Você sabia que as condições de saúde podem ser medidas pela circunferência do estômago? Pessoas com grande circunferência da cintura correm o risco de desenvolver várias doenças crônicas. Então, você é uma daquelas pessoas que tem uma circunferência abdominal normal ou pequena?
Relação normal da circunferência da barriga com a saúde
A circunferência abdominal ou circunferência da cintura é uma linha que toca a área da parte superior do osso do quadril e a parte inferior das costelas. O tamanho da circunferência abdominal pode ser influenciado por vários fatores, como genética e estilo de vida.
Com o lançamento do Ministério da Saúde da República da Indonésia, os limites de segurança para a circunferência abdominal normal serão diferentes de acordo com o gênero, incluindo:
- mulheres: 80cm
- homens: 90cm
Além disso, o tamanho da circunferência abdominal também pode ser uma forma de estimar a expectativa de vida. De acordo com a Clínica Mayo, um estudo analisou dados de 650.000 adultos.
Os pesquisadores descobriram uma diminuição estimada na expectativa de vida para a circunferência da cintura mais alta com o valor mais baixo. A expectativa de vida diminuiu cerca de três anos para os homens e cinco anos para as mulheres.
Este efeito da circunferência abdominal foi independente de outros fatores de risco, como idade, índice de massa corporal e uso de álcool.
Doenças detectadas através da circunferência do abdômen
Medir a circunferência da cintura pelo menos ajuda a informar sobre sua condição de saúde. O motivo é que o tamanho da circunferência abdominal pode descrever quanta gordura visceral se acumulou ao redor do estômago.
Esse acúmulo de gordura na barriga pode ser um sinal de que você pode estar sob risco de doenças crônicas, como:
- diabetes,
- hipertensão e
- doença cardíaca.
Em comparação com o índice de massa corporal (IMC), a circunferência abdominal tende a ser mais precisa no diagnóstico da obesidade central. A obesidade central é uma condição de excesso de gordura no abdômen.
Portanto, é importante medir ocasionalmente a circunferência do seu estômago. Não precisa se preocupar, como medir a circunferência do estômago não é tão difícil quanto se imaginava.
O que é mais difícil de perder, gordura da barriga ou da coxa?
Como medir a circunferência da barriga
O método de medir a circunferência do estômago não deve ser feito descuidadamente. Sem a técnica certa, os resultados certamente não serão precisos. Abaixo estão algumas maneiras de medir a circunferência abdominal que você pode fazer em casa.
- Tire a camisa, saia ou calça para revelar sua barriga.
- Prepare uma fita métrica ou fita métrica.
- Fique na frente do espelho em uma posição ereta e relaxada.
- Pressione os dedos contra a pele para encontrar a costela inferior e a parte superior lombar
- Determine o centro entre os dois ossos, que é paralelo ao umbigo.
- Coloque a ponta do 0 no ponto que é paralelo ao umbigo
- Enrole o resto da corda em volta do estômago e no torso.
- Certifique-se de que a fita métrica está na posição horizontal e não pressiona contra a pele do abdômen
- Verifique o número na fita métrica onde o 0 encontra o último dígito na cintura.
- O último número é o tamanho da circunferência da cintura ou do estômago.
Ao medir a circunferência do estômago, tente não prender a respiração ou encolher o estômago. Isso pode tornar os resultados da medição imprecisos.
Se o resultado da medida da circunferência abdominal ultrapassar o número normal, existe a possibilidade de que você esteja sob risco de ter alguns problemas de saúde. Você também pode precisar considerar fazer mudanças no estilo de vida para reduzir a circunferência da barriga ao normal.
Dicas para reduzir a circunferência da cintura
Basicamente, saber que você precisa reduzir a circunferência da barriga é muito mais fácil do que realmente fazê-lo. Se o tamanho da circunferência abdominal ultrapassar o limite normal ou não for o ideal, você deve consultar um médico.
Isso ocorre porque reduzir o tamanho da cintura é muito difícil, então você pode precisar da ajuda de um médico. Além disso, os movimentos de exercícios para reduzir a circunferência da barriga e da cintura geralmente não queimam muita gordura visceral.
É por isso que você pode reduzir os níveis gerais de gordura corporal e perder peso de várias maneiras abaixo.
- Faça exercícios por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana.
- Experimente atividades físicas leves, como caminhar, correr ou nadar.
- Aumente a intensidade do exercício ao longo do tempo.
- Aumente frutas, vegetais, proteína magra e grãos inteiros.
- Evite alimentos processados e fast food.
- Preste atenção nas porções dos alimentos de acordo com as necessidades calóricas.
- Beba mais água e evite bebidas açucaradas.
- Limite o consumo de bebidas alcoólicas.
Se você tiver mais perguntas sobre a circunferência da cintura ideal, consulte o seu médico.