A vagina pode ser uma parte do corpo que frequentemente causa preocupação. O motivo é que muitas mulheres se sentem relutantes ou envergonhadas em perguntar aos médicos e à equipe médica sobre a saúde vaginal. Na verdade, como outras partes do corpo, você precisa conhecer bem a vagina. Uma forma de avaliar a saúde vaginal é reconhecer o odor vaginal. No entanto, primeiro você precisa saber como é um odor vaginal normal. Esta é a explicação.
Qual é a aparência de um odor vaginal normal?
Uma vagina normal e saudável não deve cheirar a flores ou frutas. O odor vaginal também não deve ser semelhante a drogas ou produtos químicos. Nenhuma parte do corpo humano emite um aroma fragrante porque não é necessário.
Cada vagina tem um odor característico, que varia de pessoa para pessoa. No entanto, basicamente a vagina emite um cheiro ligeiramente azedo, como o vinagre.
De acordo com uma pesquisa realizada por um especialista em obstetrícia e saúde reprodutiva da WebMD, dr. Heather Rupe, este perfume pode até ser sentido a cerca de 30 centímetros de distância. Não se preocupe, isso é normal e não deve incomodá-lo.
Por que a vagina cheira um pouco azeda?
O odor vaginal ácido vem de colônias bacterianas naturais, bem como de secreções vaginais. As colônias bacterianas e esse líquido são ácidos, com pH normal de 4,5. A acidez da região vaginal é importante para prevenir infecções bacterianas ou virais.
Precisamente se a acidez for alterada, a vagina se tornará mais suscetível a bactérias nocivas, vírus e outros microorganismos que causam doenças.
No entanto, o odor vaginal pode mudar junto com o ciclo menstrual da mulher. Você pode sentir um cheiro mais forte após o término da menstruação.
Na maioria dos casos, isso geralmente é causado por alterações hormonais ou também pelos restos do revestimento do útero (endométrio).
Você deve usar sabonete de higiene feminina para que sua vagina cheire bem?
Não, as mulheres não precisam usar sabonete de higiene feminina para manter a vagina fresca. Lembre-se de que a vagina é um dos órgãos do corpo independente e sofisticado.
A vagina já tem seu próprio sistema para se livrar de várias bactérias e germes. Além disso, a vagina também contém muitas bactérias boas, que impedem o crescimento de bactérias ruins. Essas bactérias nocivas geralmente causam o odor pungente.
Enquanto isso, o sabonete de higiene feminina perturba a acidez natural (pH) da vagina. Isso ocorre porque o sabonete feminino não consegue diferenciar as bactérias boas das más.
Como resultado, o odor vaginal é ainda mais pungente, embora após a lavagem da vagina o cheiro se torne perfumado como flores. A fragrância é apenas temporária.
O que significa se a vagina cheira mal?
Embora o odor vaginal normal seja ligeiramente ácido, não deve ser insuportável ou desagradável.
Conforme explicado pelo dr. Para Mary Jane Minkin, da Escola de Medicina da Universidade de Yale, o odor vaginal acompanhado de corrimento vaginal excessivo pode indicar uma infecção bacteriana ou infecção vaginal por fungos.
Você também pode ter doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia ou clamídia. Portanto, se você suspeitar de um forte odor vaginal, como peixe ou podre, consulte imediatamente um médico.