Se você está em um programa de dieta para perder peso, os exercícios são algo que você não deve deixar de fazer. Porém, quando é o momento ideal para comer, é antes ou depois do exercício?
Comer antes do exercício pode aumentar o peso?
Um estudo realizado na Bélgica examinou como o peso muda em pessoas que comem antes e depois do exercício. Um total de 27 jovens receberam alimentos ricos em calorias e gorduras por 6 semanas consecutivas.
Eles foram então divididos em três grupos: um grupo que não fez nenhum exercício, um grupo que comeu uma dieta rica em carboidratos antes dos exercícios e um grupo que comeu uma dieta rica em carboidratos após os exercícios.
Não é incomum que o maior ganho de peso ocorra no grupo que não fez exercícios.
Curiosamente, outros resultados mostraram que o grupo pós-exercício teve o menor ganho de peso, ou nenhum ganho de peso.
Embora muitos outros estudos não tenham encontrado resultados semelhantes, isso mostra que o que você come antes do exercício tem um grande efeito nas mudanças de peso.
Comer muito antes do exercício também pode irritar o sistema digestivo e causar dor de estômago durante o exercício. Isso se deve ao horário de comer que não está certo.
No entanto, comer antes do exercício pode maximizar a queima de calorias
Muitos pensam que fazer exercícios com o estômago vazio pode maximizar a queima de calorias e gordura no corpo. No entanto, isso não é totalmente verdade.
Se você se exercitar com o estômago vazio, o corpo sentirá falta de energia. Isso o impede de praticar esportes de maneira adequada e de queimar calorias ao máximo.
Em princípio, o corpo precisa de tempo para digerir os alimentos e transformá-los em energia que você pode usar para atividades e esportes.
O tempo que o corpo leva para digerir os alimentos depende da quantidade e do tipo de alimento consumido. Alimentos com alto teor de gordura, proteína e fibra demoram mais para digerir. Da mesma forma, grandes porções de comida.
Portanto, é melhor comer alimentos com baixo teor de gordura e calorias cerca de 3-4 horas antes do exercício. As opções incluem pão integral com ovos ou cereais com leite.
No entanto, se você se exercita pela manhã e não está acostumado a comer refeições pesadas, pode fazer um lanche leve 1-2 horas antes do exercício, como frutas com iogurte desnatado, suco de frutas ou cereais.
Comida recomendada após o exercício
Comer de 15 a 30 minutos após o exercício é o momento ideal para repor a energia do corpo.
Coma alimentos ricos em carboidratos para repor o glicogênio (reservas de glicose ou energia) no corpo e alimentos ricos em proteínas para ajudar o corpo a construir massa muscular.
Uma pesquisa realizada na The Colorado State University Extension afirma que os melhores alimentos para comer após o exercício são aqueles que consistem em carboidratos e proteínas e contêm pouca gordura.
Enquanto isso, de acordo com a Academia de Nutrição e Dietética, um copo de chocolate com baixo teor de gordura pode ser a distração certa para quem deseja uma alimentação saudável lanche depois de praticar esportes.
Portanto, o mais importante é a hora de comer, a quantidade de porções e o tipo de comida que você ingere antes e depois dos exercícios.
Todos os nutrientes são necessários para manter as funções do corpo. No entanto, consumi-lo quando necessário é algo que afeta muito o ganho, a perda ou a manutenção de peso.
Prestando atenção a todos os nutrientes que você ingere antes e depois do exercício, você pode maximizar a queima de calorias e gordura em seu corpo.