Ultimamente, você pode ouvir frequentemente o termo sorologia, especialmente ao discutir exames de doenças infecciosas. No entanto, você sabe o que é um teste sorológico e o que ele faz? Encontre a resposta na revisão abaixo.
O que é um teste sorológico?
Um teste sorológico é um teste de sangue para procurar anticorpos no sangue. Os anticorpos são uma resposta imune à infecção. Este exame pode envolver várias técnicas de laboratório.
Os testes sorológicos se concentram em proteínas produzidas pelo sistema imunológico. Ou seja, este exame não é para detectar a presença de uma substância estranha em si.
Portanto, o site da UCLA Health menciona que os anticorpos podem não ser detectáveis nos primeiros dias da infecção, quando o corpo ainda está construindo sua resposta.
Por que o teste sorológico é necessário?
Para responder à pergunta de por que os testes sorológicos são necessários, você precisa entender como funciona o sistema imunológico.
Quando substâncias estranhas ou os chamados antígenos entram no corpo, o sistema imunológico dá uma resposta de defesa.
Os antígenos geralmente entram no corpo humano pela boca, pele ou vias nasais. Essas substâncias estranhas incluem bactérias, fungos, vírus e parasitas.
O sistema imunológico, então, combate o antígeno produzindo anticorpos. O anticorpo então se liga ao antígeno e o destrói.
Quando seu sangue é testado por meio desse teste, o médico pode descobrir os tipos de anticorpos e antígenos na amostra de sangue e, em seguida, identificar o tipo de infecção que você tem.
A Johns Hopkins Medicine menciona que os testes sorológicos se concentram no seguinte.
- Identifique os anticorpos, que são proteínas feitas de um tipo de glóbulo branco que responde a substâncias estranhas no corpo.
- Investigue problemas com o sistema imunológico. Isso inclui quando o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos, como acontece quando você tem uma doença auto-imune.
Além disso, esse exame também é útil para determinar quais órgãos, tecidos ou fluidos corporais são adequados para procedimentos de transplante.
Como é o processo de realização de um teste sorológico?
A única coisa necessária para realizar um teste sorológico é uma amostra de sangue. Portanto, o profissional de saúde colherá seu sangue com passos simples.
O médico inserirá uma agulha na sua veia para colher uma amostra. Este procedimento de coleta de sangue é rápido e seguro.
Geralmente, o processo de coleta de sangue ocorre sem riscos. Na verdade, o risco é pequeno, pois a dor vai embora rapidamente.
Quais são os tipos de métodos de teste sorológico?
Os anticorpos são de vários tipos. Portanto, existem muitos métodos de teste diferentes para detectar a presença de anticorpos, incluindo aqueles descritos abaixo.
- Ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA), a saber, um método para determinar a quantidade de antígeno pela ligação do antígeno com o anticorpo ligado à placa de ELISA.
- Teste de aglutinação para mostrar se um anticorpo exposto a um antígeno causa aglomeração.
- Testes de precipitação para mostrar se as substâncias estranhas no corpo são semelhantes à medição da presença de anticorpos nos fluidos corporais.
- Western blot, que é um método para identificar a presença de anticorpos no sangue observando sua reação aos antígenos.
O que significam os resultados do teste sorológico?
A seguir está uma explicação dos resultados do teste sorológico que você precisa saber.
Resultado normal
Seu teste sorológico mostrará resultados normais se nenhum anticorpo for detectado contra um determinado antígeno. Isso significa que você não tem nenhuma infecção.
Resultados anormais
Os testes de sorologia mostrarão resultados anormais se forem detectados anticorpos em seu corpo. Isso significa que você tem uma resposta do sistema imunológico a um antígeno ou agente causador de doenças.
Este teste também pode detectar a presença de anticorpos que atacam os tecidos do seu próprio corpo. Dessa forma, os médicos podem diagnosticar um distúrbio auto-imune.
Além de doenças autoimunes, este teste também pode ajudar a detectar doenças, incluindo:
- HIV,
- infecção fúngica,
- sífilis,
- hepatite B,
- febre tifóide,
- rubéola dan
- sarampo.
A presença desse tipo de anticorpo em seu corpo também significa que seu corpo reconheceu o antígeno específico que o anticorpo está atacando. Isso significa que você é imune ao antígeno.
Depois que os resultados dos testes sorológicos forem divulgados, o médico determinará os próximos passos para tratar sua condição.
Ligue para o seu médico imediatamente se tiver sintomas de infecção e sentir necessidade de um teste sorológico. A detecção precoce da doença pode ajudá-lo a evitar complicações perigosas.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!