AVC em adolescentes: reconheça as causas e sintomas •

O acidente vascular cerebral é uma das doenças comuns que atacam as pessoas na velhice. O risco aumentará em pessoas com 55 anos ou mais. No entanto, é possível que essa doença também atinja pessoas mais jovens, por exemplo, adolescentes. Por que acidentes vasculares cerebrais ocorrem em adolescentes? Vá lá, descubra as causas e reconheça os seguintes sintomas.

As principais causas de AVC em adolescentes

A velhice é um dos fatores de risco para AVC. No entanto, alguns pequenos casos desta doença ocorrem em crianças e adolescentes.

A principal causa do derrame é artérias obstruídas ou vazamento e ruptura dos vasos sanguíneos. Essa condição causa uma interrupção temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro, causando sintomas no corpo.

Bem, em adolescentes, o derrame pode ocorrer se ele tiver um dos seguintes problemas de saúde.

1. Anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença hereditária do sangue e causa coágulos sanguíneos causados ​​por um processo denominado "falcização", ou uma alteração característica na forma dos glóbulos vermelhos em resposta ao estresse físico, como uma infecção.

Esses coágulos de sangue podem se formar em qualquer parte do corpo e, se um coágulo de sangue se formar no cérebro ou a caminho do cérebro, pode causar um derrame.

2. Doenças vasculares congênitas

Anormalidades nos vasos sanguíneos congênitos são uma das causas do alto risco de acidente vascular cerebral em adolescentes.

Por exemplo, aneurismas cerebrais e malformações arteriais podem causar coágulos, resultando em um acidente vascular cerebral isquêmico, mas são mais propensos a se romper, causando um acidente vascular cerebral hemorrágico.

3. Problemas cardíacos

As doenças cardíacas e seus distúrbios podem resultar em batimento cardíaco irregular, problemas com a função cardíaca ou um ataque cardíaco, os quais podem levar a um derrame.

A doença cardíaca congênita geralmente é diagnosticada em uma idade muito precoce, mas os adolescentes devem fazer check-ups regulares para detectar e tratar o tipo de problema que ocorre.

4. Hipertensão

Incomum em adolescentes, o derrame é geralmente uma complicação de uma condição médica, como um desequilíbrio hormonal que afeta a pressão arterial normal.

A hipertensão não tratada pode irritar os vasos sanguíneos e causar doenças cardíacas ou derrame.

5. Infecção

Em alguns casos, o AVC em adolescentes ocorre devido a infecção grave. Essa condição pode interferir no sistema imunológico e nas células sanguíneas, de modo que pode aumentar a coagulação do sangue e levar ao derrame.

A melhor maneira de se proteger contra infecções graves é manter-se atualizado com as vacinas.

6. Enxaqueca

Raramente está relacionado a derrame, mas adolescentes que sofrem de enxaqueca apresentam taxas de derrame ligeiramente mais altas, segundo o estudo publicado no jornal Cefaléia 2015

Os adolescentes com essa condição devem passar por uma avaliação médica completa para determinar se a enxaqueca é realmente apenas uma enxaqueca leve ou se é na verdade um mini derrame.

7. Uso de certas drogas / substâncias ou tratamentos

Alguns medicamentos ou tratamentos que podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral incluem:

  • Tratamento do câncer. Aumenta a formação de coágulos sanguíneos devido a alterações na fisiologia do organismo e também como efeito colateral do tratamento anticâncer.
  • Terapia hormonal ou medicamentos que alteram os hormônios. Incluir o uso de esteróides, pílulas anticoncepcionais e terapia hormonal pode afetar os hormônios, a fisiologia dos vasos sanguíneos e a função de coagulação do sangue, aumentando assim o risco de acidente vascular cerebral.
  • Cigarros e álcool. O uso de cigarros, bebidas energéticas, pílulas de cafeína ou drogas são os principais fatores de risco para acidente vascular cerebral.

8. Colesterol alto

É relativamente raro em adolescentes, mas existem alguns distúrbios metabólicos hereditários que podem fazer com que os níveis de colesterol aumentem. Isso pode levar a doenças cardíacas, bem como doenças cerebrovasculares, aumentando o risco de acidente vascular cerebral.

9. Traumatismo craniano, concussão ou outro trauma grave

A última causa que pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral em adolescentes é ter sofrido traumatismo craniano ou concussão.

Quais são os sinais e sintomas de AVC em adolescentes?

Não é incomum que adolescentes tenham um derrame. Os adolescentes não podem reclamar dos sintomas da doença. No entanto, alguns adolescentes diagnosticados com derrame geralmente se queixam dos seguintes sintomas.

  • Dor de cabeça severa.
  • Visão muda.
  • Fraco.
  • Confusão.
  • Dificuldade em falar.
  • Dificuldade de compreensão.
  • Comportamento incomum.
  • Vigilância diminuída.
  • Dificuldade em caminhar.
  • Equilíbrio ruim.

Cada adolescente pode causar diferentes sintomas de AVC. Alguns deles podem reclamar de outros sintomas de AVC não listados na revisão acima.

Quando você deve ir ao médico?

Procure atendimento médico imediato se você ou seu filho apresentarem sinais ou sintomas de um derrame, mesmo que pareçam ir e vir ou desaparecer completamente.

Experimente algumas das seguintes maneiras para confirmar a suspeita de um AVC, como:

  • Sorria na frente do espelho. Esteja um lado do rosto caído ou não.
  • Levante ambos os braços. Ambos os braços podem ser levantados ou apenas um braço?
  • Tome nota de quando sentir os sintomas.

Se você suspeitar de um derrame em alguém próximo a você, peça-lhe que sorria e observe sua expressão mudar. E peça-lhe que levante o braço e pergunte quando sentir os sinais de um derrame.

Registrar o momento em que seus sintomas aparecem pode ajudar seu médico a determinar o tratamento do derrame, principalmente por meio da injeção de um medicamento especial alteplase (Activase). Este medicamento é geralmente administrado pelos médicos 4,5 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Não apenas injetando drogas, existem muitos tratamentos que podem ajudar os pacientes a lidar com o derrame, um dos quais é a cirurgia.