Vários problemas cardíacos, como enfraquecimento do músculo cardíaco, bloqueios nas artérias do coração ou distúrbios nas válvulas cardíacas, podem causar cardiomegalia. Cardiomegalia se refere ao inchaço do coração que pode ser observado em exames de imagem. Então, quais medicamentos os médicos geralmente recomendam para tratar um coração inchado?
Lista de medicamentos para tratar coração inchado
A cardiomegalia não é realmente uma doença cardíaca, mas uma condição que ocorre devido a certos problemas de saúde relacionados à saúde cardíaca. Uma pessoa com o coração inchado geralmente apresenta sintomas de falta de ar, batimento cardíaco irregular (arritmia) e edema (inchaço) no corpo.
Sem tratamento, essa condição pode causar coágulos sanguíneos, insuficiência cardíaca e parada cardíaca. Por esse motivo, as pessoas que apresentam um coração inflamado precisam receber tratamento imediato.
O médico irá prescrever medicamentos para tratar a cardiomegalia como primeiro tratamento. Bem, vários tipos de medicamentos para corações inchados que os médicos geralmente recomendam, incluem:
1. Drogas diuréticas
Um tipo de medicação diurética ou comprimido de água é um medicamento para remover o excesso de líquido e sódio do corpo. Este medicamento geralmente é prescrito por médicos para tratar pessoas com hipertensão ou edema.
Exemplos de medicamentos diuréticos que os médicos geralmente administram aos pacientes com cardiomegalia são furosemida, bumetanida, bendroflumetiazida e indapamida.
Essas pílulas de água agem rapidamente, então podem fazer você urinar repetidamente. Esta condição pode causar a perda de muitos líquidos (desidratação), o que às vezes pode causar dores de cabeça ao se levantar (hipotensão postural).
Além disso, o efeito colateral desse medicamento para o inchaço cardíaco que pode ocorrer é um aumento nos níveis de açúcar no sangue e desencadear a gota. Isso acontece porque certos medicamentos diuréticos podem causar um acúmulo de ácido úrico no sangue, causando dores nas articulações.
Se você tem gota ou diabetes e precisa tomar este diurético, seu médico prescreverá alopurinol e medicamentos adicionais para diabetes para manter a pressão arterial estável.
2. Inibidores da ECA
Os inibidores da ECA são comumente usados como medicamentos para hipertensão e problemas cardíacos, incluindo inchaço do coração. A função dos inibidores da ECA é relaxar os vasos sangüíneos e artérias de modo que a pressão sangüínea diminua.
Este medicamento age impedindo que uma enzima no corpo produza angiotensina II, uma substância que estreita os vasos sanguíneos. Esse estreitamento pode causar pressão alta e forçar o coração a trabalhar mais.
Alguns exemplos de inibidores da ECA que os médicos geralmente prescrevem são benazepril, captopril, enalapril, fosinopril ou trandolapril. Os efeitos colaterais desse medicamento são fadiga, tontura devido à pressão arterial baixa, tosse seca, dor de cabeça, aumento dos níveis de potássio no sangue e redução da capacidade de sentir o paladar.
3. Anticoagulantes
Os anticoagulantes são medicamentos para prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Os coágulos sanguíneos são úteis para estancar feridas. No entanto, a presença de coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos pode bloquear o fluxo sanguíneo.
Outro nome para essa droga que aumenta o volume do coração é remédio para afinar o sangue, embora o remédio não faça o sangue realmente correr. Exemplos de drogas anticoagulantes que os médicos prescrevem com mais frequência são varfarina, rivaroxabana, heparina, dabigatrana, apixabana e edoxabana.
Assim como outras drogas, esta droga para afinar o sangue pode causar efeitos colaterais, como hematomas, sangue na urina ou nas fezes, sangramento nas gengivas, sangramento nasal e outros sangramentos.
4. Bloqueadores do receptor de angiotensina (ARBs)
Os bloqueadores dos receptores da angiotensina são medicamentos para pacientes com hipertensão, doenças cardíacas e doenças renais crônicas. Alguns exemplos de medicamentos ARB são valsartan, losartan e candesartan, bem como outros medicamentos que terminam em 'sartan'.
Este medicamento funciona bloqueando os receptores AT1 no coração, vasos sanguíneos e rins para reduzir a pressão arterial. As propriedades dos medicamentos ARB e inibidores da ECA são bastante semelhantes, de modo que os médicos geralmente prescrevem os medicamentos de maneira intercambiável.
Portanto, você não deve usar os dois medicamentos juntos, pois podem causar danos aos rins e níveis elevados de potássio. O uso de medicamentos ARB pode causar efeitos colaterais como dores de cabeça, fadiga corporal e dores de cabeça.
5. Drogas antiarrítmicas
Pacientes com coração inchado costumam ter arritmias, então os médicos geralmente prescrevem medicamentos antiarrítmicos. A medicação é usada para interromper os ritmos cardíacos anormais, impedir que eles voltem a acontecer ou diminuir o batimento cardíaco que está muito rápido.
De acordo com o site da Cleveland Clinic, exemplos de drogas antiarrítmicas que os médicos geralmente prescrevem são amiodarona, flecainida, propafenona, sotalol e dofetilida. Ao usar este medicamento, você pode sentir efeitos colaterais, como letargia, tornar a pele mais sensível à luz solar e prejudicar a função tireoidiana.
6. Beta bloqueadores
Os bloqueadores beta são agentes bloqueadores beta-adrenérgicos, que bloqueiam os efeitos dos hormônios epinefrina ou adrenalina.
O objetivo do uso desta droga é reduzir a pressão arterial, abrir vasos e artérias para aumentar o fluxo sanguíneo. Em pessoas com coração inchado, este medicamento pode tratar batimentos cardíacos irregulares.
Exemplos de betabloqueadores que os médicos geralmente prescrevem são acebutolol, atenolol, bisoprolol, metoprolol, nadolol, nebivolol e propranolol. Os efeitos colaterais dos beta-bloqueadores incluem fadiga, ganho de peso, falta de ar, mãos e pés frios, dificuldade para dormir e humor instável.
Pessoas com asma geralmente não prescrevem esse medicamento porque pode piorar os sintomas. Enquanto em diabéticos, a pressão arterial pode diminuir, então eles realmente precisam verificar o açúcar no sangue regularmente ao usar este medicamento.
Este medicamento para o inchaço do coração pode aumentar os triglicerídeos e reduzir o colesterol bom. No entanto, esse efeito é apenas temporário.
Pessoas que apresentam um coração inchado podem se recuperar dessa condição. No entanto, você também pode tê-lo para o resto da vida. Isso depende da causa subjacente. Portanto, se você deseja iniciar ou interromper o uso de medicamentos, consulte sempre o seu médico.