Ir ao médico é a melhor solução quando você tem uma dor de dente. No entanto, os dentistas geralmente não podem fazer nada, desde que o dente ainda doa. Não se preocupe! Você pode tentar alguns desses remédios naturais ou à base de ervas para dor de dente enquanto espera pela próxima consulta.
Várias opções de remédios naturais para dor de dente
Existem muitas coisas que podem causar dor de dente. Começando por cáries, infecções, doenças gengivais ou distúrbios da articulação da mandíbula. Mas seja qual for a causa, a dor geralmente não apenas torna difícil comer e beber, mas também se espalha para a cabeça.
Aqui estão alguns remédios naturais e tradicionais para dor de dente que podem ajudar antes de você ir ao médico:
1. Sal
Fazer gargarejos com água salgada é uma etapa de primeiros socorros antes de ir ao dentista.
O gargarejo pode ajudar a liberar restos de comida que ainda estão presos entre os dentes. Embora o próprio sal esteja absorvendo água, ele mata com eficácia as bactérias nocivas na boca.
As bactérias só podem se reproduzir em um ambiente ácido e úmido. Portanto, quando a condição da boca está seca, a bactéria não sobrevive.
No final, gargarejar com água salgada ajuda a aliviar a dor de dente e o inchaço das gengivas. Este remédio tradicional para dor de dente também acelera a cicatrização de feridas.
É muito fácil usar a água salgada como remédio natural para dor de dente. Basta dissolver 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna. Gargareje com água salgada pelo menos duas vezes ao dia ou até a dor de dente passar.
2. Cravo
fonte: pigmentos naturaisO cravo é conhecido há muito tempo como um remédio à base de ervas para dor de dente na medicina chinesa e indiana.
Um estudo do Journal of Dentistry relatou que o composto eugenol no cravo pode aliviar a dor naturalmente. O cravo também é conhecido por ajudar a reduzir a inflamação e matar as bactérias que causam dor de dente.
Existem várias maneiras de usar o cravo como um remédio natural para dor de dente. Alguns sugerem morder uma haste inteira de cravo na área do dente que dói por um tempo. Há também quem sugira o uso de uma bola de algodão embebida em óleo de cravo e colocada sobre o dente dolorido.
No entanto, tenha cuidado com o risco de irritação, falta de ar e sangramento ao usar cravo. Também tome cuidado com o risco de irritação nos olhos se as mãos que seguraram os cravos tocarem diretamente nos olhos.
Além disso, a ingestão de sementes ou óleo de cravo também pode aumentar o risco de dor de garganta e vômitos. Portanto, certifique-se de que o óleo de cravo não pingue na sua língua ou gengivas sensíveis.
Essa negligência pode causar uma sensação de queimação nas gengivas ou danos aos tecidos e nervos ao redor do dente dolorido. O óleo de cravo não deve ser usado em mulheres grávidas e lactantes, crianças e pessoas com certo histórico médico.
3. Folhas de goiaba
Outro remédio natural ou à base de ervas para dor de dente que você pode experimentar em casa são as folhas de goiaba.
Resumindo vários estudos, esta folha ajuda a aliviar a dor de dente e a inflamação devido à periodontite. Dois estudos diferentes, um das Filipinas e outro dos Camarões, também provaram que as folhas de goiaba são eficazes no tratamento de aftas.
Como usar, mastigue 1 a 2 folhas até a água sair. Em seguida, aplique o suco das folhas com a língua diretamente no dente dolorido. Não gosta do gosto amargo das folhas?
Como alternativa, você pode ferver de quatro a cinco folhas de goiaba e coar em um copo. Deixe repousar até aquecer morno, adicione uma pitada de sal. Use a solução de folha de goiaba como enxaguatório bucal.
4. Alho
Os benefícios do alho são conhecidos há milhares de anos como um remédio natural para dor de dente. O alho atua no alívio da dor, matando as bactérias que causam infecções nos dentes.
É muito fácil usar o alho como remédio tradicional para dor de dente. Você pode mastigar alho cru por alguns minutos no lado da boca onde os dentes estão resmungando.
Se não gostar, corte uma cebola em rodelas finas e morda na área do dente que está doendo. Você também pode moer alho para esfregar na área dos dentes doloridos.
No entanto, tenha cuidado ao usar alho como remédio para dor de dente. De acordo com uma pesquisa da Índia, o alho cru deixado na boca por muito tempo pode causar queimaduras no revestimento da boca.
Outros estudos também descobriram que o alho cru aplicado diretamente na pele pode causar queimaduras.
5. Tomilho
Já ouviu falar do tomilho? Você também pode usar esta planta como um medicamento à base de ervas para dor de dente. Diz-se que o tomilho tem alto conteúdo antibacteriano e antioxidante, de modo que pode ajudar a tratar as dores de dente.
Basta colocar uma quantidade adequada de óleo essencial em um cotonete e aplicá-lo na área do dente que dói. Além disso, você também pode misturá-lo na água e fazer um enxaguatório bucal.
6. Hortelã-pimenta
Quase igual ao cravo-da-índia, a hortelã-pimenta ou a hortelã-pimenta tem um conteúdo letal e alivia a dor de dente. Este remédio para dor de dente à base de ervas também contém mentol, conhecido como antibacteriano.
Simplesmente mergulhe as folhas secas de hortelã-pimenta em água quente e deixe repousar por 20 minutos. Se estiver quente ou frio, você pode usá-lo como enxaguatório bucal ou até mesmo bebê-lo.
7. Cubos de gelo
Outro remédio natural para dor de dente recomendado é uma bolsa de gelo. A temperatura fria dos cubos de gelo pode entorpecer os nervos que provocam a dor, aliviando temporariamente a dor.
Além disso, os cubos de gelo frio também estimulam a constrição dos vasos sanguíneos do rosto e retarda o fluxo sanguíneo para o local da lesão. Isso pode ajudar a reduzir a inflamação, o inchaço e a dor.
O truque é colocar alguns cubos de gelo em um saco plástico e, em seguida, cobri-lo novamente com uma toalha fina. Coloque a compressa na bochecha dolorida por 15 minutos. Você também pode morder diretamente um cubo de gelo na superfície do dente dolorido.
Outro truque é massagear um cubo de gelo entre o polegar e o indicador nas costas da mão que está do mesmo lado do dente que dói. Por exemplo, o dente que dói está do lado direito do rosto, massageie as costas da mão direita bem no meio do polegar e do indicador usando um cubo de gelo.
Os nervos dos seus dedos enviarão sinais de "frio" que podem anular os sinais de dor dos dentes.
Tenha cuidado ao usar remédio natural para dor de dente
Muitas pessoas optam por usar ingredientes naturais para tratar várias doenças porque são considerados mais seguros e têm efeitos colaterais mínimos. Na verdade, os remédios à base de ervas e os ingredientes naturais nem sempre são seguros.
Por exemplo, cravo. A ingestão de óleo de cravo não só pode causar náuseas e vômitos, mas também aumenta o risco de convulsões, insuficiência renal e danos ao fígado se ingerido em excesso.
Todos podem experimentar diferentes reações ou efeitos colaterais. Se você conseguir um bom efeito, não significa que outras pessoas vão sentir o mesmo. Portanto, sempre tome cuidado ao usar ingredientes naturais para tratar doenças.
É sempre uma boa idéia consultar um médico antes de usar qualquer ingrediente à base de ervas ou natural.
Mas lembre-se de que as várias opções de remédios naturais ou à base de ervas para dor de dente acima também são apenas temporárias. Se o seu estado não melhorar ou mesmo piorar, não hesite em consultar imediatamente um dentista.
Quando você deve consultar um médico?
Não subestime a dor de dente que você está sentindo. Se não for tratada adequadamente, a dor de dente pode levar a complicações perigosas.
Em geral, você deve ir ao dentista imediatamente se:
- A dor e a pulsação não diminuem, mesmo depois de tomar analgésicos.
- Está com febre alta.
- Descarga de pus que cheira mal ou apodrece do dente infectado.
- Dificuldade em morder ou engolir alimentos, mesmo apenas abrindo a boca.
- Dor de dente irradiando para o ouvido.
- Gengivas inchadas ou sangramento anormal.
- A dor de dente é tão debilitante que o impede de se mover.
O tratamento da dor de dente no dentista será adaptado aos sintomas e às causas subjacentes. Portanto, não hesite em ir imediatamente ao dentista se sentir que há algo incomum ou estranho em seu corpo. Quanto antes uma dor de dente for tratada, melhor.