Ossos quebrados ou fraturas são doenças graves que podem causar distúrbios no sistema de movimento dos pacientes. Para o tratamento de fraturas, um dos métodos mais comuns é a colocação de uma caneta na área óssea por meio de procedimento cirúrgico. Então, quais são as disposições deste procedimento de instalação da caneta? Aqui estão informações completas sobre canetas de osso que você precisa saber.
O que é uma caneta de osso?
Canetas são implantes feitos de metal, geralmente aço inoxidável ou titânio, que são duráveis e fortes. Este implante é um dispositivo de suporte comumente usado para tratar fraturas ou fraturas, além de um gesso ou tala.
A função da caneta no tratamento de fraturas é garantir que o osso quebrado esteja na posição correta da estrutura óssea, enquanto o osso cresce e se reconecta ou se cura. Essas canetas são colocadas na área do osso que foi quebrado durante um procedimento cirúrgico e podem permanecer no corpo por muito tempo ou até para sempre.
No entanto, sob certas condições, a caneta para esta fratura pode ser removida ou substituída. Se for para ser substituído em um momento, o implante também pode ser feito de outros materiais, como cobalto ou cromo. Independentemente do material utilizado, os implantes são confeccionados e projetados especificamente para o corpo, por isso raramente causam reações alérgicas.
Reportando a Ortho Info, a instalação de uma caneta com este procedimento cirúrgico permite internações mais curtas para os pacientes, a função óssea pode voltar ao normal precocemente e reduz a possibilidade de complicações da fratura, como não união (cicatrização incorreta) e má consolidação (cicatrização em um posição imprópria). apropriado).
Que tipos de canetas são comumente usados para tratar fraturas?
Os implantes ou canetas para fraturas têm várias formas. As formas mais comuns de implantes usados para tratar fraturas são placas, parafusos, pregos ou hastes e fios. A forma do implante ou caneta a utilizar depende do tipo de fractura e da sua localização específica.
Por exemplo, pontas ou hastes em forma de caneta são comumente usadas em ossos longos, como fraturas de perna, especialmente o osso da coxa (fêmur) e tíbia (tíbia). Embora a forma de cabo seja freqüentemente usada para segurar pedaços de osso que são muito pequenos, como fraturas de pulso e fraturas de perna.
Além disso, existem implantes em forma de parafusos e hastes que são instalados fora do corpo (externamente). No entanto, ao contrário dos internos, a instalação de implantes externos geralmente é apenas temporária.
Apenas aqueles que precisam de cirurgia com caneta para fraturas?
Nem todos os pacientes com fraturas precisam realizar cirurgia para instalar uma caneta nas fraturas. Normalmente, esse procedimento é feito em casos de determinadas fraturas, como:
- Fraturas complicadas, que são difíceis de alinhar com gesso ou tala.
- Radiografias periódicas ou tomografias computadorizadas mostram que o osso não cicatrizou após três meses ou mais desde a lesão.
- Para pacientes com fraturas que não desejam tratamento de longo prazo.
Enquanto os implantes externos geralmente são realizados para fraturas que são mais graves, complexas e instáveis, como osso que se partiu em mais de uma peça. Essa condição geralmente ocorre no tipo de fratura de quadril, onde é difícil inserir a caneta internamente. Além disso, a instalação de uma caneta externa é freqüentemente realizada em pacientes com fraturas expostas.
Por outro lado, a cirurgia com pino não é recomendada para certas condições de fratura, como danos aos tecidos moles ao redor da fratura ou se houver uma infecção no osso. Nessa condição, a inserção de uma caneta ou outros procedimentos de tratamento serão realizados após a infecção ou dano no tecido ter cicatrizado.
Este procedimento de tratamento muitas vezes não é escolhido devido aos efeitos colaterais e complicações que pode causar, como dor, inchaço, hematomas e infecção na área do sítio cirúrgico, síndrome compartimental ou trombose venosa profunda (TVP / trombose venosa profunda). Portanto, consulte sempre seu médico sobre o tipo certo de tratamento, incluindo benefícios e riscos, de acordo com sua condição.
Quais são os preparativos para uma cirurgia de fratura?
Há várias coisas que você e seu médico precisam preparar antes de serem submetidos à cirurgia para anexar uma caneta de osso quebrado. Médicos e enfermeiras geralmente o informam sobre isso antes da operação ser realizada. No entanto, como ilustração, aqui estão alguns preparativos antes de se submeter à cirurgia de fratura comum:
- Não coma e beba por 6 horas antes da operação ser realizada para evitar os efeitos da anestesia ou anestésicos, especialmente a anestesia geral.
- Informe o seu médico sobre quaisquer medicamentos que você está tomando. Seu médico pode pedir que você pare de tomar esses medicamentos uma semana antes da cirurgia.
- Pode ser necessário usar meias de compressão para ajudar a prevenir coágulos sanguíneos nas veias das pernas.
- Você também pode precisar de injeções de medicamentos anticoagulantes para ajudar a prevenir TVP ou trombose venosa profunda.
- Seu médico pode prescrever antibióticos antes da cirurgia para ajudar a reduzir o risco de infecção.
- Inserção de tração para alinhar o osso fraturado antes da cirurgia.
Como é feito o procedimento para inserir uma caneta de fratura?
A cirurgia com caneta para fraturas é geralmente realizada por um cirurgião e pode durar várias horas. Este procedimento começa com a aplicação de anestesia ou anestesia, local ou total, dependendo da condição de cada paciente.
Sob anestesia geral, você adormece durante o procedimento. No entanto, se você receber apenas anestesia local, só sentirá dormência na área do osso que será operado.
Após a anestesia, o médico fará uma incisão na área da pele, sobre o local do osso fraturado. Em seguida, o médico moverá, alinhará e colocará as fraturas na posição adequada. Nessas fraturas, o médico colocará uma caneta para segurar a parte quebrada.
O formato da caneta usada pode ser placas, parafusos, pregos, hastes, cabos ou uma combinação dos dois. Mas geralmente, hastes ou pregos de metal serão colocados dentro do osso, enquanto os parafusos e placas de metal grudarão na superfície do osso. O cabo geralmente é usado com parafusos e placas.
Assim que a caneta estiver no lugar, a incisão é fechada com pontos ou grampos e coberta com um curativo. Por fim, a área cirúrgica será fechada e protegida com gesso ou tala durante o período de cicatrização.
Para instalação de caneta externa, o procedimento é o mesmo. Acontece que, após colocar a caneta dentro do osso quebrado, uma haste ou moldura de metal será colocada fora do seu corpo para estabilizar o osso e garantir que ele cicatrize na posição correta.
O que acontece depois da cirurgia da caneta para fratura?
Depois de passar por uma cirurgia de caneta para fraturas, geralmente você precisará ser hospitalizado para aliviar os efeitos do anestésico. Durante a hospitalização, você pode receber medicamentos para a dor, se necessário.
A duração da hospitalização necessária depende da condição individual do paciente, incluindo se você tem outras lesões que requeiram tratamento. Depois que você tem permissão para ir para casa, os médicos e enfermeiras geralmente fornecem informações sobre o tratamento da área cirúrgica em casa e o que você pode ou não fazer.
Processo de recuperação
O processo de recuperação após a cirurgia de fratura pode ser diferente para cada paciente. Para fraturas menores, pode levar de 3 a 6 semanas para cicatrizar. No entanto, em casos de fraturas graves e em áreas de ossos longos, geralmente leva meses para retornar às atividades normais.
Durante este período de recuperação, você pode precisar de fisioterapia para ajudar a fortalecer os músculos, restaurar os ossos e reduzir a rigidez. Durante esta fisioterapia, o fisioterapeuta pode pedir que você siga um programa de exercícios ou exercícios que o ajudem a treinar seus movimentos.
Além disso, não se esqueça de comer sempre bons alimentos para fraturas para acelerar o período de recuperação. Evite também coisas que retardem o período de recuperação da cirurgia de fratura, como consumir álcool, fumar, dirigir, operar máquinas e assim por diante.
A caneta no osso precisa ser removida?
Na verdade, quanto tempo a caneta fica presa ao osso quebrado depende da condição do paciente e do próprio implante. Se permanecer em bom estado e não houver reclamações, a caneta pode ser fixada por muito tempo ou até para sempre.
Em outras palavras, um pino de osso que está no lugar há muito tempo nem sempre precisa ser removido, mesmo que o osso quebrado tenha sido conectado corretamente. A razão é que este implante de metal foi projetado de tal forma que pode durar muito tempo no osso.
No entanto, é claro que nem todos podem manter imediatamente o uso de canetas em seus corpos. Existem várias condições que podem encorajá-lo a remover a caneta que está embutida no osso, tais como:
- A dor geralmente é causada por infecção ou alergia ao implante.
- O dano ao nervo ocorre devido ao tecido cicatricial.
- O osso não cicatriza como esperado e precisa ser substituído por outra forma de implante.
- Cicatrização incompleta do osso (não união).
- O implante está danificado ou fraturado devido à pressão contínua ou não está encaixado corretamente.
- Danificar ou comprimir a junta.
- Praticar atividades esportivas com frequência que sobrecarreguem os ossos quebrados (exercícios de sustentação de peso).
É perigoso se a caneta não for removida?
Você basicamente não precisa se preocupar porque geralmente usar a caneta é bastante seguro e não corre o risco de causar problemas. Na verdade, é possível que você realmente enfrente uma nova série de problemas por forçar a cirurgia de remoção da caneta óssea.
Quais são os riscos da cirurgia de levantamento da caneta? A função do osso na parte que foi previamente adaptada com uma caneta pode ser enfraquecida porque o corpo está bastante acostumado à presença de um osso quebrado. Além disso, infecção, dano ao nervo, risco de anestesia e a possibilidade de fraturas novamente podem aparecer após o procedimento de remoção da caneta.
Outro risco que também pode ocorrer é o dano à estrutura dos músculos, pele e outros tecidos ao redor da área óssea onde a caneta foi implantada.
Então, quais são os riscos se a caneta não for removida do corpo? Em alguns casos, os componentes de metal da caneta podem causar irritação no tecido ao redor do osso. Essa condição pode causar bursite, tendinite ou outras complicações. Além disso, se ocorrer uma infecção, a caneta óssea que não for removida pode danificar o osso e os tecidos moles circundantes.
Procedimento de cirurgia de remoção de caneta de fratura
O procedimento cirúrgico de remoção da caneta de osso não é muito diferente de quando ela foi instalada. Antes da cirurgia, o médico geralmente dá anestesia ou anestesia ao paciente primeiro.
Em seguida, o cirurgião removerá a caneta pela mesma incisão quando a caneta foi inserida pela primeira vez. Esta caneta às vezes é difícil de encontrar e remover porque geralmente está coberta por tecido cicatricial ou osso. Portanto, o médico geralmente fará uma incisão maior para removê-lo.
Se ocorrer uma infecção, o cirurgião removerá o tecido infectado primeiro com um procedimento de desbridamento. O implante antigo será removido e, em seguida, o novo implante será colocado de volta se o osso não tiver cicatrizado corretamente. Essa reimplantação geralmente é feita se o paciente tiver alergia à caneta anterior. Mas é claro que essa substituição de caneta usa um material de metal diferente e seguro.
Após a cirurgia de remoção da caneta, você também entrará em um período de recuperação, que geralmente é igual ao período pós-cirurgia com a caneta. Durante este período de recuperação, você pode não ter permissão para levantar pesos primeiro. No entanto, você ainda deve consultar seu médico sobre este período de recuperação.