Não apenas alimentos doces, preste atenção a este tabu do diabetes

O diabetes é uma doença crônica caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue. O diabetes não tem cura. No entanto, mudanças adequadas na dieta podem ajudar a controlar os sintomas do diabetes. Além de serem mais cuidadosos na escolha de alimentos seguros para o açúcar no sangue, os diabéticos (diabetes) também precisam evitar certos alimentos. Quais alimentos são tabu para o diabetes? Veja a lista abaixo.

Tabus alimentares para diabéticos

Existem várias coisas que fazem com que o açúcar no sangue suba rapidamente, uma delas é a comida. Os tabus que devem ser evitados por pessoas com diabetes são: alimentos com alto teor calórico de carboidratos e açúcares simples.

A maioria dos alimentos pode conter calorias e carboidratos em vários graus. No entanto, para as pessoas com diabetes, é muito importante evitar todos os tipos de alimentos ricos em calorias e açúcar.

Esses alimentos são classificados como alimentos com alto índice glicêmico. O conteúdo de açúcar simples desses alimentos é facilmente processado pelo corpo em glicose. Como resultado, os níveis de açúcar no sangue aumentam rapidamente.

Em geral, aqui estão os tabus de alimentos e bebidas que os diabéticos devem evitar para manter os níveis de açúcar no sangue, incluindo:

1. Arroz branco e alimentos à base de farinha

Pão, macarrão e arroz branco são os tabus dietéticos mais comuns que os diabéticos devem evitar. De acordo com a Associação de Diabetes do Reino Unido, esses alimentos são a principal fonte de carboidratos simples.

Entre outros tipos de carboidratos, os carboidratos simples são os mais rapidamente digeridos e absorvidos pelo corpo para serem processados ​​em glicose ou açúcar no sangue. É por isso que esses tipos de alimentos tendem a fazer o nível de açúcar no sangue subir mais rápido.

Embora seja um tabu, isso não significa que os diabéticos não possam comer arroz branco ou massa de farinha de trigo. Você ainda pode comê-lo, mas limite a porção. Você também pode substituí-lo por alimentos ricos em fibras e proteínas.

Para que o açúcar no sangue não suba drasticamente, você pode substituir o arroz branco por carboidratos que são seguros para diabetes, como arroz integral, milho ou batata-doce. Já o pão branco e a massa de farinha podem ser substituídos por pão integral ou massa de trigo, que é mais saudável.

2. bebida doce

Além da alimentação, os diabéticos também devem cumprir certas restrições às bebidas. Os tipos de bebidas que os diabéticos devem evitar são doces ou açúcares adicionados, tanto artificiais como naturais.

Alguns exemplos de bebidas que as pessoas com diabetes devem evitar incluem refrigerantes, xaropes, chá e café prontos para beber. Mesmo as bebidas que "parecem" saudáveis, como sucos e leite embalado, você provavelmente deve evitar.

Essas bebidas geralmente são feitas em fábricas com a adição de muitos adoçantes artificiais ou açúcar para preservar e adicionar sabor. É a ingestão de açúcar que pode aumentar o açúcar no sangue.

Para saber quanto açúcar está contido em uma bebida, leia com atenção o rótulo de composição e as informações sobre o valor nutricional do produto na embalagem.

Tenha cuidado se não encontrar a palavra "açúcar" no rótulo, isso não significa que o produto não contém açúcar. Existem vários outros nomes para o açúcar em bebidas embaladas, tais como:

  • Sacarose
  • Xarope de milho rico em frutose
  • Xarope de agave
  • xarope de bordo
  • Dextrose
  • Glicose
  • Xarope de malte
  • Maltose
  • Galactose

3. Alimentos ricos em gorduras trans

O próximo tabu alimentar para diabéticos são os alimentos que contêm gorduras trans.

Alguns tipos de alimentos ricos em gorduras trans são batatas fritas embaladas, batatas fritas e alimentos fritos. A combinação de óleo de cozinha e alto teor de carboidratos das batatas pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. As gorduras trans também são encontradas principalmente em margarinas, geleias e alimentos em conserva.

Embora não aumente o açúcar no sangue diretamente, as gorduras trans podem desencadear a resistência à insulina e a síndrome metabólica, que é a causa do diabetes. Esta dieta para diabetes também pode aumentar o risco de danos aos vasos sanguíneos e reduzir os níveis de colesterol HDL bom.

Seguir as restrições alimentares com alto teor de gorduras trans pode ajudar a prevenir danos aos vasos sanguíneos causados ​​pelo diabetes. Especialmente para pacientes que também apresentam alto risco de doenças cardiovasculares devido ao diabetes.

4. Frutas secas

A fruta é um lanche saudável para diabéticos. No entanto, frutas secas não são incluídas como lanches saudáveis. Frutas secas são um tabu da diabetes.

A fruta seca é processada de forma a retirar a maior parte do seu teor de água, de forma que o que resta é o seu teor natural de açúcar.

Bem, durante este processo de secagem, a maior parte do conteúdo nutricional original e vitaminas e minerais da fruta podem ser perdidos. Além disso, os fabricantes também tendem a adicionar mais açúcar para preservar e melhorar o sabor.

A adição desse açúcar faz com que as frutas secas tenham o potencial de aumentar os níveis de açúcar no sangue. Na verdade, a fruta fresca média em geral também contém açúcar. No entanto, em comparação com as frutas secas, é claro que o açúcar das frutas frescas é muito mais baixo e mais saudável para o diabetes.

5. Mel, xarope de agave e xarope de bordo

Você pode pensar que mel para diabetes, xarope de agave e xarope de bordo são adoçantes naturais que são bons para diabetes.

Na verdade, embora sejam freqüentemente usados ​​como substitutos do açúcar, esses três "açúcares naturais" estão incluídos na lista de alimentos tabu para diabéticos. Todos os três são igualmente ricos em açúcar, mesmo o total de carboidratos desse adoçante alternativo pode ser muito mais alto.

Uma colher de sopa de açúcar branco contém 12,6 gramas de glicose. Mas, aparentemente, o conteúdo de glicose do mel é 17 gramas, o xarope de agave é 16 gramas e o xarope de bordo é 13 gramas.

Portanto, em vez de substituir o açúcar granulado por adoçantes alimentares que são tabu para o diabetes, seria melhor se você reduzisse os alimentos ricos em açúcar.

6. Café com adição de outros ingredientes

O sabor do café é realmente amargo, mas os ingredientes para realçar o sabor são como caramelo, xarope, creme, leite ou chantilly têm alto teor de açúcar. Da mesma forma com café embalado misturado com açúcar e creme. Por isso, o café com adição de outros ingredientes é um dos tabus que os diabéticos devem evitar.

Claro, você ainda pode consumir café preto se não for adoçado com nada. No entanto, a ingestão de café deve ser considerada porque a cafeína presente também pode afetar os níveis de açúcar no sangue.

7. Molho de tomate e molho de pimenta engarrafado

O molho de tomate é um tabu dietético para o diabetes. Segundo o USDA, duas colheres de sopa de ketchup equivalem a 16 gramas de açúcar. Se isso for combinado com alimentos que contenham carboidratos, como arroz ou batata frita, é claro que o açúcar total consumido será maior.

No entanto, os diabéticos ainda podem consumir o molho de tomate com segurança, fazendo-o você mesmo em casa. Dessa forma, você pode ser mais seletivo na escolha de ingredientes com baixo teor de açúcar ou ajustar a composição do açúcar ao mínimo.

8. Molho de salada (curativos)

Uma tigela de vegetais frescos não é um tabu para pessoas com diabetes. No entanto, é uma história diferente se você molhar os vegetais com molho curativos, como saladas em geral.

Molho curativos, Como a maionese, eles não são apenas ricos em açúcar adicionado, mas também ricos em sal e gordura.

Para poder comer saladas de forma saudável, use azeite de oliva e óleo de coco verdadeiro como curativos.

Os tabus alimentares para diabéticos não são apenas doces

A suposição de que os alimentos doces são o único tabu para os diabéticos não é totalmente verdadeira.

Independentemente do tipo de diabetes, as pessoas com diabetes geralmente ainda conseguem consumir alimentos e bebidas açucarados. É só isso, escolher o tipo certo de alimento e medir a porção para não exagerar.

Se você ainda está preocupado em incluir restrições alimentares em sua dieta para diabetes, consulte o seu médico ou nutricionista. Lembre-se de que o princípio da abstinência para o diabetes não envolve apenas o tipo de alimento, mas também como processá-lo e servi-lo.

Você ou sua família vivem com diabetes?

Você não está sozinho. Junte-se à comunidade de pacientes com diabetes e descubra histórias úteis de outros pacientes. Inscreva-se agora!

‌ ‌