Cansado da mesma fruta? É hora de você experimentar outras frutas das riquezas naturais da Indonésia, por exemplo, a fruta bidara. Talvez você conheça a fruta bidara, mas ainda não sabe quais são os benefícios dessa fruta para a saúde. Para não ficarmos curiosos, vejamos o conteúdo da fruta bidara, bem como sua utilização para o seguinte corpo!
O conteúdo nutricional da fruta bidara
A fruta bidara, também conhecida como widara na Indonésia, tem outros nomes, como masau, jujuba ou tâmaras chinesas. A fruta com o nome latino Ziziphus tem muitos tipos, como: Ziziphus jujuba, Ziziphus mauritiana, Ziziphus mucronata, e Ziziphus spinosa.
Se você prestar atenção a esta fruta, o formato da fruta é semelhante a uma tâmara, que é oval, pequena do tamanho de uma semente de jaca e de cor marrom. Existem também aquelas que têm a forma de maçãs verdes, mas são mais ovais e têm sementes brancas no interior. Depois, há também o tamanho de um espelho com as cores verde, amarelo e laranja.
A fruta Bidara há muito é um medicamento tradicional porque seu conteúdo pode trazer benefícios à saúde do corpo. Mais especificamente, o que se segue é uma variedade de conteúdo de 100 gramas de fruta bidara que tem o potencial de nutrir o corpo.
- Proteína: 1,2 gramas.
- Carboidratos: 20,23 gramas.
- Cálcio: 21 mg.
- Gordura: 0,2 gramas.
- Ferro: 0,48 mg.
- Magnésio: 10 mg.
- Fósforo: 23 mg.
- Potássio: 250 mg.
- Zinco: 0,05 mg.
- Cobre: 0,073 mg.
- Manganês: 0,084 mg.
- Vitamina C: 69 mg.
- Tiamina ou vitamina B1: 0,02 mg.
- Riboflavina ou vitamina B2: 0,04 mg.
- Niacina ou vitamina B3: 0,9 mg.
- Vitamina B16: 0,081 mg.
Os benefícios da fruta bidara para a saúde
Com base no conteúdo nutricional da fruta widara, diversos estudos revelam seu potencial no setor saúde, tais como:
1. Previne o dano celular devido aos radicais livres
Todos os dias, você pode ser exposto a radicais livres, como fumaça de veículos, fumaça de cigarro ou radiação solar. Os radicais livres podem danificar as células do corpo, causando estresse oxidativo. De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, o estresse oxidativo pode desencadear doenças cardíacas e diabetes.
O estresse oxidativo devido aos radicais livres também pode desencadear o câncer porque danifica as células saudáveis e as torna anormais.
Bem, uma forma de combater os radicais livres é comer mais frutas ricas em antioxidantes, como a fruta bidara. Os benefícios antioxidantes desta fruta bidara estão na vitamina C que contém.
2. Ajuda a prevenir a obesidade
A obesidade ou o excesso de peso estão associados a vários riscos de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes. Você pode prevenir a obesidade sendo ativo e prestando atenção às suas escolhas alimentares. Você também pode evitar o excesso de peso comendo frutas bidara. Isso ocorre porque a fruta bidara contém antioxidantes, como vitamina C e polifenóis.
Com base na utilidade dos antioxidantes na fruta bidara, descobriu-se que ela pode ativar a oxidação beta, ou seja, a quebra de ácidos graxos para serem posteriormente convertidos em energia. Além disso, a fibra dessa fruta também mantém o estômago cheio por mais tempo, evitando que você coma alimentos não saudáveis.
3. Acelere o processo de cicatrização de feridas
Quando você está ferido, seu corpo precisa de tempo para se curar. Às vezes, você precisa de medicamentos adicionais para fazer a ferida cicatrizar mais rapidamente e não causar infecção.
Não só com drogas, estudos recentes sobre Jornal Internacional de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas observe os benefícios da fruta bidara na cicatrização de feridas.
Pesquisas realizadas com o extrato da planta bidara mostraram que o teor de etanol, taninos, saponinas, flavonóides e triterpenóides podem estimular o processo de epitelização. A epitelização é o processo de formação epitelial que é um parâmetro para o sucesso da cicatrização de feridas.
O conteúdo de flavonóides na polpa da fruta também pode ter o mesmo potencial no processo de cicatrização de feridas dentro do corpo.
4. Previna diabetes
O diabetes ocorre porque o corpo tem dificuldade em controlar os níveis de açúcar no sangue, de modo que os níveis são facilmente aumentados e diminuídos. Para prevenir esta doença, você pode fazer limitando os alimentos ricos em açúcar e sendo ativo.
Você pode contornar a limitação do consumo de chocolate ou bolo doce comendo frutas, como a fruta bidara. Essa fruta bidara de sabor azedo tem o benefício de reduzir o risco de diabetes, porque tem compostos ativos antidiabéticos.
Os compostos ativos desta fruta ajudam as células a utilizar o açúcar do sangue de maneira adequada, evitando picos repentinos de açúcar no sangue.
5. Saúde digestiva saudável
Frutas como a fruta bidara são ricas em fibras, o que é bom para a digestão. Os benefícios da fibra desta fruta bidara podem ajudar a amolecer as fezes para que sejam mais fáceis de passar pelos intestinos e facilitar a prisão de ventre (difícil de defecar).
Além disso, a função dessa fibra de fruta com sabor azedo também alimenta as bactérias saudáveis nos intestinos. O crescimento de bactérias boas será mantido e pode combater as bactérias ruins que costumam causar problemas digestivos.
Estudo de 2015 na revista Comida e função mostraram que o conteúdo de polissacarídeo - um tipo de carboidrato - no extrato da fruta bidara também pode fortalecer a camada geral de irritação em camundongos com inflamação intestinal.
Dicas para desfrutar de frutas bidara com segurança
Geralmente, comer frutas bidara é seguro para a maioria das pessoas. No entanto, em certos casos, também pode causar efeitos colaterais. Por exemplo, a eficácia do medicamento pode ser prejudicada se as pessoas que comem fruta bidara também tomarem medicamentos antidepressivos (SSNRI).
Então, o consumo de frutas junto com as drogas fenitoína, fenobarbitona e carbamazepina aumentam os efeitos colaterais das convulsões.
Portanto, se você se sentir tentado pelos benefícios da fruta bidara, não a consuma excessivamente. Se estiver a tomar certos medicamentos, deve primeiro consultar o seu médico sobre a sua segurança.
Não se esqueça de lavar a fruta bidara antes do consumo e é melhor com a casca, pois o conteúdo nutricional será muito mais completo.