Alimentos orgânicos, como eles são diferentes dos alimentos normais?

A tendência de consumo de alimentos orgânicos parece ser cada vez mais amada. Diz-se que esses alimentos são mais saudáveis ​​do que os alimentos comuns. Não é de admirar que os alimentos orgânicos tenham um preço mais elevado. No entanto, esses alimentos são comprovadamente mais saudáveis?

O que é comida orgânica?

Alimentos orgânicos são alimentos produzidos e processados ​​de maneira convencional (tradicionalmente). O termo "orgânico" refere-se ao processo de produção de um ingrediente alimentar.

Enquanto isso, a agricultura orgânica e a criação de animais não envolvem tecnologia de engenharia biológica, radiação, uso de pesticidas, hormônios e antibióticos. Todos os processos também não usam fertilizantes sintéticos ou lodo de esgoto.

Este tipo de planta tende a usar fertilizantes naturais, como estrume produzido por elas mesmas. Enquanto na pecuária, todos os processos são focados em melhorar a qualidade do solo e minimizar a poluição.

Além de aplicar processos de produção naturais, esses alimentos devem estar isentos de aditivos ou aditivos alimentares. As substâncias incluídas neste grupo incluem conservantes, corantes, adoçantes artificiais, espessantes e aromatizantes.

Agrupamento de alimentos orgânicos

Nem todos os ingredientes de alimentos orgânicos têm as mesmas características. Embora ambos sejam rotulados como orgânicos, os ingredientes que você escolher podem usar diferentes métodos de processamento ou ingredientes básicos.

Abaixo está um agrupamento desse tipo de alimento com referência ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

1. Alimentos rotulados como “100% orgânicos”

Os alimentos com este rótulo devem conter apenas ingredientes produzidos organicamente. Os auxiliares de processamento também são orgânicos e o processo de processamento não envolve água e sal.

O processo de produção de alimentos nesta categoria também não utiliza métodos especiais, exceto para lodo de esgoto ou radiação ionizante. Os rótulos dos alimentos exibem o selo do USDA ou o selo da agência de certificação.

2. Alimentos rotulados como “orgânicos”

Os alimentos devem conter pelo menos 95% de matéria orgânica, mesmo que não inclua água e sal. O processo de produção não utiliza nenhum método especial, exceto lodo de esgoto ou radiação ionizante. A etiqueta exibe o selo do USDA ou o selo da agência de certificação.

3. Alimentos rotulados como "feito com ingredientes orgânicos"

Os alimentos devem conter pelo menos 70% de matéria orgânica, mas exclui água e sal. O processo de produção não utiliza métodos especiais, exceto lodo de esgoto ou radiação ionizante.

Os rótulos dos alimentos exibem a porcentagem de conteúdo orgânico e o agente de certificação usado, mas não o selo do USDA.

Benefícios de comer alimentos orgânicos

Em geral, os produtos orgânicos têm as seguintes vantagens, de acordo com a Mayo Clinic.

1. Menos material contaminado

Alimentos orgânicos geralmente contêm ingredientes menos contaminados e são produzidos tradicionalmente. No entanto, produtos que não são limpos ou tratados adequadamente ainda podem estar contaminados com sujeira, insetos ou resíduos de pesticidas.

2. Contém mais vitaminas e antioxidantes

Vários estudos mostraram que os produtos orgânicos geralmente contêm mais vitaminas e antioxidantes. Por exemplo, o conteúdo de vitamina C no milho e na fruta bagas uma média de 52% mais produtos orgânicos do que produtos não orgânicos.

3. Contém menos nitrato

Em média, o teor de nitrato dos produtos orgânicos é 30% inferior ao dos alimentos normais. O alto teor de nitrato está associado a um risco aumentado de certos tipos de câncer e distúrbios da hemoglobina dos glóbulos vermelhos.

4. Rico em ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras saudáveis ​​que são benéficas para o coração e os vasos sanguíneos. Estudos revelam que os produtos orgânicos têm maior teor de ômega-3 do que os produtos não orgânicos.

É verdade que os produtos orgânicos são mais saudáveis?

Os produtos orgânicos apresentam várias vantagens em relação aos produtos comuns. No entanto, o próprio USDA não afirma que esse tipo de alimento é mais nutritivo do que os alimentos produzidos atualmente.

Existem vários relatórios que mostram que os produtos orgânicos contêm níveis mais elevados de antioxidantes. No entanto, o escopo da pesquisa existente é em média pequeno, então mais pesquisas são necessárias para justificar esses resultados.

Dos muitos estudos sobre os benefícios dos alimentos orgânicos, não há diferença significativa entre uma dieta orgânica e uma dieta regular. O fator mais importante para determinar a qualidade de sua ingestão nutricional é a variedade de ingredientes alimentares.