4 benefícios do mel preto que são bons para a saúde

Como adoçante natural, o mel tem uma cor marrom que chama a atenção das pessoas. No entanto, verifica-se que existe mel com uma cor mais concentrada do que o mel comum, nomeadamente o mel preto. O conteúdo e os benefícios do mel preto são iguais aos do mel em geral? Confira a análise a seguir para descobrir a resposta.

Teor de nutrientes no mel preto

O mel preto é um tipo de mel que vem do néctar da flor do mogno, por isso a cor tende a ser mais escura e mais concentrada. Além do mogno, as abelhas melíferas também consomem néctar de flores paitanas, calliandra e flores de mandioca de borracha.

Este tipo de mel também tem um sabor mais amargo do que o mel comum, que geralmente é doce. A fonte do sabor amargo vem dos compostos alcalóides comumente encontrados nas árvores de mogno.

Embora tenha um gosto amargo, o sabor que vem desse composto alcalóide tem uma infinidade de propriedades que você pode obter do mel preto. O mel preto também contém várias outras substâncias que são boas para o corpo, como saponinas e flavonóides.

O conteúdo nutricional contido em 100 gramas de mel preto que você consome, inclui:

  • Água: 20 gramas
  • Calorias: 294 kcal
  • Proteínas: 0,3 grama
  • Gordura: 0,0 grama
  • Carboidrato: 79,5 gramas
  • Fibra: 0,2 grama
  • Cálcio: 5 miligramas
  • Fósforo: 16 miligramas
  • Ferro: 0,9 miligramas
  • Sódio: 6 miligramas
  • Potássio: 26,9 miligramas
  • Cobre: 0,04 miligramas
  • Zinco (zinco): 0,2 miligramas
  • Betacaroteno: 0,0 micrograma
  • Tiamina: 0,0 miligramas
  • Riboflavina: 0,04 miligramas
  • Niacina: 0,1 miligrama
  • Vitamina C: 4 miligramas

Benefícios do mel preto para a saúde corporal

Em 2013, houve um estudo publicado em Jornal Iraniano de Ciências Médicas Básicas sobre o uso do mel tradicional e moderno para a saúde humana. Sabe-se que o mel preto contém antioxidantes mais elevados do que o mel normal.

Isso ocorre porque o mel que contém compostos de flavonóides tem um conteúdo fenólico total mais alto, de modo que o efeito é bastante grande no corpo humano.

Além disso, muitos estudos afirmam que quanto mais escura a cor do mel, mais nutrientes e vitaminas ele contém.

Portanto, a maioria das pessoas acredita que o mel preto tem bons benefícios para o corpo humano, que incluem o seguinte.

1. Ajude a tratar a diabetes

O mel preto tem alto teor de alcalóides e é bom para diabéticos. Além disso, o mel preto tem baixos níveis de glicose, por isso é improvável que aumente drasticamente o açúcar no sangue.

Até mesmo pesquisas de Journal of Pharmaceutical Biology mencionaram que as plantas contendo compostos alcalóides também mostraram atividade anti-hiperglicêmica em ensaios com ratos com diabetes.

É por isso que o mel preto que contém esse alcalóide provavelmente terá benefícios no tratamento do diabetes.

No entanto, não houve estudos diretos em humanos para provar se é realmente seguro usar. Se você tem diabetes, deve primeiro consultar seu médico.

2. Superando distúrbios gástricos

Outro benefício do mel preto é que ele pode ajudar a tratar úlceras ou síndrome da dispepsia. O mel preto é conhecido por ajudar nos sintomas de úlcera estomacal que são bastante perturbadores, como dor de estômago e náuseas.

Se você sentir náuseas e náuseas, isso geralmente é causado por um aumento na produção de ácido estomacal, resultando em inchaço e desconforto.

Bem, uma das causas de uma pessoa sentir os sintomas de uma úlcera é a úlcera gástrica, que é a inflamação da parede do estômago que causa a formação de feridas.

O próprio mel em geral tem propriedades básicas como antibiótico, por isso ajuda a reduzir os sintomas de úlceras gástricas, uma das quais pode ser causada por uma infecção bacteriana Helicobacter pylori ( H. pylori ).

3. Melhore a saúde da pele

É do conhecimento geral que o mel pode auxiliar no processo de cicatrização de feridas na pele, portanto também pode ser utilizado para disfarçar cicatrizes de acne.

Além disso, o mel preto também tem benefícios na remoção de manchas pretas no rosto. Você pode sentir esses benefícios graças ao mel negro, que pode remover as células mortas da pele do rosto devido às suas propriedades esfoliantes.

Tente aplicar mel preto no rosto no máximo duas vezes por semana. Não se esqueça de usar também azeite de oliva para manter a umidade no rosto depois de untado com mel preto.

Porém, é preciso lembrar que esse método funciona de acordo com a sensibilidade da pele de cada pessoa.

4. Ajuda a aliviar a tosse

Para aqueles de vocês que estão tossindo e querem experimentar formas naturais de tratar a tosse, talvez você possa usar mel preto como uma solução.

Um estudo publicado na revista Saúde Pediátrica Infantil em crianças que sofrem de bronquite descobriram que a natureza do mel em geral pode reduzir os sintomas de tosse. Este método também é bastante eficaz em pessoas que não tomaram nenhum medicamento para aliviar a tosse.

Mesmo assim, ainda é recomendável usar este mel preto junto com outros remédios para tosse para que sua condição melhore rapidamente.

5. Ajude a tratar a gota

Gota ou gota é um dos distúrbios articulares mais comuns. Você pode sentir isso se o seu nível de ácido úrico ( ácido úrico ) no corpo é muito alto, então as juntas ficarão doloridas, inchadas e vermelhas.

Diz-se que o mel preto tem propriedades para superar o problema da gota. Esses alimentos podem neutralizar os compostos de purina no corpo.

Purinas são compostos nos alimentos que você ingere - como carne vermelha, carnes orgânicas, espinafre e frutos do mar - que podem desencadear a produção de ácido úrico.

Mesmo assim, as alegações de que o mel pode reduzir os níveis de ácido úrico precisam de mais pesquisas. Consulte seu médico se quiser usar mel para ajudar a tratar a gota.

6. Mantenha um coração e vasos sanguíneos saudáveis

Os benefícios do conteúdo de flavonóides no mel preto, que são antioxidantes e antiinflamatórios, têm o potencial de prevenir vários riscos de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos (cardiovasculares).

Uma delas é que pode reduzir o risco de aterosclerose, que é a condição do aparecimento de placas ou depósitos de gordura que obstruem as artérias.

Na corrente sanguínea, os flavonóides podem controlar o colesterol LDL dos danos oxidativos. Os flavonóides também podem aumentar a resistência das paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de doenças associadas a eles.

7. Previna o risco de câncer

A exposição aos radicais livres que ocorrem em seu corpo pode aumentar o risco de várias doenças crônicas, uma das quais é o câncer.

Estudos conduzidos British Journal of Cancer descobriram que mulheres que consomem regularmente flavonas - uma forma de compostos de flavonóides - têm um risco menor de crescimento de células de câncer de mama. Em outro estudo, também encontrou uma correlação entre a ingestão de flavonóides com um risco reduzido de câncer gástrico.

Mesmo assim, mais pesquisas precisam ser feitas para determinar a eficácia desse composto na prevenção do câncer. Isso ocorre porque a pesquisa conduzida geralmente não mostrou os mesmos resultados de forma consistente.

8. Previna a doença de Alzheimer

O mel preto também tem a oportunidade de prevenir doenças neurodegenerativas que acometem os idosos. Um deles é a doença de Alzheimer, que afeta a capacidade de pensar e se comportar no dia a dia, comum em pessoas de 65 a 74 anos.

A ingestão de alimentos que contêm flavonóis, um dos quais é o mel preto, costuma estar associada à doença de Alzheimer. Estudos conduzidos Academia Americana de Neurologia mostraram que a ingestão de alimentos com alto teor de flavonóis pode prevenir a doença de Alzheimer.

Isso está correlacionado com os participantes do estudo com alta ingestão de flavonóis, geralmente mais participando de atividades físicas e cognitivas que podem prevenir doenças neurodegenerativas.

9. Perder peso

Se você está planejando fazer uma dieta para perder peso, o mel preto pode ser uma das fontes alimentares recomendadas.

Os compostos flavonóides contidos no mel preto também estão associados às suas propriedades que previnem a inflamação e podem ajudar a perder peso.

Os flavonóides podem tratar a inflamação no corpo, suprimindo a produção do hormônio leptina, um hormônio produzido pelas células de gordura para ajudar nos processos metabólicos e controlar o apetite.

Evitando a obesidade, é claro que você também reduz o risco de outras doenças, como diabetes, doenças cardíacas e pressão alta (hipertensão).

Dicas para consumo seguro de mel preto

Consumir qualquer mel, inclusive mel preto, certamente traz benefícios para a saúde do corpo. Mas você precisa ser seletivo na escolha do mel que deseja consumir.

Não se engane em distinguir entre mel verdadeiro e mel falso. O mel falsificado, que tende a ser mais barato, tem maior teor de açúcar, por isso pode ter valor nutricional reduzido ou nenhum.

Embora o mel não estrague, você precisa armazenar esse alimento em um recipiente hermético que esteja bem fechado. Guarde em local fresco com temperatura de -10-20 graus Celsius.

Evite dar mel a bebês menores de 12 meses, pois pode desencadear o botulismo. Se você tiver certas condições médicas, consulte primeiro seu médico para descobrir como o conteúdo de mel preto reage com o tratamento que você está fazendo.