você se sinta um pouco desconfortável, mas eventualmente a dor irá embora quando seus músculos se moverem muito novamente

Se a dor dificultar a prática de exercícios, é melhor descansar um pouco até que a dor passe. Como alternativa, você pode se concentrar em outros exercícios que envolvem mover outros músculos.

Por exemplo, se você se sentir incapaz de fazer flexões porque suas mãos ainda estão doloridas, você pode fazer outras alternativas, como corrida , nadar ou fazer outros movimentos menos centrados envolvendo os músculos dos ombros.