A carne fresca deve ter estes 5 critérios para ser segura para consumo

A carne bovina é uma fonte de alimentos altamente nutritivos. No entanto, a carne fica facilmente repleta de bactérias ou fungos, por isso é muito fácil de apodrecer. Portanto, é preciso ter mais cuidado ao comprar carne. A carne fresca pode ser rapidamente reconhecida por sua cor, cheiro, textura e aparência. Vamos lá, descubra mais sobre a diferença entre carne animal leiteira fresca e carne podre!

A diferença entre carne fresca e carne podre

A julgar pelo cheiro ...

A carne fresca exala um aroma fresco. Em outras palavras, ele tem um cheiro suave de "vaca" que não pica o nariz. Enquanto isso, a carne podre vai cheirar a peixe, rançosa, rançosa e até mesmo estranhamente azeda, o que nos faz franzir a testa.

A julgar pela cor ...

A cor da carne é vermelho vivo, fresca e brilhante, nem pálida nem suja. A gordura é branca amarelada de textura dura, o músculo parece finamente fibroso.

Se sua carne for verde ou marrom-esverdeada, isso é sinal de que a carne está podre e é hora de jogá-la fora.

Julgando pela textura ...

A carne fresca é densa e em borracha, mas não dura. Isso significa que quando você pressiona a carne com o dedo, a superfície volta ao seu estado original.

A carne de baixa qualidade fica pastosa quando pressionada, não retornando à posição original. Esta carne também é facilmente esmagada quando prensada. A carne podre também fica viscosa e pegajosa nas mãos.

Pelo que parece ...

A carne fresca parece úmida, a cor vermelha é uniformemente distribuída sem manchas ou manchas estranhas. A carne de má qualidade parece mofada, lenta e opaca. Alguns bifes estragados também apresentam manchas pretas ou esbranquiçadas, um sinal de bactérias presentes na carne.

Compre carne que pareça úmida, mas não escorrendo. Embora o líquido vermelho que goteja na carne não seja sangue, mas suco de proteína, isso significa que a carne está no ar há muito tempo.

Quais são as consequências se você comer carne estragada?

Reportagem do Livestrong, mesmo que a carne estragada tenha sido cozida em altas temperaturas, comê-la ainda traz o risco de intoxicação alimentar. A razão é que, embora o calor do fogo mate as bactérias, elas podem deixar toxinas na carne. O veneno remanescente é o que causa a intoxicação alimentar. O processo de cozimento não remove as toxinas da carne.

Os sintomas mais comuns de intoxicação alimentar são náuseas e diarreia após comer.

Como evitar que a carne se danifique facilmente

A carne é rica em água, proteínas e gordura, o que a torna um abrigo ideal para a reprodução de bactérias. Para evitar que a carne se estrague rapidamente, guarde-a na geladeira imediatamente após a compra. Como salvar não é tão fácil.

Como armazenar carne na prateleira da geladeira

Certifique-se de que a temperatura na geladeira esteja em torno de 4ºC. Armazená-lo em uma temperatura mais quente torna a carne mais suscetível à contaminação bacteriana.

Como armazenar carne na geladeira:

  • Guarde a carne em uma grade especial para carnes / peixes na geladeira.
  • Coloque a carne em um recipiente fechado ou saco limpo. Fechar-se
  • A carne e as vísceras são embaladas separadamente
  • A carne também deve ser separada de outros alimentos.
  • Se você deseja armazenar carne cozida, mantenha-a separada da carne crua ou de qualquer matéria-prima (não apenas carne).

Embora a carne desses animais produtores de leite possa ser armazenada por muito tempo, nem sempre pode ser armazenada na temperatura da geladeira. A carne fresca a uma temperatura de 0-4 graus Celsius tem uma vida útil de apenas 3-7 dias.

Armazenamento congelado (no freezer)

A carne armazenada no freezer (congelada) pode durar até 6 meses. Com uma observação, o método de armazenamento deve ser adequado e a temperatura do freezer está sempre entre 0 e -17 graus Celsius.

Antes de armazenar a carne no congelador, certifique-se de que a carne esteja bem embrulhada com um zíper de plástico ou uma caixa de contêiner para que nenhum ar entre na carne após o embrulho.

Antes de colocá-lo no congelador, é melhor dar uma data para lembrar há quanto tempo você está guardando a carne. Você também pode saber qual carne foi armazenada por mais tempo e qual é nova, para que possa priorizar qual carne usar. Além disso, anote quais partes da carne você mantém, se houver partes diferentes da carne.

Armazenar carne fresca no freezer faz com que dure mais, mas não mata as bactérias. Portanto, quando você move a carne para uma sala com temperatura mais alta, o processo de crescimento de bactérias começa novamente. Portanto, a carne que foi retirada do freezer deve ser cozida rapidamente para evitar que se estrague.

Quanta carne é bom comer em um dia?

Citado em Health Harvard Education, a carne vermelha da carne bovina que pode e é segura para o consumo por dia tem cerca de 50 a 100 gramas (equivalente a 1,8 a 3,5 onças de carne). Embora contenha proteínas que são boas para o corpo, você não deve comer muita carne animal.

O motivo é que comer muita carne pode aumentar o risco de doenças cardíacas e câncer de cólon. Isso ocorre porque a carne desses animais produtores de leite também contém gordura saturada. Para não comer demais a carne, pode-se dividir a porção por várias refeições.

Por exemplo, na hora do almoço você pode comer 35 gramas de carne. Enquanto isso, no jantar, você pode comer 35 gramas de carne. Não se esqueça de atender às necessidades nutricionais de outro corpo servindo carne junto com vegetais, frutas e carboidratos suficientes.

Qual é a maneira mais saudável de cozinhar carne?

1. Assado

Grelhar é uma das formas mais saudáveis ​​de cozinhar, especialmente se for assado em temperatura baixa. É uma boa ideia não cozinhar demais, para que a carne não produza compostos cancerígenos.

2. Fervido ou cozido no vapor

Cozinhar ou cozinhar a carne em baixas temperaturas ajuda a minimizar a produção de compostos cancerígenos. No entanto, as vitaminas B da carne podem ser perdidas se a carne for fervida ou cozida no vapor até que a água ferva.