A vitamina A é um tipo de vitamina necessária para o corpo. Infelizmente, essa vitamina não pode ser produzida pelo próprio corpo. Você precisa atender às suas necessidades por meio de alimentos ou suplementos. Dessa forma, você pode obter muitos dos benefícios da vitamina A.
Benefícios da vitamina A
As fontes alimentares de vitamina A são, na verdade, muito abundantes, variando de peixes, ovos, leite, manga e brócolis. Porque a função da vitamina A é muito importante para o corpo.
É por isso que adultos com mais de 19 anos precisam atender às necessidades diárias de vitamina A tanto quanto 700 microgramas (mcg) por dia . Esse valor é recomendado pelo Ministério da Saúde no Diário das Necessidades Nutricionais (RDA).
Abaixo estão uma miríade de benefícios que a vitamina A oferece para a saúde do seu corpo.
1. Manter a saúde dos olhos
Um dos benefícios mais populares da vitamina A é a manutenção da saúde ocular. Essa vitamina, também conhecida como retinol, tem um papel importante na conversão da luz captada pelo olho em impulsos elétricos para o cérebro.
Na verdade, o conteúdo antioxidante da vitamina A também é necessário para a formação dos fotorreceptores da rodopsina. O fotorreceptor rodopsina é um fotopigmento encontrado nos bastonetes da retina e ajuda seus olhos a enxergar à noite.
É por isso que a falta de vitamina A pode desencadear o risco de cegueira noturna devido à falta de fotopigmentos necessários ao olho. Não é de admirar que muitos cegos noturnos tenham dificuldade de enxergar devido à diminuição da função retiniana.
2. Fortalecer o sistema imunológico
Além de manter a saúde ocular, outra função da vitamina A é fortalecer o sistema imunológico. A vitamina A acaba desempenhando um papel importante na manutenção das defesas naturais do corpo, incluindo:
- melhorar a função do sistema digestivo,
- ajuda a produção e funcionamento dos glóbulos brancos,
- fortalecer a resposta do anticorpo, e
- manter a fibra restaurar a função da superfície da mucosa.
Isso significa que um corpo deficiente em vitamina A é suscetível ao ataque de doenças infecciosas, tanto virais quanto bacterianas. Como resultado, você pode ficar doente com mais facilidade e o processo de cicatrização será mais demorado.
3. Suporta o crescimento fetal
Tanto a deficiência quanto o excesso de vitamina A podem causar defeitos congênitos. Mesmo assim, o conteúdo de ácido retinol na vitamina A é necessário durante o desenvolvimento fetal.
Isso ocorre porque essa vitamina solúvel em gordura é boa para apoiar o desenvolvimento do embrião durante a gravidez. Portanto, a necessidade de vitamina A em mulheres grávidas deve ser atendida para obter as seguintes propriedades:
- complementam as estruturas do corpo fetal, como coração, rins e olhos,
- reduzir o risco de doença pulmonar crônica em bebês prematuros, bem como
- prevenir disfunções orgânicas no feto.
Deve atender às necessidades dessa vitamina com moderação, nem menos nem mais, o que pode realmente prejudicar a saúde do corpo.
4. Ajuda a tratar a acne
Graças às propriedades antioxidantes da vitamina A, as células do corpo são protegidas dos danos dos radicais livres. Os benefícios da vitamina A neste também ajudam a retardar o envelhecimento das células para que a pele pareça mais jovem.
Além disso, a vitamina A também desempenha um papel importante na redução da taxa de eliminação das células da pele. Isso tem o potencial de reduzir poros obstruídos e acne, porque a vitamina A mantém os níveis de queratina em equilíbrio.
Essas outras descobertas sobre a eficácia da vitamina A também são evidenciadas por pesquisas publicadas em Jornal da Academia Americana de Dermatologia . O estudo relata que a isotretinoína, um tipo de retinóide, pode tratar a acne severa.
5. Manter a saúde óssea
Os tipos de nutrientes de que os ossos mais precisam são a vitamina D e o cálcio. No entanto, a vitamina A oferece os mesmos benefícios para a saúde óssea.
A vitamina A é uma vitamina que desempenha um papel importante no processo de formação óssea. A função da vitamina A é frequentemente associada a graves problemas ósseos.
Isso é apoiado por pesquisas de Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública . Os especialistas no estudo relataram que os participantes com deficiência de vitaminas corriam o risco de fraturas.
Essas descobertas foram comparadas com pessoas que podem atender bem às necessidades de vitamina A. Mesmo assim, o excesso de beta-caroteno presente na vitamina A também tem o potencial de piorar o quadro das fraturas.
6. Ajuda a superar o sarampo
O sarampo é uma doença que ocorre frequentemente em crianças e pode causar a morte. Cerca de metade de todas as mortes por sarampo ocorrem na África, mas a doença pode ocorrer em outros países em desenvolvimento.
Um dos principais fatores de risco do sarampo é a deficiência de vitamina A. Por esse motivo, a OMS recomenda uma dose oral de vitamina A (200.000 UI) por dois dias para crianças com mais de 1 ano de idade. Isso é especialmente verdadeiro para crianças com deficiência de vitamina A.
O tratamento com vitamina A é feito para reduzir o risco de cegueira e morte em crianças devido ao sarampo. A razão é que a vitamina A oferece benefícios para a manutenção da córnea e da superfície das células epiteliais, o que é comprovadamente bom para a saúde ocular em pacientes com sarampo.
7. Aumentar a produção de hemoglobina
Além de consumir alimentos ricos em ferro, você também pode aumentar a produção de glóbulos vermelhos (hemoglobina) com vitamina A. Isso ocorre porque a deficiência de vitamina A pode desencadear distúrbios do metabolismo do ferro.
De acordo com uma pesquisa da Associação de Nutricionistas da Indonésia, a deficiência de vitamina A em crianças em idade escolar corre o risco de anemia. No entanto, isso pode ser superado com suplementos ou consumo de fontes de vitamina A que podem aumentar a concentração de hemoglobina.
Na verdade, a combinação da suplementação de vitamina A com ferro demonstrou ter um efeito maior na concentração de hemoglobina.
O risco de excesso de vitamina A
Embora a vitamina A ofereça uma infinidade de benefícios à saúde, você ainda precisa prestar atenção à sua ingestão diária. O motivo é que o consumo ou uso excessivo de vitamina A pode desencadear problemas de saúde perturbadores, como:
- tonto,
- enjoado,
- Irritação na pele,
- dor de cabeça,
- dano ao coração,
- dores nas articulações e nos ossos, até
- morte.
Portanto, sempre preste atenção na ingestão de vitamina A para que o corpo tenha uma alimentação balanceada. Em caso de dúvida, você deve consultar seu médico para entender a solução certa para você.