Durante a gravidez, a maioria das mães pode ficar muito preocupada em escolher quais alimentos são permitidos e quais não são consumidos. Um deles é o iogurte para mulheres grávidas, que contém bactérias boas. Você pode comer ou beber iogurte durante a gravidez? Aqui está a explicação completa.
Mulheres grávidas podem beber iogurte?
Citando a John Hopkins Medicine, as mães precisam de uma boa ingestão de alimentos durante a gravidez que contenham vitaminas e minerais para ajudar no desenvolvimento do feto.
Por exemplo, laticínios que passaram por um processo de pasteurização, como iogurte, são benéficos para mulheres grávidas.
O iogurte é um produto fermentado de bactérias derivado do leite. Esse processo produz ácido lático, a substância que engrossa as proteínas do leite, dando ao iogurte seu sabor e textura únicos.
O gosto azedo do iogurte ocorre porque as bactérias produzem ácido láctico, que reage com as proteínas do leite. Assim, as mães podem comer ou beber iogurte durante a gravidez porque contém bactérias boas, nomeadamente probióticos.
Benefícios do iogurte para mulheres grávidas
Conforme explicado acima, o iogurte pode ser consumido por mulheres grávidas. Não apenas porque contém bactérias benéficas para o corpo, o iogurte também é uma fonte de necessidades nutricionais para mulheres grávidas.
Aqui estão os vários benefícios de comer iogurte durante a gravidez que você precisa saber, como:
1. Mantenha ossos e dentes saudáveis
Você sabia que além do leite, comer iogurte também é fonte de cálcio benéfico para o corpo, inclusive durante a gravidez.
Kalisum tem benefícios para o desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes saudáveis de bebês no útero.
Se a mãe não ingerir cálcio suficiente, é provável que o corpo o retire dos ossos, desencadeando a osteoporose.
Então, o cálcio também é útil para controlar a coagulação do sangue, cicatrização de feridas, para manter a pressão arterial normal.
2. Manter a saúde digestiva
O iogurte é uma fonte de probióticos ou bactérias boas para a gravidez. Os probióticos também podem trazer benefícios para a saúde do seu corpo.
As bactérias benéficas do iogurte podem melhorar a saúde digestiva durante a gravidez, aumentar a capacidade do intestino de absorver alimentos e também prevenir a constipação.
Seu sistema digestivo pode piorar durante a gravidez, então você pode precisar de alimentos como iogurte para aumentá-lo.
3. Ajuda no desenvolvimento celular
O iogurte também contém um teor de proteína bastante alto, por isso é útil para mulheres grávidas. A proteína serve para lançar o metabolismo ao queimar calorias.
Além disso, a proteína também possui compostos de aminoácidos que são úteis para formar células infantis no útero.
Do segundo ao terceiro trimestre da gravidez, a proteína também funciona para construir músculos, ossos, pele, cabelo, unhas e sangue.
4. Previna a ocorrência de pré-eclâmpsia
O iogurte contém gorduras boas que são benéficas durante a gravidez. Essas boas gorduras funcionam para manter o equilíbrio da pressão arterial.
Juntamente com o teor de potássio, que também é benéfico para a saúde cardíaca e evita complicações na gravidez, como a pré-eclâmpsia, porque ajuda a prevenir a hipertensão durante a gravidez.
5. Impulsione o sistema imunológico
Existe outra função do conteúdo probiótico do iogurte para mulheres grávidas, a saber, manter o sistema imunológico de modo a reduzir os efeitos da inflamação.
E também há conteúdo zinco que é útil para a formação da composição genética do feto no útero e apoia o sistema imunológico que previne doenças.
Que tipo de iogurte é bom para mulheres grávidas?
Nunca coma iogurte que não tenha sido pasteurizado ou feito com leite não pasteurizado.
Isso pode ser perigoso para mulheres grávidas porque pode conter bactérias nocivas. Portanto, é importante que você sempre leia o rótulo dos produtos de iogurte antes de comprá-los.
É importante observar que o iogurte caseiro ou artesanal geralmente não é pasteurizado.
Além disso, escolha iogurte que não seja rico em gordura (full-fat) e rico em açúcar, pois pode fazer com que a mãe engorde em excesso.
Embora as mulheres possam comer iogurte durante a gravidez, preste atenção se você tiver alergia ao leite e intolerância a lactose.
Consulte novamente seu médico sobre outros alimentos e bebidas substitutos que você pode consumir durante a gravidez.