Algumas pessoas podem conhecer o grão-de-bico como uma lembrança depois de voltar da Terra Santa, Meca. Além de ter um sabor saboroso, essas nozes também trazem muitos benefícios para o corpo. A seguir está uma explicação do conteúdo nutricional, benefícios e eficácia do grão-de-bico para a saúde.
Teor de nutrientes no grão de bico
Nome latino grão-de-bico Cicer arietinum De sabor salgado e crocante, é perfeito para você comer como um lanche.
Você sabia que o grão de bico tem baixo teor de gordura e alto teor de proteínas? Com base nos dados de composição de alimentos da Indonésia, 100 gramas de grão de bico têm o seguinte conteúdo nutricional.
- Água: 11,6 ml
- Energia: 330 calorias
- Proteína: 23,8 gramas
- Gordura: 1,4 gramas
- Carboidratos: 60,2 gramas
- Fibra: 17,4 gramas
- Cálcio: 57 miligramas
- Fósforo: 388 miligramas
- Ferro: 4,7 miligramas
- Sódio: 24 miligramas
- Potássio: 874,3 miligramas
- Zinco: 3,4 miligramas
- Beta caroteno: 40 mcg
- Niacina: 1,5 miligramas
- Vitamina C: 2 miligramas
Além de ser uma fonte de proteína vegetal, fibra vegana e sem glúten, o grão-de-bico também é rico em ferro, vitamina B-6 e magnésio.
Vários benefícios e propriedades do grão de bico
Depois de conhecer o conteúdo nutricional do grão-de-bico, aqui estão alguns benefícios do grão-de-bico para a saúde que você deve conhecer.
1. Suprima o seu apetite
O conteúdo de proteínas e fibras do grão-de-bico tem propriedades para controlar o apetite.
Com base em pesquisas de Nutrição e Metabolismo, as proteínas e as fibras podem deixar o estômago cheio por mais tempo para que o apetite seja controlado.
A fibra do grão de bico é dividida em duas, a saber, solúvel e insolúvel.
A fibra solúvel é útil para ajudar a controlar a saúde biliar. Enquanto isso, a fibra insolúvel pode melhorar a saúde e higiene digestiva.
É por isso que comer nozes é benéfico para quem quer perder peso, porque elas podem fazer você se sentir saciado por mais tempo.
Além disso, devido ao seu alto teor de fibras, o grão-de-bico também pode ajudar a prevenir a constipação e melhorar a suavidade do sistema digestivo.
2. Boa fonte de proteína para vegetarianos
Para aqueles que vivem um estilo de vida vegetariano, o grão de bico tem benefícios como fonte de proteína.
Com base em fatos da Nutrition Data, 28 gramas de grão de bico contêm 3 gramas de proteína.
O teor de proteína do grão-de-bico é o mesmo do feijão preto, que costuma ser um cardápio vegetariano.
No entanto, a proteína do grão-de-bico não é 'completa' porque não inclui alimentos de origem animal, portanto, não contém aminoácidos essenciais.
Mesmo assim, você pode obter facilmente sua ingestão de aminoácidos comendo outras fontes de proteína, como ovos, laticínios, carne, grãos inteiros e vegetais, ao longo do dia.
Para aqueles que vivem um estilo de vida vegetariano, experimente consumir grão-de-bico como um substituto para a ingestão de proteínas de animais.
Isso ocorre porque o grão-de-bico é uma fonte de proteína e não adiciona calorias e gorduras insaturadas ao corpo.
3. Equilibre o açúcar no sangue
O grão de bico contém fibras que podem manter o açúcar no sangue estável. Portanto, essas nozes são boas para o consumo por quem sofre de diabetes.
O jornal Nutrients mostra que pessoas com diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2 que comem uma dieta rica em fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue.
As fibras diminuem a absorção de carboidratos para que o equilíbrio do açúcar no sangue seja mais estável.
4. Bom para a saúde do coração
O alto teor de fibras, potássio, vitamina C e vitamina B-6 no grão de bico favorece a saúde geral do coração.
Com base na pesquisa da Seminars in Nephrology, o teor de potássio do grão de bico tem benefícios por diminuir a quantidade de colesterol total no sangue.
A redução do colesterol total no sangue pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
Na verdade, as pessoas com doenças cardíacas que consumiram 4.069 miligramas de potássio por dia tiveram um risco 49% menor de morrer de doença isquêmica do coração.
Isso é menor do que aqueles que consomem menos de 1000 mg de potássio por dia.
5. Mantém a estrutura e força óssea
O ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco e vitamina K no grão de bico desempenham um papel na construção e manutenção da estrutura e força óssea.
A vitamina K tem um papel bastante importante para a boa saúde óssea porque aumenta a absorção de cálcio e pode reduzir a excreção de cálcio na urina.
É por isso que a baixa ingestão de vitamina K está associada a um maior risco de fraturas.
Apesar de seu pequeno tamanho, o grão-de-bico traz muitos benefícios à saúde. Portanto, você pode consumi-lo como alternativa à alimentação saudável.